Gerenciando o medo rumo ao sucesso

0
78

Neste artigo vou falar sobre uma parcela específica de profissionais. Que, embora tenham um grande potencial, não conseguem se desenvolver em suas carreiras. Profissionais que gostariam muito de empreender, que querem ter seu próprio negócio, que almejam o sucesso profissional. Entretanto, “não agem”. Ficam estáticos, paralisados por uma força tremenda que os impede de avançar, e esta, é alimentada pelo MEDO.

A palavra medo tem origem no latim metus que significa inquietação, temor, ansiedade. Mas ai vem à pergunta, afinal de contas ter medo é bom ou ruim?

A resposta é simples, depende de como você se relaciona com ele! O medo saudável pode ser uma boa ferramenta para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Mas o medo doentio, pode muitas vezes, bloquear todas as chances de uma pessoa alcançar o sucesso esperado.

No que se refere aos negócios, o medo está sempre presente, e ele é saudável, desde que não imobilize o empreendedor. Ele permite que possamos enxergar nossos limites e calcular o tamanho dos riscos envolvidos em qualquer ação.

Arriscar, dá medo! Mas, será que o bom empreendedor arrisca? Qualquer empreendimento envolve um certo grau de incertezas quanto ao seu bom desenvolvimento. Porém, saliento que qualquer empreendedor bem-sucedido age constantemente para reduzir todos os riscos envolvidos numa ação.

Geralmente, temos medo do que não conhecemos, uma ilusão, pois está baseado em algo irreal. Uma boa forma de compreendermos isso é através da definição dada por Zig Ziglar ao medo – FEAR (inglês) False Evidence Appearing Real ou seja, ”Evidência falsa que parece real”. Não conhecer a fundo aquilo em que se pretende empreender abre justamente o espaço para projetarmos em nossa mente estas fantasias e falsas incertezas.  E pasmem, ficamos muitas vezes parados, não agimos e perdemos excelentes oportunidades de crescimento devido a algo que simplesmente “não existe”!

Assim, apresento para vocês as três principais armas que um empreendedor dispõe para vencer o medo e diminuir as incertezas. São elas, Conhecimento, Planejamento e Controle. Ou seja, quanto mais você conhecer o que pretende fazer, quanto melhor for o seu planejamento mediante os riscos identificados e quanto mais eficiente for o seu controle sobre cada passo a ser dado, menor será o medo!

Use o medo a seu favor, e não deixe o medo doentio impedir o seu sucesso. Concluo este texto com uma oportuna frase de Zig Ziglar – Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here