Gestão emocional e autoconhecimento para ganhar foco e quebrar a ansiedade na quarentena.

0
265
Big data analytics and business intelligence (BI) concept. Businessman Pressing Virtual icons on a digital screen interface background.

Olá como você está nesse período de quarentena? Espero que esteja bem e segura!
Estamos vivendo uma crise mundial que vem impactando a vida de todos, sem exceção!
O que antes ouvíamos falar nas aulas de história sobre pragas e pandemias que devastaram toda uma população de diversos continentes, se tornou um cenário atual.
O novo coronavírus não é a primeira pandemia mundial, diversas doenças ao longo dos séculos, causaram danos gigantescos para a humanidade, assim como guerras e catástrofes naturais.
As medidas de prevenção adotadas para bloquear a proliferação da doença, foram necessárias!
O isolamento social, a preocupação com a higiene, o medo, incertezas, instabilidade econômica e a luta diária pela vida, são temas que vem tirando o sono, a paz de empresários e profissionais de diversos setores, gerando sentimentos negativos, desequilíbrio emocional que muitas vezes não conseguimos controlar.
O momento é tenso e muito sério, no entanto, o setor da saúde estética já passou por diversas crises econômicas e mais uma vez vamos ter que nos reinventar, cada vez mais nota-se a importância da inteligência emocional para conquistar os objetivos, gerenciar conflitos e obter sucesso.
Mas calma, inspira, expira e não pira!
A forma como encara esse momento, pode mudar o rumo do seu negócio e de toda a sua vida, o grande desafio neste momento pensando em inteligência emocional é buscar o que te move, o que te liga ao seu propósito de atuar na área da saúde estética, elevar a autoestima e não desistir jamais.
Se fizer sentido para você, esse momento pode ser a oportunidade perfeita para o autoconhecimento, realizar um mapeamento interno das emoções, compreende-las, ver uma nova perspectiva, desenvolver novos talentos e buscar soluções para minimizar os prejuízos.
Quando as emoções são controladas, as decisões são equilibradas e mais assertivas.
A gestão emocional e o autoconhecimento são fundamentais para você virar o jogo, blindar a sua clínica da crise, criar planos emergenciais para trazer renda imediata.

Preparei 8 dicas para desenvolver a gestão emocional e manter o equilíbrio

# Faça uma autorreflexão com perguntas e respostas chaves.
Faça 10 perguntas que force sua mente a pensar quem você é, e como você vê o mundo.
Exemplo: O que mais me preocupa hoje? Eu posso mudar a situação atual? Do eu tenho medo? O que mais me preocupa no futuro? Eu prefiro lutar pelo meu negócio ou entregar os pontos? O que devo fazer para sair da zona de conforto?

# Escute a sua voz interior.
Faça um reset de todos os sentimentos ruins, traga um novo sentido para o problema, busque soluções criativas, o ser humano é dotado de qualidades, foque nos pontos de melhorias e reconheça o que precisa ser mudado.

# Pratique o auto feedback.
Faça perguntas voltadas para sua personalidade, descubra seu perfil de trabalho, entenda o que te move, quais são seus valores, pontos fortes, pontos fracos, sua missão, seu propósito de vida, o que te faz feliz e realizada. Uma pessoa que não se conhece está sempre buscando aprovação e reconhecimento de terceiros, seja na vida pessoal ou corporativa.

# Aprenda a meditar.
A meditação traz habilidades de concentração, tranquilidade, equilíbrio, melhora a qualidade do sono, aumenta a imunidade, entre outros benefícios, existem diversas técnicas e aplicativos.
Uma simples atenção de no máximo 10 minutos na sua respiração com uma música calma de fundo, pode ajudar a controlar a ansiedade e acalmar o seu estado interno.

# Pratique a gratidão.
Separe um caderno para escrever pelo o que você é grato hoje. Parece clichê, mas a gratidão traz um novo sentido para a vida, um poder de cura excepcional e um estado de felicidade plena.

# Faça um curso online
O processo de aprendizado deve ser contínuo, tudo o que você tem nesse momento é tempo, algumas instituições de ensino e educação liberaram cursos grátis na quarentena, como FGV, USP, HARVARD entre outras. São mais de 600 opções em diversos temas, aproveite para dar um Upgrade.

# Leia livros e assista filmes que traga significado positivo.
Ler um bom livro de autoajuda, assistir um filme interessante exige concentração e compreensão, desta forma você se afasta das notícias ruins, gera diversos benefícios para o cérebro e tira o foco do problema

# Dance, pratique exercícios físicos, automassagem e cuide da sua pele.
Traga alegria e descontração para sua vida, dançar é se sentir livre, lembre-se “quem dança os males espanta”. Realize um ciclo de exercícios, faça manobras de automassagem e cuide da sua pele, entregue-se, permita-se concentre toda a sua energia, vitalidade para quando voltar a prática clínica.

Cuide-se para poder cuidar do seu cliente, da sua clínica e da sua família, use todo seu conhecimento do setor ao seu favor, agora mais do que nunca você precisa estar presente, focada e inteira. Proteja o seu bem mais precioso, você e sua família!

Gerenciar as emoções é um processo profundo, busque ajuda de um profissional habilitado se necessário, faça uma mentoria, um processo de coaching, terapia transpessoal, psicoterapia, ou seja, um método que lhe agrade mais, todas essas opções podem ser realizadas online a distância.

A nossa mente é maravilhosa, nossos sentimentos e palavras tem um efeito poderoso para criar a realidade que desejamos, faça boas escolhas, fortaleça a sua fé e se prepare para voltar com força total, TUDO VAI PASSAR!

Deixo uma frase do grande filósofo da china antiga Lao-Tsé para reflexão
“ Aquele que conhece o outro é sábio, aquele que conhece a si mesmo é iluminado”

Um grande abraço, se cuida até breve!

Compartilhar
Artigo anteriorComo minimizar perdas (e até crescer) em tempos críticos
Próximo artigoPlataforma Digital é oportunidade de esteticistas lucrarem em casa
Alessandra Fregoneze
Fisioterapeuta, MBA em Gestão e Atuação Clínicas e SPAS, pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional, especialista em Acupuntura (M.T.C) autora do módulo de Auriculoterapia aplicativo Meihuanet, formação em Professional & Self Coaching e Coaching em vendas training pelo IBC. Experiência na prática clínica em estética avançada, reabilitação orofacial (D.T.M) e vendas tecnologia estética. Consultora, mentora e palestrante em novos negócios, clínicas e vendas na estética. Coordenadora Científica Fórum de Gestão EISP, Grupo Estética IN.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here