Nutrição estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional

0
1496

A busca desenfreada pela boa forma e pela beleza vem, no entanto, tirando o foco da verdadeira importância para o nosso corpo de uma alimentação equilibrada, já que é dela que suprimos as necessidades nutricionais da pele, unhas e cabelos e de todo o corpo.

Quando isso não acontece de forma adequada, surgem as deficiências. Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas.

É importante, pois, garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens estéticas (que podem ser nas unhas, cabelos, pele, como acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada, envelhecimento precoce) e em problemas de baixo peso, sobrepeso e até mesmo obesidade.

A nutrição estética, também atua na melhora da saúde como um todo, já que é da alimentação que suprimos as necessidades nutricionais pro nosso corpo todo, mas também foca a melhora de desordens estéticas, dependendo do caso isso pode acontecer através de uma alimentação especial e de suplementação específica e individual. (http://www.ncnutre.com.br/blog/104-curso-estetica# )

Atualmente, observa-se um crescimento da busca pela beleza e dos modelos propostos pelos segmentos da moda, de bens e serviços em torno do corpo perfeito. O modelo de beleza corresponde a um corpo magro, sem considerar aspectos relacionados à saúde. O número de mulheres que se submetem a dietas para o controle de peso vem aumentando cada vez mais. A preocupação contínua com o corpo pode levar a dietas e a outros métodos drásticos de controle de peso, bem como de procedimentos cirúrgicos. Neste sentido, o atendimento nutricional é mais do que fornecer um padrão de dieta ou informação, representa a atuação de um efetivo modelo de reeducação alimentar, priorizando uma melhora no estilo e na qualidade de vida.

Com as evoluções hoje já se utiliza o alimento como principal responsável pela saúde e qualidade de vida. O termo “DIETA” refere-se uma alimentação equilibrada. E por outro lado o aumento dos alimentos industrializados associados à vida moderna favoreceu alterações no padrão alimentar que nem sempre correspondem ao ideal. É cada vez maior o número de indivíduos acima do peso ou com problemas de saúde relacionados a alta ou baixa ingestão alimentar.

Hoje a valorização pela beleza e pelo corpo escultural é muito grande e a celulite é um exemplo de desordem estética sendo um dos vilões da perfeição, cerca de 90% das mulheres tem celulite, e nem todas tem excesso de peso, isso porque a celulite acontece devido ao hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura que os homens, e por outros fatores como hereditariedade, falta de atividade física, cigarro, maus hábitos alimentares e alterações nos processos circulatórios. A dietoterapia tem um papel importante para a melhora e prevenção da celulite, reduzindo o tecido adiposo, melhorando o trânsito intestinal e diminuindo a retenção hídrica. Para combater a celulite basta seguir recomendações de uma alimentação saudável evitando carboidratos de alto índice glicêmico, gordura, aumentando a ingestão de carboidratos integrais, frutas e legumes, tendo uma alimentação equilibrada e variada refletindo beneficamente na saúde estética.

Atuação da Nutrição x Tratamentos Estéticos

Através de avaliação física é possível determinar carências nutricionais. Na primeira consulta com o paciente, alguns traços podem ser sugestivos de alguma falta de nutriente.

SINAIS FÍSICOS INDICATIVOS OU SUGESTIVOS

CABELOS APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

FIRME E BRILHANTE, DIFICIL DE ARRANCAR

PERDA DO BRILHO NATURAL, SECO E FEIO; FINO E QUEBRADIÇO; FINO E DESPIGMENTADO; FACIL DE ARRANCARSEM DOR

PROTEINA

BIOTINA ENXOFRE

 

FACE APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

COR DA PELE UNIFORME; LISA, RÓSEA, APARENCIA SAUDAVEL, SEM EDEMA.

SEBORREIA NASOLABIAL; PALIDES; FACE EDEMACIADA.

RIBOFLAVINA

FERRO

 

DENTES APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

SEM CAVIDADE; SEM DOR, BRILHANTES

ESMALTE MANCHADO; CARIE; FALTA DE DENTES

FLÚOR

CALCIO

PELE APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

SEM ERUPÇÕES, EDEMAS OU MANCHAS

XEROSE(SECURA),

HIPERQUERATOSE FOLICULAR (PELE EM ASPECTO CRAQUELADO), PETÉQUIAS  (PEQUENAS HEMORRAGIAS DA PELE),  DERMATOSEPELAGRA (HIPERPIGMENTAÇÃOA AVERMELHADA NAS ÁREAS DE EXPOSIÇÃO AO SOL), EQUIMOSES EM EXCESSO

DERMATOSE COSMÉTICA DESCAMATIVA, DERMATOSE VULVAR E ESCROTAL, XANTOMAS (DEPÓSITO DE GORDURA SOB A PELE E AO REDOR DAS ARTICULAÇÕES)

VIT A

VIT C

VIT B3

VIT K

RIBOFLAVINA

OMEGA3

ZINCO

COMPLEXO B

 

UNHAS APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

FIRMES, RÓSEAS

COILONÍQUEA (FORMA DE COLHER), QUEBRADIÇAS, RUGOSAS

FERRO

CALCIO

COMPLEXO B

 

SISTEMA MUSCULO-ESQUELETICO APARENCIA NORMAL SINAIS ASSOCIADOS COM DESCNUTRIÇÃO DEFICIENCIA DE NUTRIENTE

BOM TONUS MUSCULAR, UM POUCO DE GORDURA SOB A PELE

DESGASTE MUSCULAR, FLACIDEZ, FRAQUEZA MUSCULAR

VIT D

VIT C

VIT B1

PROTÉNA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here