Capacitação e homenagem marcam Encontro de Profissionais de Beleza em Niterói

0
229
beleza

Seis em cada dez brasileiros (62,7%) se consideram pessoas vaidosas e preocupadas com a aparência. O dado foi computado pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em todas as capitais e no interior dos 26 estados e do Distrito Federal, mostrando em números a importância do mercado da beleza para a economia e a autoestima nacionais. A pesquisa também revela que 65,7% concordam com a ideia de que cuidar de beleza não é luxo, mas uma necessidade. Outro número que reforça a preocupação do brasileiro com a própria imagem é que quase a metade dos entrevistados (49,4%) acredita que gastar dinheiro com o propósito de melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena.

Essa relevância é a base que sustenta o Encontro Empresarial promovido pelo Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, através do Senac e o  Sindsalões Niterói, visando a capacitação dos profissionais de beleza de Niterói. O evento acontecerá no dia 28 de novembro, no Clube Naval Charitas, em Jurujuba, com a palestra “Marketing para salão de beleza: importância e estratégias para alavancar vendas”, com Thiago Ruivo Fernandes, especialista em diversos serviços de varejo, compreendendo marketing, gestão estratégias e projetos setoriais. Durante o evento, os nomes que mais se destacaram nos segmentos cabelos e beleza serão homenageados com um jantar.

O Encontro também contará com a presença da deputada federal Soraya Santos. Segundo a presidente do Sindsalões, Andrea Marques, a parlamentar vai esclarecer ao empresariado como funcionará a “Lei do Salão Parceiro – Profissional Parceiro”, recentemente sancionada em Brasília e uma grande vitória para o setor. A lei nº 13.352/2016 passa a regulamentar uma prática bem conhecida no Brasil: a atuação de profissionais que trabalham como autônomos dentro dos salões de beleza e que recebem parte do faturamento do serviço prestado.

A mudança é um reconhecimento do modelo de empreendedorismo já amplamente utilizado nos salões de beleza e outros serviços afins e um incentivo à regularização e à formalização. Dados do Portal do Empreendedor,  em maio de 2016, apontam 600.224 microempreendedores individuais (MEIs) no segmento de Beleza.
Niterói ocupa, de acordo com a Fecomércio-RJ, o segundo lugar no Estado em número de estabelecimentos de beleza, como os salões de cabeleireiro. Levantamentos recentes realizados por instituições do varejo dão conta de que este é um dos poucos setores que continuaram crescendo, apesar da crise econômica.

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.

O  Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.

AGENDA:
Encontro Empresarial para Profissionais de Beleza
Data: 28 de novembro de 2016 – 19h
Local: Clube Naval Charitas –  Av. Carlos Ermelindo Marins 70, Jurujuba – Niterói
Realização: Sistema Fecomércio – Senac – Sindsalões Niterói
Organização: Open Brasil Promoção e Eventos
Assessoria de Imprensa : Grupo Letra Comunicação – Adriane Lopes – adriane@grupoletra.com.br e (21) 99476 2231

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here