Jiro e a busca pela perfeição

0
159

Aparentemente, o tema desta postagem foge do assunto principal aqui do nosso blog (Estética), mas ao mesmo tempo, tem tudo a ver com o amor e a dedicação necessárias para exercer a profissão de esteticista…

“Jiro Dreams of Sushi: Fall in love with your work (em tradução livre, Sonhos de Sushi de Jiro: Apaixone-se pelo seu trabalho) é um documentário americano de 2011, dirigido por David Gelb. O filme acompanha Jiro Ono, de 85 anos, mestre do sushi, na sua busca eterna pelo sushi perfeito. Jiro é chef e proprietário do Sukiyabashi Jiro, um restaurante de apenas dez lugares em um balcão, localizado numa estação de metrô de Tóquio. Mesmo com estas características, o restaurante de ambiente austero é merecedor das 3 Estrelas Michelin (pontuação máxima do Guia Michelin, almejada por qualquer chef de cuisine do mundo). No cardápio? Sushi, é claro! Jiro serve, pessoalmente, um saboroso menu de aproximadamente 20 pratos, todos preparados na hora e com perfeição. Mas, ter o privilégio de ser servido por Jiro é para poucos: o jantar custa cerca de US$300 e há quem faça as reservas com cerca de um ano de antecedência.

Jiro trabalha em restaurantes desde a infância e ainda hoje procura a perfeição. Ele confessa que sonha com sushis e sempre busca novas ideias para aperfeiçoar a sua técnica. Por exemplo, para fazer o melhor sushi de polvo, ele massageava a carne por cerca de meia hora, mas passou a massagear por mais tempo, pois descobriu que a carne ficava mais macia e o sushi, melhor. Diariamente, Jiro e sua equipe, pacientemente, buscam os melhores peixes no mercado, ainda de madrugada.

O documentário aborda uma atividade supostamente simples, mas mostra a complexidade e o cuidado com os detalhes no preparo de um único prato, que fazem com que o sushi de Jiro seja considerado o melhor do mundo, quase que um objeto de arte.

A esta altura, você deve estar se perguntando o que exatamente essa história toda tem a ver com a profissão de esteticista… Na verdade, a história de Jiro e seu pequeno restaurante tem a ver com qualquer profissão. Sua dedicação é um exemplo para profissionais de qualquer área.

Muitos podem achar que o filme todo é sobre um ancião e a sua obssessão por sushis, ou que é apenas mais um documentário sobre culinária. Mas não é! O diretor aborda questões profundas sobre vocação, família, paixão, dedicação e amor à profissão. Jiro nos faz pensar em como pequenas atitudes diárias podem influenciar na conquista do tão almejado sucesso.

A busca de Jiro tem que ser a busca de qualquer profissional. É preciso ser incansável, estudar e buscar conhecimento. É preciso dedicação diária e amor pela sua profissão. É preciso querer, não só ganhar as 3 famosas estrelas Michelin, mas é preciso querer ser a melhor possível em cada sessão de drenagem linfática ou de limpeza de pele. Jiro nos mostra que, apenas se buscarmos o aperfeiçoamento dos detalhes diariamente, é que vamos conseguir ser profissionais melhores como um todo!

E você, o que faz para buscar a perfeição na sua área? Como esteticista, estude, acompanhe as novidades, converse com colegas, leia sempre, estude mais e busque sempre fazer o melhor que sabe, incansavelmente, com um sorriso no rosto! Afinal, o mundo todo precisa saber de todo o amor que você tem pela sua profissão!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here