Liderança e gestão de equipes: Um desafio contínuo!

0
149

Em anos e anos ministrando cursos e consultorias referentes à gestão de negócios na área da estética, identifiquei que um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores(as) está relacionado à formação, gestão e liderança de equipes. Com base em observações, experiências, ações, erros e acertos que tive no decorrer da minha carreira, descrevo, neste artigo, alguns pontos que acredito serem de fundamental importância para que você consiga montar e manter uma equipe de alto nível.

Fidelização de equipe
É muito comum nos depararmos com temas que reiteram a necessidade de fidelizarmos nossos clientes. Mas e os nossos colaboradores? Podem ser fidelizados também? Digo que sim, eles podem e devem ser fidelizados, e para tal, o empreendedor tem que vislumbrar muito além da simples relação patrão x funcionário. Dê a equipe mais do que motivos financeiros para estar ali, um ambiente saudável, desafiador, acolhedor, que os inspire a voltar sempre no dia seguinte motivados e dispostos a realizar o seu melhor.

Seja um líder admirado, presente e agregador!
O respeito e reconhecimento dos colaboradores são conquistados através de atitudes, responsabilidade, honestidade e bons exemplos. Escute sempre! Envolva sua equipe, estabeleça metas, cobre e comemore resultados. Invista e os valorize sempre que puder, o crescimento da empresa deve se refletir em benefício para todos, e não apenas no bolso dos donos.

Cuidado com os terroristas infiltrados!
Por mais criterioso que você seja durante uma entrevista
de seleção. Infelizmente, não conseguimos observar a índole de algumas pessoas, ainda mais quando analisamos e damos ênfase apenas para os seus títulos. Hoje, para contratação dos colaboradores, procuro observar mais os aspectos comportamentais, como vontade, honestidade e facilidade de relacionamento do que o currículo propriamente dito. Prefiro ter que investir no desenvolvimento de certas competências técnicas do que, muitas vezes, apostar apenas no que está descrito no papel, e com o tempo, descobrir que tenho verdadeiros terroristas infiltrados na minha clínica, e o pior, às vezes, descobrir isso tarde demais, quando uma bomba já estourou e gerou estragos.

Assim, um dos segredos do sucesso da gestão de equipes é deixar de lado a importância do “eu” e valorizar cada vez mais a necessidade do “nós”. Nesta linha, concluo com uma brilhante frase de Lilian Tonet que vem bem a calhar – “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem”. Portanto, inspire, motive e forme seu time vencedor!

Até a próxima edição!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here