Em prol da saúde da pele em todas as fases da vida

0
110

 

Quem não sonha com uma pele bonita, bem tratada, sem manchas, rugas ou marcas? Para isso, a dica é cuidar dela desde muito cedo, ainda na infância, através do uso correto do filtro solar e estender os cuidados diários por toda a vida.

Na adolescência, por exemplo, basta limpar bem a pele, seguir usando o filtro sempre e tratar pontualmente alguma queixa de acne. Conforme os anos vão passando, essa rotina diária deve ir também se intensificando gradualmente, através da inclusão de novos gestuais de cuidados – como remover sempre a maquiagem antes de dormir – e do uso de produtos antiidade, à base de ativos clareadores, determinados ácidos e vitamina C, entre outros, sempre sob prescrição médica.

Na faixa dos 30 anos, ou até mesmo antes, de acordo com as necessidades de cada paciente, já recomenda-se alguns procedimentos em consultório, como peelings físicos ou químicos. E, na sequência, preenchimentos com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica, hidratações injetáveis e procedimentos a laser, que visam, respectivamente, a devolver volume facial, amenizar rugas e linhas, clarear manchas, tratar cicatrizes de acne, recuperar o viço, melhorar a textura e redefinir o contorno facial.

Assim como o rosto, os cuidados com a pele devem se estender também ao pescoço, colo e mãos, que têm uma pele mais fina e delicada e ficam mais expostos ao sol. Há ainda uma série de tratamentos e tecnologias indicados para tratar queixas frequentes como celulite, gordura localizada, flacidez e estrias.

O importante é consultar sempre um dermatologista para te orientar quanto aos cuidados e tratamentos em cada fase da vida. Este profissional vai avaliar a sua pele e prescrever produtos e procedimentos que atendam às suas reais necessidades. Mais do que isso, o dermatologista poderá avaliar manchas e sinais suspeitos, prevenindo assim o temido câncer de pele.

Em fases especiais da vida da mulher, como a gestação, os cuidados da pele têm de ser redobrados por conta das intensas alterações hormonais e da maior vulnerabilidade dessa pele ao desenvolvimento de manchas, como o melasma. Daí a importância da inclusão do acompanhamento dermatológico no pré-natal da gestante.

Com os cuidados diários adequados, o uso de bons produtos e o acompanhamento de um especialista, é possível manter uma pele bonita e saudável em todas as fases da vida, inlcusive na melhor idade. O processo de envelhecimento é inevitável, mas é perfeitamente viável ter uma pele sadia, tratada, com viço, sem manchas e com rugas minimizadas por muitos e muito anos.

É isso o que devemos buscar acimada de tudo, muito mais do que a eterna juventude. Portanto, evitem os exageros nos preenchimentos e procedimentos e recorram sempre a dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sua pele agradece!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here