Inverno e os benefícios dos antioxidantes

0
151

Todos nós já sabemos que a melhor época de rejuvenescer é no inverno. Nesta estação, a exposição solar é menor e o ataque às técnicas rejuvenescedoras é constante – peeling químico, Co2 fracionado, toxina botulínica, preenchedores entre outros. O que muita gente esquece é que tudo o que é tratado de dentro para fora possui um resultado duradouro e saudável. Afinal o que são antioxidantes? São um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo. Existem os antioxidantes naturais, que são as vitaminas encontradas nos alimentos ou os suplementos vitamínicos e de minerais e oligoelementos que atuam como antioxidantes sintéticos orais, quando a ingestão de frutas e legumes não é ideal. Os radicais livres favorecem o envelhecimento celular e os antioxidantes combatem esta ação reduzindo a velocidade do envelhecimento do organismo.

RADICAIS LIVRES
Primeiramente, precisamos saber o que são os temidos radicais livres. Os chamados radicais livres são moléculas que ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo à várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e até mesmo o câncer.
Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de nos prevenirmos contra a ação das moléculas de radicais livres.

ANTIOXIDANTES
Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas, os antioxidantes também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.

Para que serve o antioxidante?
Os consumos de alimentos ricos em antioxidantes protegem o corpo da ação dos radicais livres, proporcionando mais saúde. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais, legumes e cereais. Principalmente nos alimentos que são fontes de vitamina A, C, E e selênio, que são os principais antioxidantes presentes nos alimentos.

Alimentos antioxidantes
Alguns exemplos de alimentos antioxidantes são o tomate, a acerola, a laranja, o arroz, a couve, o agrião e o brócolis, as sementes de linhaça ou de sésamo, a castanha do pará, o morango, uvas e mirtilos. A quantidade de antioxidante ideal para se suplementar é muito difícil de afirmar, porque a capacidade de oxidar nutrientes é muito variável dependendo do nível de stress, atividade física, tipo de doença (caso exista) e até mesmo exposição solar que aumenta os radicais livres.

Dica Nutritiva: A vitamina C é um nutriente essencial para seres humanos, ela age como um antioxidante nutrindo as células e protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. O ácido ascórbico é o antioxidante mais eficaz presente no sangue humano e pode ser importante na proteção de doenças relacionadas ao estresse como a enxaqueca ou de ordem degenerativa como é o caso de problemas de circulação com o aparecimento de varizes ou vasinhos.
A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livres associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
Os flavonoides são responsáveis por “eliminar “os radicais livres do nosso organismo, também estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares”. O licopeno é o principal flavonoide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.

Lembrem-se a beleza vem de cuidados diários, ninguém é lindo por acaso! Informe-se sempre e procure um profissional capacitado!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here