I Fórum Brasileiro de Gestão em Clínicas e Spas

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Texto: Karina Francis

Fazer a sua empresa dar lucro, conquistar e fidelizar clientes, trabalhar sua marca de forma efetiva, saber cobrar um valor justo pelos seus serviços, são capacidades que exigem muito mais que experiência de mercado, é preciso ter conhecimento.

O mercado da estética nunca apresentou números tão positivos, mas também nunca esteve tão competitivo, por isso, empreender nesse mercado exige entender sobre marketing, branding, vendas e estratégias.

E esse é o foco do I Fórum Brasileiro de Gestão em Clínicas e Spas, evento totalmente voltado para os profissionais de estética que querem aprender a cuidar melhor dos seus negócios. O evento vai acontecer dia 5 de maio e reunirá palestrantes nacionais e internacionais.

gersonPara Gerson Aguiar, coordenador do evento e diretor da revista Negócio Estética, faz toda diferença entender de marketing e empreendedorismo na hora de abrir a própria empresa. “É fundamental entender o consumidor, saber o que ele precisa e oferecer o que ele deseja. O empresário precisa aprender a desenvolver estratégias competitivas. Uma empresa que não possui um plano de negócios, um planejamento de marketing bem estruturado e conhecimento das técnicas, dificilmente vai ficar de portas abertas por muito tempo”, diz.

luizBranding pode parecer uma palavra distante para profissionais da estética, mas trata-se do processo de construção de uma marca. Ele trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito de um produto ou serviço, a imagem que ele passa e o que ele representa na vida de quem o adquire. Pense em uma marca que você confie! Isso é branding, quando a marca consegue trabalhar os valores na vida das pessoas. No caso das empresas na área da estética, o branding é importantíssimo, pois além dos valores, a marca precisa transmitir segurança, qualidade e confiança. Para Luiz Fernando Firmino, coordenador do evento, palestrante e também diretor do portal Negócio Estética, o consumidor está cada vez mais exigente e trabalhar os valores de uma marca se torna crucial para o crescimento de uma empresa. “O consumidor está mudando em níveis diferenciados em todo o mundo, está mais seletivo e mais cético. Isto devido à grande quantidade de informações absorvidas e o fortalecimento das entidades de defesa do consumidor. Aprender o que é e como trabalhar o branding corretamente faz toda a diferença. É isso que separa marcas de sucesso para marcas que ficam estagnadas”, alerta.

Gestão, vendas e atendimento ao consumidor

Ludmila3A palestra da empresária mineira Ludmila Bonelli vai focar em gestão estratégica de preços e promoções para clínicas e spas. “Dentro da minha experiência, na convivência com alunos da área por todo este Brasil, sempre a maior preocupação do novo profissional da estética é com o preço de cada sessão. Eles questionam: ‘Será que em minha cidade consigo cobrar isto?’. É por este motivo que quero abordar e tentar diminuir esta ansiedade deste novo empreendedor com o tema sobre precificação e pretendo mostrar, de forma prática, que existe uma estratégia de preços individuais que tem que ser considerada antes de qualquer concorrencia”, diz.

Bonelli acredita que o problema de muitos novos empreendedores é a ansiedade em querer tudo muito rápido. “Na ansiedade em ter o próprio negócio, este profissional acaba errando. Este é o maior erro: a pressa”.  

MiriaA palestrante americana Miria Kutcher vai focar em vendas e apresentar estratégias de como o profissional pode oferecer seus serviços de forma interessante. “Muitas vezes, o cliente vem para uma limpeza de pele básica, mas se o bom profissional se preocupar com o bem-estar do cliente e investir no relacionamento ao invés da venda, a limpeza de pele básica pode se tornar um pacote completo com um cliente feliz e fiel”, explica e completa. “Não vou ficar na teoria, meu estilo é de vivência. Quero que o profissional perceba o que tem de melhor para oferecer e que saia no dia seguinte divulgando facilmente os serviços”.

Quem também pretende compartilhar conhecimento e experiências é a publicitária, fisioterapeuta e consultora Tricia Alethea, conhecida por ser uma profissional que atua com estratégias na área da estética. Alethea vai falar sobre atendimento e relacionamento. “Conheço ótimos profissionais, dedicados, estudiosos, profundos conhecedores da sua área de atuação que pensam em empreender ou até que já montaram um negócio próprio, mas que infelizmente, muitas vezes, não conseguem ser bem sucedidos por faltar algumas noções básicas sobre marketing e gestão”, diz.

TriciaA publicitária ainda reforça que grande parte dos empreendedores fica apenas nos equipamentos e na decoração do empreendimento, mas para dar certo é preciso muito mais. “Muitos, na hora de montar o seu negócio, só se preocupam com equipamentos, decoração e domínio de suas atividades, e depois de tudo pronto se deparam com a falta de cliente por não saberem como atraí-lo. Alguns conseguem clientes, mas erram na administração, por não saberem determinar o valor do seu serviço e não gerir o fluxo de caixa”.

E são diferentes fatores que fazem parte de um bom atendimento. “Penso que um fator muito importante para manter um cliente é não gerar uma frustração ou divergência entre o que ele espera e o que é recebido por ele. Outro ponto para se manter um bom relacionamento é pensar em preço justo, solução dos problemas referidos pelo cliente, atender as expectativas e não esquecer do pós-venda”.

Especialistas compartilham experiências

Marisa PeraroA especialista em empreendedorismo e inovação empresarial, Marisa Peraro, sócia proprietária da Pró-Corpo Estética e de empresas associadas, também será palestrante do evento. Para ela, além de dominar as técnicas da área, o profissional de estética precisa saber ouvir e entender o cliente. “ O profissional de estética precisa saber receber as pessoas, pois, o tratamento começa em se sentir bem desde o momento que se chega à clínica. Saber ouvir também é fundamental, afinal de contas, muitos relatos contribuem para melhorar ainda mais o trabalho executado, o que tem impacto no negócio de uma forma geral. Na Pró-Corpo Estética investimos bastante em treinamentos para que as profissionais tenham condições de aprimorar os conhecimentos e oferecer um atendimento cada vez melhor. Saber trocar experiências e conhecimento com as outras profissionais também é relevante para ter sucesso, pois, trabalhar em equipe é uma excelente oportunidade para crescer na área”, acredita.

A palestra da empresária vai focar nas oportunidades do mercado da estética e mostrar como a Pró-Corpo virou uma referência no setor. Segundo a empresária, estudar e entender o mercado é o primeiro passo para um bom planejamento. “São muitos os fatores que podem contribuir para o insucesso de algumas empresas do setor de estética. Acredito que a falta de uma pesquisa bem detalhada pode ser o maior problema, pois, sem essas informações bem estruturadas o negócio se torna um risco. É fundamental saber quem são e como trabalham as empresas concorrentes para elaborar estratégias eficientes e eficazes”.

Entender de empreendedorismo é importante até para quem não pretende investir no momento. É preciso lembrar que a estética é uma área naturalmente empreendedora, mas só se sobressai quem conta com um conhecimento extra. “O perfil do profissional da estética vem mudando a cada dia, onde se tem buscado uma maior profissionalização atrelada a uma visão mais empreendedora. Isto é muito interessante porque até pouco tempo este perfil empreendedor ainda era pouco explorado. Acredito que este será um evento que terá uma abordagem inovadora em termos de estratégias gerenciais e na administação de negócios para uma melhora no desempenho e para uma diferença no mercado”, avalia Bonelli.

Para Kutcher, a participação em eventos como este é fundametal. “Nos Estados Unidos, por exemplo, em alguns estados é obrigatório participar de eventos para tirar ou renovar a licença profissional. O cliente de hoje sabe o que quer e estará disposto a investir o seu dinheiro quando sentir que está sendo atendido pelo profissional certo. Precisamos de contatos, ideias, referências de uma ‘comunidade’. Nada melhor do que um evento como esse para atualizar o profissional com ideias, novos contatos e recursos”, afirma.

Se você quer empreender, pode ter certeza de que pensar em novas formas de agregar valor será algo essencial na sua jornada. O fórum é uma oportunidade única de aprendizado sobre os passos essenciais para quem deseja trilhar o caminho do sucesso.

O fórum está sendo organizado pela Estética in Rio em parceria com a revista e o portal Negócio Estética. As inscrições para o fórum serão feitas no site da feira. Você também encontra informações no nosso portal.

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Anote na agenda

Estética in Rio: 3 a 5 de maio l Centro de Convenções SulAmérica l Rio de Janeiro

I Fórum Internacional Negócio Estética: 5 de maio

Inscrições: www.esteticainrio.com.br

Palestrantes Confirmados:

Miria Kutcher (EUA) – Autora do livro A Roda do Sucesso.

Ludmila Bonelli – Mestre em Administração pela FUMEC (MG); sócia-diretora da clínica Belle Bonelli, em Belo Horizonte – MG.

Marisa Peraro – Sócia-diretora da Pró-Corpo Estética – SP.

Tricia Alethea – Esteticista e publicitária; especialista em cosmetologia, consultora de empresas de cosméticos, clínicas médicas, Spas e editoriais de beleza.

Gerson Aguiar – Consultor de marketing, vendas e empreendedorismo; diretor do Portal e da Revista Negócio Estética.

Luiz Fernando Firmino – Consultor em branding; especialista em Design Thinking; diretor do Portal e da Revista Negócio Estética.

André Delduca – Consultor do Sebrae; especialista em administração e planejamento financeiro.

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