Não limpe apenas sua pele, trate-a!

0
203

bigstock-Teenager-Problem-Skin-Care-W-10973117-500x333

Dos cuidados diários, a higienização é primordial para a saúde da pele. É a partir dela que eliminamos impurezas e oleosidade que se fixam na barreira cutânea ocasionando acne, comedões, falta de viço e oxidação. Os sabonetes são uma das mais importantes classes de produtos cosméticos, uma vez que possuem ampla procura pelos consumidores, agindo com coadjuvantes de tratamento de pele e de cuidados diários. Observar a rotulagem, a indicação e o resultado após o uso são informações importantes que devem ser levadas apreciadas no momento de adquirir um sabonete. Mas afinal, você sabe se esta limpando sua pele e usando os princípios ativos mais indicados para sua necessidade? Para começar vamos descrever os tipos de pele e características de cada uma.

Pele Oleosa: caracterizada pelo excesso de secreção sebácea, muitas vezes ocasionada por mecanismos fisiológicos, ou, uso de produtos inespecíficos. É aparentemente espessa, untuosa, com poros dilatados e alta tendência ao surgimento de acne inflamatória reincidente e comedões.

Pele Normal: apresenta-se com hidratação equilibrada, ou seja, produção de secreção sebácea normal com superfície discretamente brilhante mostrando-se viçosa. Com poros pequenos e pouco visíveis, podem apresentar acnes e comedões de fácil tratamento.

Pele Mista: é a pele mais comum entre os brasileiros. Possui características muito parecidas com a pele normal, porém em regiões específicas como testa, nariz e queixo apresenta oleosidade, e no restante da face apresenta-se normal.

Pele Seca: também conhecida como xerose cutânea, apresenta-se espessa, áspera, sem viço, sem maciez. Fisiologicamente, possui menor capacidade para retenção de água, consequentemente apresenta tendências à descamação e vermelhidão sem a ação de agentes químicos. Com exposição a frio e ambiente muito seco o ressecamento pode agravar-se levando à formação de fissuras e dermatites atópicas. Então, a partir dessas informações pode-se direcionar quais os princípios ativos são adequados para as necessidades específicas de cada tipo de pele. Para os cuidados diários, os sabonetes líquidos ou em forma de mousse são os mais requisitados. Seja para uso profissional ou home care, os sabonetes podem ir muito além da limpeza, oferecendo ações que tratam e melhoram a qualidade e saúde da pele. Vejamos alguns princípios ativos e suas indicações:

Ácido Glicólico: Ação rejuvenescedora, esfoliante química e renovadora da pele. É o mais indicado para preparar a pele para os tratamentos profissionais.

Óleo de Melaleuca: Possui propriedades antissépticas e adstringentes que auxiliam no controle da acne e da oleosidade da pele. Indicado para uso diário em peles oleosas e mistas.

Ácido Salicílico: Com ação queratolítica, auxilia na diminuição da espessura da pele, na desobstrução dos poros e no tratamento da pele acneica.

Pectinas: Derivadas de polissacarídeos, possuem características hidratantes, suavizante que mantém o equilíbrio do manto hidrolipídico, favorecendo a integridade da pele. Indicado para peles normais e secas.

Água Thermal: Possui uma composição rica substância com capacidade remineralizante, calmantes e hidratantes, evita a descamação que pode ser característica em pele seca e auxilia na regeneração do Estrato Córneo. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

Aqua Shutlle: Partículas que se aderem na pele, e, formam um nano filme molecular que atinge as camadas mais profundas da epiderme, e, evitam a perda massiva de água. Permite que a pele recupere a água do meio ambiente. Indicado para peles secas e normais.

Oliva: Rico em ácido oléico e linoléico com alta afinidade cutânea, condiciona e hidrata intensamente. Forma um filme protetor que evita a perda de água para o meio externo. Indicado para peles normais.

Zinco: Atua no combate a oleosidade sem ressecar a pele. Também possui ação retratora de poros. Muito indicado em produtos para pele oleosa e acneica. Dessa maneira, podemos deixar os cuidados diários com a pele completo e específico, agindo diretamente no alvo a ser melhorado ou preservado.

Fonte foto: http://bit.ly/fontefototexto

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here