Nutrição e Celulite

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Basicamente o conceito de celulite é uma inflamação das células, associada a alterações circulatórias, aumento de edema, aumento do tecido adiposo e fibrose local.

A nutrição no tratamento da celulite tem como objetivo a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica.

Em relação ao trânsito intestinal é parte primordial do tratamento para celulite, pois é este o órgão que inibe a absorção de toxinas e elimina as toxinas que podem prejudicar ainda mais a celulite.

Outro fator relacionado à alimentação, que aumenta a inflamação do nosso organismo é o consumo de alimentos alergênicos. Alguns dos mais comuns são: leite e derivados, soja, glúten, ovo, chocolate, milho, amendoim, entre outros.

Alguns nutrientes importantes para minimizar a celulite são:

Silício: Auxilia na reorganização da matriz intersticial, tecido adiposo e microcirculação (na falta de nutrientes, a matriz intersticial se geleifica e as fibras colágenas se espiralizam causando o repuxamento da pele). O silício atua na reorganização dessa matriz e do colágeno, permitindo novamente o fluxo de nutrientes e o descongestionamento das toxinas. As principais fontes são: aveia, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas, grãos inteiros como o arroz integral, soja.

Ômega 3: Melhora a circulação, auxilia no combate às reações inflamatórias e  protege os vasos sanguíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça.

Polifenóides: Protegem os vasos sanguíneos, combatem os radicais livres e auxiliam no combate a celulite. Fontes: semente e suco de uva e ameixa.

Quercetina: Tem atividade anti-inflamatória, antioxidante e aumentam a filtração transcapilar de água e proteínas, reduzindo o número e o diâmetro de poros capilares, diminuindo o edema. Fontes: maçã, cebola, brócolis.

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CELULITE:

  1. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia;
  2. Comer no mínimo 4 porções de frutas por dia;
  3. Adicionar chás no seu consumo diário;
  4. Comer alimentos integrais;
  5. Aumentar ingestão de produtos fontes de ômega 3 (peixes, linhaça, chia) e diminuir consumo de ômega 6;
  6. Diminuir consumo de alimentos inflamatórios.
  7. Diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio. Ao consumir produtos industrializados fique atento ao rótulo, pois se você observar que o alimento tem mais de 400mg de sódio por 100g/ml do produto, saiba que o teor de sódio é alto.
  8. Aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o abacaxi, salsão, inhame.

 RECEITA DE SUCO PARA CELULITE

 1 copo de água de coco ou infusão de chá verde

1 fatia de abacaxi

1 colher de chá de linhaça

3 folhas de hortelã

1 fatia de gengibre

Bater tudo no liquidificador e tomar 1 vez ao dia.

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