Iluminação do olhar

0
210

A região dos olhos é frágil, sensível e delicada por isso exige cuidados especiais. Segundo dados científicos e mercadológicos as imperfeições estéticas da área dos olhos preocupam 50% das mulheres (Matsumoto, 2000) e as desordens periorbitais são uma preocupação estética de 21% da população da América do Sul, sendo a quarta maior preocupação mundial ficando apenas atrás do envelhecimento, acne e manchas (Euromonitor,2007). Por isso está nas mãos dos profissionais fazer com que os clientes entendam essa necessidade e proponham soluções eficazes.

O contorno dos olhos possui uma epiderme muito fina e com poucas glândulas sebáceas que resulta numa evaporação de água duas vezes maior que ao restante da face tornando esse local pobre de manto hidrolipídico. A derme possui uma quantidade menor de fibras colágenas e elásticas além de uma arquitetura celular diferenciada que resulta no aparecimento espontâneo, seja qual for à idade, de linhas nos cantos dos olhos (rugas de expressão), no aparecimento de bolsas caracterizadas por pequenos acúmulos de gordura, edema, relaxamento das fibras elásticas que distendem e afrouxam o tecido promovendo e acentuando a pigmentação ocorrida nas olheiras.

Outros detalhes importantes devem ser observados, como o visível cansaço e o estresse e as duras provas que essa região está sujeita à aproximadamente 10 mil mímicas diárias e à exposição solar causando danos imediatos ao frio, vento e à luminosidade. Uma característica importante dessa região é uma maior sensibilidade sendo mais propícia a alergias e irritações.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESSAS ALTERAÇÕES E A FORMA MAIS EFICAZ DE TRATÁ-LOS:

RUGAS: são degenerações associadas à desidratação da derme e epiderme. Ocorrem normalmente por fatores genéticos, hormonais e exposição solar excessiva. No contorno dos olhos aparecem mais rapidamente devido à degradação das fibras colágenas e a diminuição da atividade celular.

Indicação cosmética: produtos preventivos contendo agentes hidratantes (ácido hialurônico, silícios orgânicos, algas azuis), umectantes e emolientes (óleo girassol, algodão e abacate) vitaminas antioxidantes (A, E, e C) e oligoelementos (cálcio).

BOLSAS: resultam de um edema ou do acúmulo de gordura potencializado pelo relaxamento das fibras elásticas da pele.

Indicação cosmética: fórmulas de uso contínuo que atuam na microcirculação, flacidez e densificação cutânea (vitamina B3 ou niacinamida, silícios orgânicos, extrato de jambú flor.)

OLHEIRAS: possuem causas múltiplas que variam do tipo racial, tamanho da cavidade óssea, uso de constante de óculos, estresse, excesso de pigmentação melânica e sangüínea. As associações dessas alterações provocam danos à tonicidade dos vasos linfáticos e congestão sangüínea que impede a circulação de retorno prejudicando a remoção de pigmentos que se acumulam nos tecidos conferindo à pele uma cor que vai do amarelo esverdeado ao marrom.Ocorre uma associação de pigmentos como melanina e hemossiderina e bilirrubina.

Indicação cosmética: extratos vegetais calmantes e descongestionantes (althéia), vitaminas clareadoras (vitamina B3 & C). Estudos recentes demonstram que a coloração pode ser amplamente melhorada com a associação do complexo Fraxinus excelsior, vitamina B3 e silício orgânico.

É importante ressaltar que desde 12 de janeiro de 2010 sob o Parecer Técnico número 1 de 04/01/2010 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela comercialização de artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes no Brasil, proibiu a utilização da Vitamina K, uma das matérias-primas mais utilizadas em produtos para a região dos olhos. Mais informações são encontradas no site www.anvisa.gov.br.

Na minha opinião essa proibição devia ter sido feito antes, pois a vitamina K já foi proibida pela comunidade européia devido à alta ocorrência de  dermatite de contato alérgica.

TECNOLOGIA INOVADORA MEDICATRIZ

Eye Blue Advanced Technology é o mais novo conceito em tratamento para área dos olhos disponível para o profissional brasileiro. E uma tecnologia 3D ou tridimensional que associa 15 ativos em sinergia incorporados em uma base de especial que otimiza a absorção e efetividade dos ativos. Essa associação ilumina, nutre, protege, hidrata e revitaliza.

Esta inovação é indicada para todos os tipos de pele e promove a reorganização da arquitetura celular atuando de forma eficaz sobre rugas, bolsas e olheiras.

CONHEÇA MAIS DETALHES DOS BIOATIVOS QUE FAZER PARTE DE NOVA TECNOLOGIA:

Extrato de algas azuis: algas cianofíceas extraídas do Lago Klamath, com alto poder regenerativo comprovado em três testes de eficácia, In-vivo, In-vitro e Ex-vivo.

Propriedades: Regenerador cutâneo que suaviza rugas finas e marcas de expressão. Aumenta a densidade da junção dermo-epidermica e atua no DNA dos queratinócitos da

Extrato de Jambú Flor (Spilhantes acmelia): importado da França produzido de forma sustentável e com testes de eficácia in vitro (fibroblastos) e in vivo (observação dermatológica e profilometria a laser), comprovando a ação estimulante celular, melhora na flacidez e promoção da densificação cutânea. Resultados efetivos e ultra rápidos na redução das rugas principalmente na área dos olhos.

Propriedades: anti-aging de ação rápida, ultra-Hidratante e estimulante celular (fibroblasto).

Acido Hialurônico: é um biopolímero biotecnológico do ácido mucopolisacarideo, existente abundantemente nos tecidos conectivos da pele. Ele preenche o espaço intracelular para manter a estrutura do tecido, mantendo assim a hidratação, lubricidade, flexibilidade e proteção. Possui excelente propriedade de retenção hídrica promovendo a melhora da elasticidade, diminuição da irritação e hidratação prolongada. Estudos demonstram sua contribuição para hidrodinâmica da pele e papel crucial na reepitelização porque é parte integral da matrix extracelular dos queratinócitos.

Propriedades: Ultra-hidratante, conserva a maciez e elasticidade, melhora o tônus tissular e reparador a pele.

Extrato de Althéia (Althaea officinalis L.) : rica em polissacarídeos (mucilagem e pectina), sais minerais fósforo, cálcio, magnésio), aminoácidos (asparagina), ácido fenólicos (ácido ferúlico), vitamina C, esteróis e albumina vegetal.

Propriedades: Calmante, super-hidratante, amaciante, emoliente, regenerador e antioxidante

Extrato de Freixo (Fraxinus excelsior): extrato importado da França retirado de uma árvore da família das oleáceas (mesma família da oliveira) chamada Freixo. Seu extrato é rico em esculina e fraxina conferindo propriedade antioxidante e protetora vascular. Promove a redução da coloração da região dos olhos, pois previne a degradação da hemoglobina e impede a formação da bilirrubina. Possibilita a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele. Além de promover hidratação prolongada, maciez e brilho.

Propriedades: Iluminador (clareador e anti-aging), revitalizante, nutritivo, umectante, hidratante, amaciante. Sílicios orgânicos: principal componente da MEC (Matrix Extra Celular) das glicosaminoglicanas, do colágeno e da elastina. Reforça a estrutura e melhora a elasticidade promovendo flexibilidade e resistência do tecido conjuntivo. É um protetor e um poderoso regenerador cutâneo.

Propriedades: Altamente nutritivo, emoliente, restaurador, anti-aging, hidratante e remineralizante.

Óleo de abacate (Persea americana): abacateiro é uma planta da família das lauráceas, originária do México e da América Central. Seu óleo é rico em vitaminas A, B1, B2 e C. O abacateiro é rico em lipídios, vitaminas, aminoácidos.

Propriedades: altamente nutritivo, emoliente, suavizante e dermoprotetor.

Óleo de girassol (Heilanthus annus): é obtido do fruto maduro prensado e frio plenamente refinado. Tem ação emoliente e reepitalizante e um bom hidratante de inverno principalmente para peles secas.

Propriedades: nutritivo, hidratante, emoliente, potente regenerador e cicatrizante.

Óleo de algodão (Gossypium hirsutum): o óleo de algodão contém uma mistura de ácidos graxos saturados e insaturados, sendo seu principal componente o ácido linoléico. As deficiências dos ácidos graxos essenciais no seres humanos provocam alterações na pele como descamações e ressecamentos.

Propriedades: emoliente, alto poder nutritivo e hidratante.

Vitamina E (tocoferol): antioxidante biológico inibe a formação de radicais livres e seu efeito nocivo sobre as membranas das células e outros componentes celulares incluindo o DNA, protetor vascular. Melhora a elasticidade devolvendo vitalidade à pele.

Propriedades: antioxidante, dermocalmante, hidratante, antiinflamatória.

Vitamina B3 (niacinamida): conhecida como Vitamina PP. É um energizante tecidual. Componente necessário para o metabolismo celular. Participa da síntese de hormônios e vitaminas, melhora a microcirculação, restaura o fluxo sanguíneo normal e ativa o transporte de oxigênio nas células. Melhora a hidratação por um mecanismo inovador que aumenta a síntese de queratina e estimula duas proteínas epidérmicas (filagrina e evolucrina). Estudos demonstram que a vitamina B3 previne o processo de envelhecimento porque estimula novos fibroblastos e a produção de colágeno e também possui ação clareadora, pois inibe a transferência da melanina para os queratinócitos inclusive nas regiões dos olhos.

Propriedades: energizante, hidratante, clareadora e anti-aging.

Vitamina B6 (Piridoxina): ativador celular. Essencial para a ativação celular com alta ação protetora.

Propriedades: estimulante celular, emoliente. Atua em sinergia com a Vitamina B3.

Vitamina C: protege as células dos radicais livres. Dentre os extratos naturais a Vitamina C é uma das mais antioxidantes.

Propriedades: protetor celular, auxilia na síntese de colágeno e elastina, despigmentante, anti-estresse cutâneo.

Vitamina F: mistura de ácidos graxos essenciais. É antioxidante, normaliza o tônus da pele, inibe a produção de melanina e melanócitos ativos, inibe a polimerização de melanina pré-formada e acelera a renovação do estrato córneo

Propriedades: regeneradora, despigmentante, protetora e reparadora.

Pantetonato de Cálcio: hidratante. Esta vitamina esta diretamente ligada em processos metabólicos como síntese bioquímica e transporte de energia Energizador. Participa na síntese de hormônios e é um componente essencial para metabolismo

Propriedades: ultra-Hidratante, emoliente, umectante, reparador tecidual e densificador cutâneo.

É importante ressaltar que para resultados mais efetivos o produto para o contorno dos olhos deve ser aplicado diariamente pela manhã, antes do filtro solar e a noite, antes do nutritivo.

Para potencializar poderá ser feito o seguinte protocolo em cabine:

Protocolo Iluminador do Olhar

Indicado para a área dos olhos, devido ao fato de aumentar o nível de hidratação da pele, melhora da oxigenação local, diminuindo rugas e possíveis alterações de melanina. Melhora rapidamente a aparência da pele. Mínimo 10 aplicações.

1. Aplicar Puritá Emulsão de Limpeza Esfoliante em rosto, pescoço e colo. Retirar com algodões umedecidos.

2. Tonificar com Loção Tônica de Colágeno e Lipossomas

3. Fazer ionização ou micro correntes na área dos olhos com Serum Revita-Bluepor 5 minutos na polaridade positiva e 5 minutos na polaridade negativa.

4. Aplicar Eye Blue Creme Iluminador do Olhar e realizar massagem específica para área dos olhos. No restante do rosto fazer massagem estimulante com Revita Blue Serum.

5. Aplicar delicadamente a Máscara Ultra-hidratante na área dos olhos e em todo o rosto e ocluir Máscara Hidroplástica Plus. Retirar após 15 minutos.

6. Finalizar com Dermosun Creme gel Hidratante FPS 20.

USO DIÁRIO DO CLIENTE

1- Loção Demaquilante Plus com colágeno

2- Loção Tônica de Colágeno & Lipossomas

3- Eye Blue Creme Iluminador do olhar

4- Sun Clair Blue Gel Creme FPS 21

1- Loção Demaquilante Plus com colágeno

2- Loção Tônica de Colágeno & Lipossomas

3- Eye Blue Creme Iluminador do olhar

4- Dens-Blue Serum Dinamizante

Compartilhar
Artigo anteriorBiomassa de Banana Verde
Próximo artigoTerapia manual
Sheila Gonçalves
Sheila Gonçalves é graduada em Farmácia, pós-graduada em Cirurgia Plástica pela UNIFESP e em Gestão Empresarial. É a farmacêutica responsável e sócia-diretora da Medicatriz Dermocosméticos. Foi indicada pelo SEBRAE e pela Associação Comercial de SP, em 2012, uma das 10 líderes empresarias que fizeram a diferença na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here