Marketing para clínicas de estética: vendas cruzadas

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Por Fernanda Guerzoni

Você já ouviu falar de “cross-selling”? O termo significa “vendas cruzadas” e trata-se de uma excelente estratégia para aumentar as vendas da sua clínica estética, salão de beleza ou serviços de beleza.
O cross-selling baseia-se na venda de vários produtos ou serviços complementários a um mesmo cliente, razão pela qual é uma poderosa ferramenta que fomenta o desenvolvimento do seu negócio e aumentar seus lucros eficazmente.

A venda cruzada não significa simplesmente colocar mais produtos a disposição dos seus clientes, mas sim conhecer suas necessidades e satisfazê-las da melhor forma possível. Para isso, você deverá conhecer as principais chaves para que essa técnica seja implementada e funcione corretamente no seu negócio, seja ele uma pequena sala de beleza instalada na sua própria casa ou um centro de estética de maiores dimensões.
Quer um exemplo mais claro de como funciona a venda cruzada? Simples! Você poderia perfeitamente combinar a venda de uma limpeza de pele completa à um creme hidratante facial dias depois da sua realização. É eficaz porque você consegue oferecer ao cliente o que ele realmente precisa nesse momento, enquanto você consegue mover seu estoque e vender mais. Saiba porque você deveria usar a venda cruzada na sua clínica de estética:

Porque deveria usar a venda cruzada na minha clínica de estética?

Aumenta as vendas
Primeiramente pela subida que refletirá nas suas vendas: o aumento oscilará entre 15 a 30%, segundo o produto ou serviço que sua clínica de estética ou salão de beleza oferece para complementar. Todas essas vendas extras somarão mais lucros para você.

Otimiza gastos
Existem duas formas de otimizar gastos relacionados com a venda cruzada; a primeira se traduz nos gastos de gestão, que sempre se verão reduzidos se o seu negócio comercializa múltiplos produtos de beleza.
Por outro lado, também economizamos nossos custos das vendas, já que sempre será mais econômico o valor de venda a um cliente assíduo que a um novo cliente.

Produz valor
A criação ou produção de valor para sua clínica de estética é outro ponto positivo da venda cruzada, já que quantas mais opções de serviços e produtos você disponibilize, mais oportunidade terá de cobrir necessidades e desejos dos seus clientes. Esse detalhe sempre elevará o valor do seu negócio de forma imensurável.

Fidelizar clientes
A fidelização de clientes é essencial na venda cruzada. Os clientes estarão contentes pela praticidade e eficácia que representa comprar produtos no mesmo local onde cuida sua beleza. Quanto mais produtos comprem na sua clínica, mais dependentes serão dos seus serviços.
Além disso, vale lembrar que os clientes confiam em você e nos seus serviços. Eles sabem que se houver qualquer tipo de problema – relacionado ao produto que acabam de comprar -contarão com uma solução rápida e simples

Conheça melhor seus clientes
Quanto mais produtos ou serviços vendamos aos nossos clientes, mais conhecimento adquiriremos sobre suas preferencias e seu comportamento.
Essa informação também pode ser valiosa para que você antecipe as tendências do setor estético e obtenha importantes indicadores para novas vendas. Se sua cliente, que ama todos os produtos para celulite, te pergunta por um novo composto maravilhoso para combater esse problema estético, provavelmente outras clientes estarão interessadas no mesmo.

Conclusão
Para finalizar, gostaria de comentar que a venda cruzada é muito efetiva sempre e quando seja aplicada junto a uma estratégia de captação de clientes. A sinergia entre ambas técnicas é o segredo para que os resultados sejam realmente surpreendentes. Se você conta com um software de gestão e marketing para clínicas de estética será muito mais fácil aplica-las para alcançar todos os objetivos que você possua.
Espero que o artigo sobre cross-selling tenha sido interessante – como sempre buscamos as melhores táticas, estratégias e técnicas especiais para o segmento da estética e beleza. Se você deseja conhecer algumas ferramentas e soluções para que a gestão e o marketing do seu negócio sejam mais efetivos, não deixe de visitar nossa web ou experimentar um sistema de gestão totalmente grátis. Aumentar as vendas do seu negócio nunca foi tão simples.

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