Mude os seus modelos mentais!

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Dois vendedores se encontraram em uma happy hour e desandaram a falar sobre suas experiências e seus resultados. Os dois trabalhavam em empresas concorrentes e vendiam produtos similares, mas era evidente a diferença entre eles. Enquanto um tinha o aspecto de um vencedor, o outro era a crise em pessoa. Disse o primeiro:

 —Não posso me queixar. As vendas vão de vento em popa. Hoje mesmo já atingi a meta do mês, e ainda nem estamos no dia 20!

— Mas, também, com um portfólio desses, até eu. Você tem mais variedade de produtos para oferecer e um prazo de entrega mais acelerado.

 O garçom serviu a segunda rodada de chopp enquanto eles comparavam a lista de produtos e concluíam que na verdade elas eram muito parecidas. Mesmo assim, a diferença das vendas de ambos era gritante.

 —O segundo semestre costuma ser excepcional, e o primeiro não fica muito atrás. Eu praticamente consegui manter a regularidade dos resultados nos últimos 12 meses.

— Mas, também, com um território desses, até eu.

Antes mesmo do terceiro chopp ficou claro que, apesar de os territórios em que trabalhavam serem diferentes, eles eram equivalentes em potencial de consumo.

 —E o melhor é que as perspectivas para o próximo ano são excelentes em função dos novos lançamentos.

— Mas, também, com uma empresa como a sua, até eu.

O quarto chopp chegou junto com a perda de paciência do vendedor vencedor:

— Olha, eu não quero ser chato, mas você fica atribuindo meus resultados ao portfólio, ao território, à minha empresa… Será que você não percebe que o que faz a diferença é a maneira como você encara seu trabalho? O negócio é levantar cedo, planejar o dia, fazer visitas, construir uma boa rede de clientes, entender a necessidade deles, manter o cadastro atualizado. É assim que se conseguem bons resultados: com preparo, trabalho e otimismo. Ficar procurando desculpas não leva a nada, colega. Mude seu comportamento e você mudará seus resultados.

O vendedor queixoso arregalou os olhos, tentou dizer algo, não conseguiu, então tomou mais um gole de seu chopp. Quando finalmente falou, foi como se tivesse feito uma grande descoberta:

—Mas, também, com uma atitude dessas, até eu.

Resumo da ópera: se o seu desempenho anda baixo, reveja sua maneira de trabalhar e de pensar.

Modelo mental é a forma como você pensa sobre determinados assuntos, ou seja, a sua forma de ver as coisas com opiniões definidas sobre elas. Este modelo mental muitas vezes gera comportamentos e pensamentos automáticos que podem ser negativos ou positivos.

Muitos profissionais desenvolveram um modelo mental negativo sobre vender ou ser um vendedor e isso dificulta o seu crescimento profissional, mais cedo ou mais tarde você vai perceber que saber vender e ser vendedor é uma competência extremamente importante para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento do seu negócio.

Talvez você não havia parado para prestar atenção na importância no valor e na grandeza deste profissional de mercado, um bom vendedor promove o crescimento de qualquer negócio.

Então eu me pergunto, conhecendo a grandeza de ser um vendedor, você pode se tornar um ótimo vendedor, não pode?

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Beijos a todos!

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