Dieta anti-inflamatória para celulite

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A celulite é uma inflamação caracterizada pelo extravasamento de líquidos para o meio extra-celular que segue a seguinte fisiopatologia:

IDT LUISA

As substâncias anti-inflamatórias encontradas nos alimentos podem ajudar no controle da celulite diminuindo a inflamação e melhorando a aspecto de repuxamento da pele.

Aposte nos compostos bioativos com ação anti-inflamatória: uvas (resveratrol), nas frutas vermelhas (antocianinas), na romã (ácido elágico), no gengribre (gingerol), nas crucíferas (indol-3-carbinol e sulforafano), na cúrcuma (curcumina), na pimenta-vermelha (capsaicina), no própolis e nas hortaliças (apigenina).

Além destes, os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como sardinha, atum, salmão, chia e linhaça também devem estar presentes na dieta.

Claro que não podemos esquecer que o estrogênio é o principal hormônio responsável pelo edema na mulher e conseqüentemente na causa da celulite também. Existem alguns estudos mostrando que o chá verde, além de anti-inflamatório aumenta a detoxificação do estrogênio.

Receita de suchá para celulite:

SUCHÁ DE ABACAXI

Ingredientes:

  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 xícara de infusão do chá verde
  • Folhas de hortelã
  • 1 lasca de gengibre

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

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Luisa Wolpe Simas
Luisa Wolpe Simas é nutricionista (CRN 8:3958), especialista em nutrição clínica e Mestre de Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR, coordenadora do CIA (Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas), assessora da linha KeepUp® - nutricosméticos Buona Vita, palestrante em diversos eventos de estética e nutrição e técnica em estética facial e corporal.

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