Inverno: A Estação dos Peelings

0
815

A melhor época para cuidar do rosto é durante as estações de outono e inverno, onde a incidência de sol é menor e os riscos de complicações em tratamentos são menores. Um tratamento muito realizado neste período é o peeling.

A palavra peeling origina-se do verbo inglês to peel, significando pelar, descamar, esfolar, desprender. É um tratamento onde há uma indução da descamação e renovação da pele. É muito utilizado em tratamentos de manchas, envelhecimento, acne e suas seqüelas, além de ser auxiliar em tratamentos de revitalização cutânea.  Os peelings são classificados de acordo com a capacidade de penetração na pele:

Superficial: onde a profundidade atingida é apenas a epiderme, ou seja, a camada superior da pele. Indicado para revitalização cutânea, fotoenvelhecimento, uniformização da pele, tratamentos de acne, manchas superficiais, rugas superficiais em face, pescoço, colo e mãos. Por não ser muito agressivo, não necessita de repouso ou recuperação, o paciente pode voltar às atividades no mesmo dia. De acordo com a substância utilizada, concentração e pH, poderá ser feito por um profissional esteticista.

Médio: remove parcial ou totalmente a epiderme, atingindo o nível da derme papilar, ou seja, camada superior da derme (camada intermediária da pele). É um procedimento realizado por médicos capacitados. São mais agressivos e efetivos e causam uma descamação intensa. O tempo de recuperação é de 7 a 14 dias. São indicados nos tratamentos de manchas de média profundidade e rugas. É um procedimento médico.

Profundo: ele atinge derme reticular (camada profunda da pele). Também são realizados apenas por médicos. São mais agressivos e necessitam de anestesia. Formam crostas que levam até 21 dias para cair. Os resultados são eficazes, porém, os riscos de complicações são maiores. É um procedimento médico.

Diversos são as substâncias usadas em peelings. O que será utilizada pelo profissional, vai depender da indicação de cada paciente, como o tipo e a cor da pele, área a ser trabalhada, técnica de aplicação, tempo de aplicação e o preparo prévio desta pele.

Peelings sequenciais (realizados por esteticistas) é um procedimento rápido e o paciente pode voltar a trabalhar normalmente. Se houver, a descamação será leve e não causará nenhum mal-estar. O uso de filtro solar é imprescindível para que não cause nenhum tipo de complicação, como a hiperpigmentação (manchas), por exemplo. As sessões são realizadas num intervalo de 7 a 14 dias e é necessário no mínino quatro sessões.

Hoje são realizados peelings como os de ácidos Mandélico, Glicólico, Málico, Lático, Tartárico, Cítrico, glutonolactona, ácido elágico, ácido ferúlico, entre outros. Podem ser utilizados sozinhos ou em associação entre eles e outros agentes hidratantes, despigmentantes ou de efeito lifting, para uma maior eficácia nos tratamentos realizados por profissionais da área estética.

Se a ideia é revitalizar a pele, deixando-a firme, luminosa e viçosa, um tratamento a base de peeling é o ideal. É muito importante sempre procurar um profissional qualificado para fazer uma avaliação do melhor tratamento e específico para seu tipo de pele.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here