Estética a Distância

0
183

Há alguns anos, participo como docente de feiras e congressos na área da Estética, beleza e bem-estar.

Há aproximadamente 10 anos, primeira vez que me perguntaram em uma feira de estética se não existia o curso a distância, logo pensei que a aquilo nunca existiria, afinal de contas, como ensinar um aluno a realizar um procedimento prático totalmente a distância?

Os anos passaram, a tecnologia está evoluindo cada vez mais e as pessoas tem ao mesmo tempo mais necessidade de capacitação profissional e menos tempo para se dedicar presencialmente todos os dias.

E então, após conhecer as infinitas formas de tecnologia do ensino em EaD e ter como foco excelência no aprendizado, buscamos inovações e formas para proporcionar ao profissional um curso de Estética e Cosmética de maneira Semi presencial.

A justificativa para isso encontra-se em alguns fatores como disponibilidade de tempo (muitas pessoas que querem fazer o curso, mas não tem como disponibilizar de todas suas manhãs, tardes e/ou noites), o fato de já terem outro curso na área da saúde, ou mesmo na área estética e querem apenas se aprimorarem e especializarem na área, além da qualidade no ensino.

Esse último fator gostaria de explicar com enfoque. Como docente, vejo há alguns anos que muitos alunos, quando se atrasam à uma determinada aula, ou até mesmo faltam, por diversos motivos que não nos diz respeito, acabam perdendo a explicação da aula, ou demonstração da técnica que é de fundamental importância para o entendimento da disciplina. Por exemplo, um aluno falta a uma aula onde o professor demonstrou parte da técnica da drenagem linfática. Claro que, como docentes, tentaremos em outra aula passar aquela técnica ao aluno, mas ao mesmo tempo, não podemos dar a ele total e única atenção, pois temos outros tantos alunos para corrigir e orientar. Ou outro exemplo, é que, mesmo aquele aluno que estava presente, mas não conseguiu visualizar e assimilar adequadamente a realização da técnica, não tem como visualizar novamente ou detalhadamente a mesma.

No ensino de Estética e Cosmética em EaD, além das vídeo-aulas preparadas com enfoque detalhado em cada especificidade da técnica, com comentários do professor, ele tem acesso a laboratórios montados e equipados no seu polo de apoio presencial, onde, com o auxílio de um tutor especifico da área, poderá praticar as técnicas aprendidas. Após assistir as vídeo-aulas, praticar algumas vezes, tirar suas dúvidas com o professor através de fóruns de discussão, ele também terá aulas práticas presenciais no seu polo de apoio. Fará também uma prova prática para cada disciplina que seja necessária.

A Universidade Braz Cubas vem inovando no ensino EaD, e com o auxílio de novas tecnologias, estamos oferecendo a partir do próximo semestre o Curso de Estética e Cosmética. Como o curso precisa de um polo de apoio presencial montado e equipado para as aulas práticas, por enquanto seis polos estão oferecendo esta modalidade. São eles: Bragança Paulista, São Miguel Paulista, Jacareí, Itaquera, Caraguatatuba e Paraná.

Para se matricular, você deverá realizar o processo seletivo normal ou dar entrada como portador de diploma e solicitar eliminação de disciplinas, caso já tenha feito outro curso de graduação.

Para cada disciplina prática, o aluno terá até 3 encontros presenciais obrigatórios, que acontecem ao final do semestre e de acordo com o horário disponibilizado pelo polo. Além desses encontros, o aluno deverá também comparecer para realizar sua prova teórica e prática.

O curso não tem estágio obrigatório, porém, no último semestre, o aluno terá 3 disciplinas onde serão realizados discussões de protocolos clínicos, além de atendimentos específicos em estética facial, corporal e avançada (gestantes, pós operatório, masculino, entre outros).

Toda a estrutura do laboratório como mobiliário (macas, carrinhos, mochos….), equipamentos de eletroterapia e cosméticos, serão fornecidos pelo polo de apoio presencial.

O diploma do curso em EaD tem o mesmo valor do presencial, permitindo ao aluno fazer uma especialização ou pós graduação após o término do mesmo.

O mercado de trabalho nas áreas de Estética, Beleza e Cuidados Pessoais cresce a cada ano e necessita cada vez mais de profissionais capacitados. O aluno formado em Estética e Cosmética poderá atuar em diversas áreas: pode montar ou trabalhar em uma clinica de estética, salão de cabeleireiro, consultórios, em parceria com médicos dermatologista, cirurgião plástico, vascular, ginecologista, pode trabalhar em empresas de cosméticos, equipamentos de estética, spas, clubes, com maquiagem, terapia capilar, depilação, entre outras….

Assim, oferecemos a todos os interessados a possibilidade de estudar Estética e Cosmética com excelência e estrutura adequada. Lembre-se o importante é sempre buscar conhecimento, se aperfeiçoar e atualizar na área!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here