Fisioterapia Dermato Funcional Facial: Um enfoque no método Baumann

0
450

marcia_consulin_artigo_02Em meio a um mercado inundado com uma infinidade de produtos para cuidados com a pele, as denominações tradicionais para os tipos de pele têm sido vistas como descrições incompletas ou inadequadas proporcionando assim, insuficiente orientação para os profissionais e consumidores no momento de selecionarem os produtos mais adequados.

A dermatologista norte americana Leslie Baumann estudou mais de 1.400 pacientes durante oito anos, no Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami nos Estados Unidos, onde publicou uma nova classificação dos tipos de pele.

O tipo de pele de acordo com este método (Sistema Baumann de classificação da pele) é determinado após o auto preenchimento de um extenso questionário disponível em seu livro : Pele Saudável – a Fórmula Perfeita para o seu Tipo de Pele.

Esta classificação está baseada em quatro parâmetros de avaliação da pele que se correlacionam e se combinam entre si, formando 16 tipos de pele:

  • Hidratação da pele: oleosa ou seca
  • Sensibilidade da pele: sensível ou resistente
  • Pigmentação da pele: pigmentada ou não pigmentada
  • Envelhecimento da pele: enrugada ou firme

A partir disso é fornecido para cada um dos 16 tipos de pele, informações significativas, que podem ser utilizadas como indicacativos para as escolhas dos produtos ativos mais adequados ao perfil do paciente.

Vale a pena ler e refletir sobre um método que gera muita polêmica dentro da área aqui no Brasil.

Referências Bibliográficas

  • Baumann L. Understanding and Treating Various Skin Types: The Baumann Skin Type Indicator. Dermatol Clin 26 (2008) 359–373.
  • Baumann L. Cosmetics and Skin Care. In: Fitzpatrick’s Dermatology in General Medicine, 7th ed., edited by K. Wolff, L Goldsmith, S Katz, B Gilchrest, A Paller, D Lefell. New York, McGraw-Hill, 2008, pp 2357-2364.
  • Baumann L. Sistema Baumann de classificação da pele. RBM rev. bras. med; 65 (n.esp): 29-32, ago. 2008.
  • Baumann L: The Skin Type Solution. New York, Bantam Dell, 2006.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here