Facebook Marketing

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Colaboração: Maycon Gabry

Todos nós já sabemos e já ouvimos falar sobre a importância do marketing para profissionais da estética. Somos constantemente alertados sobre as inúmeras oportunidades que um marketing bem feito pode gerar para as nossas empresas, consultórios e até mesmo para nossa imagem pessoal e nossos relacionamentos profissionais. Mas você já ouviu falar em Facebook Marketing? Se a sua resposta for “não”, então certamente este artigo vai te ajudar a compreender e até mesmo utilizá-lo em sua vida a partir de agora!

Antes de descobrir o Facebook Marketing, eu já utilizava o meu perfil pessoal para tentar (sem sucesso) divulgar meu trabalho e o meu consultório. E com algumas dicas que serão compartilhadas nesse artigo, comecei a atuar da forma correta e assim obter resultados.

O caminho não foi e nem é, até hoje, fácil. Há muito para aprender, ler, estudar. Eu brinco que essa coisa de “acertar no post” é uma loteria com características totalmente científicas. Não é fácil saber o que as pessoas querem ler, assistir, saber. Eu ainda erro muito, mas ainda assim os resultados já apareceram! Fazer postagens diárias, escolher as imagens mais bacanas, saber sobre o que escrever, o quanto escrever, em que horário escrever são questionamentos frequentes. É como aprender a dirigir, você só aprende mesmo na prática.

Meu conselho para quem pretende começar a investir tempo no facebook marketing pode ser resumido em três palavras: paciência, dedicação e feeling. Pode demorar um pouco, mas se você conseguir conhecer a sua clientela e puder criar um relacionamento estreito com ela, os resultados virão. Hoje, tenho respostas muito significativas através da minha fanpage. Tenho mais clientes off-line (que saíram do mundo virtual e tornaram-se clientes reais), tenho um número grande de pessoas que compartilham suas dúvidas e conhecimentos comigo todos os dias, tenho contato com pessoas de todo o país e sem dúvidas, consegui alcançar muito mais sucesso e realização profissional através do trabalho com esta ferramenta, que está disponível a todos nós e é altamente popularizada na nossa sociedade.

Como não sou especialista no assunto, convidei um especialista em marketing digital, Maycon Gabry, para escrever este artigo comigo. De agora em diante deixo vocês em boas mãos…

Olá, caros leitores! Gostaria primeiramente agradecer o convite da Dra Laura Carmona para colaborar com este artigo. Eu atuo com marketing digital desde 2011, mas é através do Facebook que tenho conseguido obter alguns dos melhores resultados práticos para meus clientes.

O Facebook é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários, se fosse um país, teria a população maior que Brasil, Rússia e Japão juntos. E com 100 milhões de usuários em 9 meses cresceu mais rápido do que a televisão (50 milhões em 13 anos), o rádio (50 milhões em 38 anos) e a própria internet (50 mihões em 4 anos). Com tantas pessoas, o Facebook é um espaço muito democrático, podendo ir de uma ferramenta apenas para passar o tempo a uma ferramenta de marketing, relacionamento e até negócios.

No entanto, fazer marketing no Facebook tem algumas particularidades.  Por isso, passarei 5 passos essenciais, para que você possa começar hoje suas ações da maneira correta e obter resultados incríveis para seu consultório/clínica e em sua carreira.

1º –  Não use perfil, crie uma página!

Se você busca fazer marketing, ou seja, se quer divulgar seu trabalho/produtos crie uma página! E você vai fazer isso, pois não quer passar um amadorismo, infligir termos legais da plataforma e o principal: perder uma dezena de benefícios que só a página lhe dará! Só a página é uma ferramenta de Marketing completa.

2º – Tenha cuidado com o visual.

O primeiro contato de muito de seus clientes/pacientes passará a ser através do Facebook, então acredito que você não irá querer que eles tenham uma má impressão. Você pode até não ser um expert em design e a princípio não poder contratar um profissional, mas com dedicação e carinho você consegue selecionar uma imagem melhor. A dica aqui é usar os bancos de imagens disponíveis na internet, através de um valor bem acessível você tem acesso a diversas imagens de qualidade.

3º – Facebook não é feira, saiba se relacionar e postar!

Nada contra as tradicionais feiras e seus vendedores, mas no Facebook não adianta ficar “gritando” seu produto na timeline de seus Fãs (pessoas que curtem sua página) o tempo todo. É preciso criar um relacionamento e conquistar a confiança, e isso só é feito postando conteúdo de relevância para seu público. Por exemplo; você identifica dicas úteis e publica esse material com imagens atraentes e textos curtos, seus fãs gostam e passam a se relacionar (curtir, comentar, compartilhar, enviar mensagem) com você e acabam por adquirir uma confiança que resulta na “compra” de seu serviço e/ou produto.

4º – Invista em anúncios! Seu alcance será muito maior, e consequentemente os resultados…

Criar anúncios para divulgar seu negócio é, sem dúvida, muito vantajoso! Quando digo anúncios não são as postagens que falei na dica acima, e sim os anúncios exibidos no espaço de publicidade do Facebook. Explicar em poucas linhas como fazer é impossível, aliás meu conselho é de que quando chegar nessa etapa você procure a ajuda de um profissional. Com os anúncios você poderá impactar pessoas de forma segmentada e qualificada, por exemplo: direcionar apenas a uma ou mais cidades, apenas a determinada faixa etária, apenas para mulheres ou homens e etc.

5º – Teste, use a criatividade e acompanhe as estatísticas.

Na página você terá um relatório completo com diversas estatísticas, use e abuse desses números para melhorar suas postagens e ações em geral. Se algo deu errado, faça diferente, seja criativo e teste novamente.

É claro que há muito ainda a ser detalhado em cada etapa. Mas eu não tenha dúvida que começando a colocar em prática esse passos, você vai sentir um diferencial em sua carreira, seja com mais clientes ou com um maior reconhecimento.

Você pode ser um ótimo profissional, mas lembre-se… “Quem não é visto, não é lembrado”.

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