Nutrição na cirurgia estética

0
147

Estudiosos sugerem que o sucesso da cirurgia começa com a correta avaliação do paciente, sendo três variáveis analisadas no pré-operatório: comportamento do paciente em relação a vida saudável, alimentação equilibrada e exercício regular. Ou seja, a consulta com o nutricionista antes da cirurgia é primordial para o sucesso da mesma!

A cicatrização adequada é outra justificativa para a correta alimentação. Fazer um acompanhamento nutricional no pré-cirúrgico, incluindo alimentos funcionais, não só ajudara na cicatrização, como também pode diminuir a ansiedade nos dias que antecedem a cirurgia. A cicatrização de feridas e a nutrição tem um intimo relacionamento que tem sido reconhecido pelos médicos. Desnutrição ou carência de nutrientes podem ter um grave impacto sobre o resultado de traumas e feridas cirúrgicas.

Desnutrição após a cirurgia resulta em múltiplos fatores, incluindo a ingestão de uma alimentação pobre, a qual perturba o equilíbrio metabólico do paciente. Estudos ao longo do século passado demostram que as mudanças no consumo energético, carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas afetam o processo de cicatrização. A perda proteica na desnutrição proteico-calórica, a forma mais comum de desnutrição no mundo, leva à diminuição do processo de cicatrização executado pelo corpo saudável, fazendo assim com que o corpo também tenha a diminuição da habilidade do corpo em defender-se contra a infecção da ferida.

A desnutrição pode preceder a má cicatrização ou pode ser secundaria aos processos pelo qual todo o metabolismo passa após a cirurgia.

A nutrição é um dos aspectos determinantes no sucesso do processo de cicatrização, pois a dinâmica da regeneração tecidual exige um bom estado nutricional do paciente e consome boa parte de suas reservas corporais.

A recuperação nutricional pode trazer melhores resultados e redução no tempo de cicatrização. Veja abaixo os nutrientes mais importantes neste processo.

  • Vitamina C: é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos, além de ser essencial para a formação das fibras colágenas e ajudar na absorção do ferro.
  • Ferro: tem papel importante na cicatrização e no metabolismo das proteínas. Transporta oxigênio no sangue por intermédio da hemoglobina e participa da respiração celular.
  • Zinco: atua como co-fator na síntese proteica, respiração celular e formação de colágeno. Acelera a cicatrização e é fundamental no sistema imunológico.
  • Proteínas: fundamentais na manutenção da integridade da pele. Desempenha importante papel na cicatrização viabilizando a revascularização e a síntese de colágeno.
  • Vitamina E: contribui na prevenção da oxidação das membranas celulares, mantendo a integridade das mesmas.
  • Vitamina A: estimula a síntese de colágeno, acelerando a cicatrização.
  • Ácidos graxos essenciais: além de suas funções estruturais, induzem a fase inflamatória a fim de promover a epitelização.
  • A hidratação é fundamental!

Lembre-se que as prescrições nutricionais são individualizadas. Consulte um nutricionista e garanta o sucesso da sua cirurgia e da sua saúde como um todo!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here