Negócio Estética: Os segredos dos empreendimentos de sucesso

0
732

Hoje, muitos profissionais desejam ter seu próprio negócio, ser bem-sucedidos como empresários e alcançar o reconhecimento por isso. Bom, o que posso dizer para todos aqueles que têm esse sonho é: Vão em frente! Mas antes de iniciar essa jornada, deixo para vocês algumas dicas importantes.

Após tantos anos ministrando cursos, palestras e consultorias na área, posso afirmar que embora não exista uma fórmula mágica, existe sim um padrão que os bons empreendedores seguem, e que aqui vou chamar de Os Quatro Segredos do Sucesso Empreendedor.

Primeiro Segredo: Comportamento Empreendedor

Afirmo que o “fator sorte” não existe. Existe, sim, a competência por trás dos bons empreendedores. Assim, a questão que levanto aqui é: como nascem os bons empreendedores? Eles aparecem justamente pelo desenvolvimento sistemático das suas competências. Qualquer pessoa que tiver o mínimo de vontade pode se aprimorar através do reconhecimento das suas deficiências e de um trabalho sistemático de melhora do seu comportamento empreendedor.

Segundo Segredo: Competências Gerenciais

É muito importante ter a consciência de que seu empreendimento, por menor que seja, é uma empresa! Ou seja, a primeira coisa que você precisa saber para ter um negócio na área da estética não são técnicas de tratamento, mas sim saber o mínimo de gestão financeira e igualmente de marketing, pessoas, operações, etc. E por que digo “o mínimo”? Para gerenciar um consultório, um centro ou mesmo uma clínica, você precisa fazer apenas o arroz com feijão da administração ou, como gosto de dizer, “o simples bem feito”. O problema é que, mesmo sendo o mínimo, poucos empreendedores da área dão importância para estes conhecimentos que, acredite, fazem toda a diferença nesse mercado extremamente competitivo.

Terceiro Segredo: Qualidade dos Serviços

Muitos acreditam que a qualidade do serviço se resume apenas ao tratamento em si e aos resultados obtidos por ele. Isso está correto em partes, pois antes precisamos compreender que quando vendemos um serviço, na realidade, estamos vendendo um conjunto de experiências aos clientes. Elas vão da qualidade da comunicação, passando pela comodidade, desde o estacionamento até a sala de espera, a cordialidade dos profissionais, a decoração, a temperatura, luminosidade, o cheiro, a qualidade dos equipamentos e os mimos (Isso mesmo! Clientes, principalmente de serviços, adoram ser mimados). Enfim, o conjunto de todas essas experiências unidas ao seu ápice, que é justamente o resultado do tratamento e a resolução do problema do cliente, geram um serviço de qualidade, que é primordial para um negócio de sucesso.

Quarto Segredo: Gestão Pessoal

Muitos empresários negligenciam ou não se atentam para a importância deste tema, mas a grande verdade por trás dele é que: se você não consegue administrar sua vida pessoal, dificilmente conseguirá administrar um empreendimento, independente do seu porte. Bons exemplos são uma boa gestão de tempo, das finanças pessoais, do marketing pessoal, um bom relacionamento em casa, momentos de descontração, lazer, aprendizado, ou seja, todos esses itens em harmonia corroboram para o seu bom desenvolvimento profissional e empresarial.

Estes são os principais segredos dos empreendimentos de sucesso. O êxito empresarial depende muito do bom desenvolvimento de todos estes aspectos. Pode parecer complexo num primeiro momento e, realmente, não é fácil! Reproduzir tudo isso na prática depende de muito trabalho, dedicação, persistência, mas o melhor de tudo é que tornar isso realidade depende apenas de você e do tamanho dos seus sonhos! Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here