Nutricosméticos e Nutracêuticos

0
2245

Sabemos que se consumirmos mais energia do que gastamos, o resultado é aumento da gordura corporal, também sabemos que alimentos saudáveis refletem em pele, cabelos e unhas saudáveis, mas até quanto nosso organismo responde de forma positiva ao que ingerimos? Será mesmo que os alimentos exercem funções tão essenciais em nosso organismo?

Pois bem, muito ouvimos falar sobre os nutricosméticos, compostos de: vitaminas, minerais, fitoterápicos, aminoácidos, metabólicos, extratos ou combinações dos princípios ativos acima.  Estes compostos têm a finalidade de nutrir o organismo, proporcionando benefícios de dentro para fora. São conhecidos como a cápsula da beleza, e são comercializados com finalidade estética, já que são indicados em casos de acne, fortalecimento das unhas, fortalecimento capilar, prevenção do envelhecimento, antioxidantes, bronzeadores, etc. Por outro lado, similar aos nutricosméticos, porém com objetivos diferentes, os nutracêuticos são comercializados em pílulas, cápsulas, comprimidos e pós, e atuam com benefícios à saúde humana na prevenção ou tratamento de uma ou mais doenças, ou ainda, na melhoria do rendimento fisiológico, e também atuam de dentro para fora. Seus componentes são: Fitoquímicos, Prebióticos e Probióticos; Alimentos Diet e Light e Alimentos Fortificados.

Tanto os nutracêuticos quanto os nutricosméticos costumam ser indicados pelos nutricionistas como um suplemento natural, mas sempre devemos levar em consideração que pessoas de hábitos e alimentação equilibrada, com uma dieta saudável, em tese, costumam ingerir todos ou grande parte dos ingredientes das cápsulas suplementares. Uma laranja por dia, por exemplo, garante o suprimento necessário de vitamina C. Outras frutas cítricas e verduras também têm a substância. Peixes de águas profundas, como atum e salmão, são ricos em Ômega 3. Um filé duas vezes por semana suaviza a textura da pele. O licopeno, tão em voga atualmente, é uma substância que dá cor avermelhada aos alimentos, como tomate, melancia, etc., e é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a prevenir os radicais livres.  Assim, alimentos nutritivos e funcionais apresentam propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns, basta sabermos ajustar as quantidades diárias necessárias.  Além disso, temos que contar com a capacidade do corpo de absorver bem todos os nutrientes ingeridos, o que nem sempre é possível. Para garantirmos que todos os ingredientes que consumimos, seja na forma de suplementos, seja na forma de alimentação, serão absorvidos pelo organismo, é fundamental a ingestão de frutas, verduras e fibras. Tudo isso sem contar que, nosso organismo tem uma capacidade determinada para absorver as vitaminas, minerais e outros componentes que, quando ingeridos em excesso, simplesmente serão eliminados.

Portanto, é importante salientar que suplementos alimentares devem sempre ser indicados por um profissional capacitado a analisar as reais necessidades de cada indivíduo. Quando trabalhado em parceria com uma esteticista, a indicação adequada feita pelo nutricionista colabora nos tratamentos estéticos de rejuvenescimento da pele, flacidez, celulite, acne, hidratação entre outras indicações estéticas.  Esta claro que não dependemos somente dos tratamentos em cabine e dos cremes milagrosos: sem uma boa nutrição, é como remar contra a maré!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here