Dicas para o equilíbrio da vida pessoal e profissional – Parte 2

0
166

Gestão integrada das dimensões de saúde – Vida pessoal em equilíbrio.

No último texto deixei uma reflexão:

O que é mais importante para você à vida pessoal ou a sua empresa?

Se analisarmos a questão as duas saúdes não andam separadas é algo sistêmico intrinsicamente interligado, como o funcionamento do nosso corpo humano, se um órgão parar de funcionar pode abalar todo um contexto e até mesmo estruturas vitais.

Partindo de um princípio e da percepção de que o desenvolvimento do potencial humano, o desenvolvimento do potencial empresarial e a saúde estão totalmente relacionados, o equilíbrio e harmonia desses setores pode ser a chave mestra para a filosofia do sucesso e alta performance profissional.

Para alinhar e equilibrar essas saúdes, precisamos definir quais são elas e qual o primeiro passo para harmonia.

Visão estratégica e planejamento do todo.

Visão: Quais são essas saúdes?

Você pode definir de acordo com o que é mais importante na sua vida. Mas existem algumas delas que são regras e primordiais.

Foco: Para onde quero ir?

Assuma uma direção um norte ou seu barco ficará a deriva e você poderá ser levado para qualquer lugar. Projete a sua vida, tenha um rumo, coloque FOCO!

Meta: Qual a minha meta para cada dimensão de vida?

Estabeleça uma meta para cada setor da vida pessoal e empresarial, defina prazos e siga passo a passo rumo aos resultados. Se mesmo assim não chegar ao objetivo, analise e reavalie o processo, o que está impedindo o resultado positivo? Entenda que muitos resultados dependem da ação de terceiros e isso faz parte do processo.

Ação: Eu desejo mudar a minha vida? Como posso executar as ações para chegar ao resultado?

Desperte seu poder pessoal é ele que promoverá as mudanças fantásticas na sua vida. Só você sabe exatamente o que deseja, saia da zona de conforto, planeje, inove, quebre paradigmas, reinvente a sua vida pessoal e organize os pontos fundamentais da sua empresa.

Faça acontecer, ninguém vende resultados prontos, nem mesmo na estética o cliente terá que contribuir com a parte dele para soma dos resultados.

Sonhar, refletir, planejar, acreditar e agir pode ser o seu primeiro passo.

Gerenciando as nove saúdes – Projeto de vida em ação.

Saúde Física: A melhor dica é aplicar tudo aquilo que você orienta ao seu cliente. Praticar atividade física, estabelecer uma alimentação saudável, dormir bem, realizar exames preventivos entre outras atitudes saudáveis. Seja uma referência, um exemplo a ser seguido.

Saúde Emocional: Tenha pensamentos positivos em relação vida e a si mesmo, pratique o bom humor e o sorriso sempre, a alegria contagia as pessoas, diga não sem se sentir culpado, elogie mais e critique menos, pratique o perdão a si e aos outros. Ter sentimentos como raiva, medo, ciúmes, ansiedade faz parte das nossas emoções, porém, como lidamos com esses sentimentos faz toda a diferença para o desempenho e evolução profissional, pratique a inteligência emocional.

Saúde Espiritual: Aqui a espiritualidade não é abordada como crença religiosa e sim como recursos internos e pessoais para a promoção da paz interior, envolve moral, ética, valores, missão de vida, o que te move a ser uma pessoa melhor e fortalecida. A prática de algumas ferramentas pode ajudar nesse processo: como a Fé, a compaixão, perdão, humildade, coragem, criatividade, intuição, integridade, otimismo, paciência, persistência, resiliência e o amor incondicional. De acordo com Haanel, C (2008) A força mental é obtida exatamente como se obtém a força física, através do exercício.

Saúde Familiar: A Família é um bem precioso, muitas vezes deixamos esse setor de lado em nome do trabalho e da necessidade financeira, não se sinta culpado o que vale muitas vezes é a qualidade e não a quantidade. Estabeleça momentos únicos de união, demostre afeto, elogie, pratique o amor, abrace, seja carinhoso, divertido com seus entes queridos. Se fizer a opção de se dedicar integralmente a família, faça de coração, pois já presenciei casos que a mãe nunca trabalhou fora e é incapaz de demonstrar afeto e carinho a todos ao seu redor, porque acredita que o seu sacrifício já foi demais e supre tudo, cuidado com as armadilhas nesse setor, lembre-se ele é o alicerce a base para tudo!

Saúde Social: Relacionar-se bem com os outros é um dos maiores desafios do ser humano. Pensar bem antes de agir é uma boa receita para o convívio em diversos setores. A saúde social vai além do relacionamento com pessoas e amigos é uma forma de devolver parte do seu talento à sociedade, é a prática da caridade, da solidariedade e da doação. O que você deseja fazer para ajudar o próximo e contribuir para a sociedade?

Saúde Intelectual: Procure manter o cérebro ativo em busca por conhecimento, amplie seus horizontes, através de filmes, leituras, viagens, cursos e culturas diferentes, busque assuntos que te faça crescer no intelecto. Segundo especialistas no campo da neurociência o nosso cérebro é quase como o músculo, se parar de usar ele vai atrofiar.

Saúde Profissional: O trabalho compõe a maior parte do nosso dia, então deve ser prazeroso, gostar do que faz é essencial. Procure buscar uma convivência sadia e de respeito no ambiente profissional, seja uma pessoal envolvida, pró ativa, para gerar crescimento para ambos os envolvidos e obter resultados financeiros positivos, para realização dos seus desejos e projetos materiais.

Saúde Financeira: O equilíbrio da saúde financeira é sem dúvida primordial para todos. O desequilíbrio pode promover um verdadeiro caos em outros setores. Ter bons hábitos e conhecer seus números é o primeiro passo, mais do que saber ganhar é preciso realizar gastos conscientes, controlar, planejar, obter planilhas atualizadas e estabelecer reservas. O dinheiro não deve ser um fator de estresse e sim um excelente gerador de estabilidade material e nos relacionamentos.

Saúde Ecológica: Sustentabilidade ambiental, empresarial e social se tornou tão importante que há uma grande procura por profissionais qualificados no assunto. Preservar a natureza, reciclar o lixo, economizar água e utilizar matéria prima que gere menos impacto no mundo, se tornou essencial e visto como um ponto forte e competitivo. Analise sua casa, o seu espaço, sua clínica o que você pode fazer para contribuir e fazer a diferença para um mundo melhor.

Comece agora as mudanças necessárias, desperte o seu poder pessoal, seja você a mudança na sua VIDA!

“A vida é curta, por isso não faça dela um rascunho, pois pode não dar tempo de passar a limpo” Barbosa, Christian (2011) citado no livro A Tríade do tempo.

Um grande abraço!

Bibliografia.

Wellness: Seu guia de qualidade de vida. Ogata, Alberto e Marchi, de Ricardo 2008.

A Chave mestra do sucesso. O Clássico que inspirou O Segredo – 24 lições para alcançar tudo o que desejar. Haanel, Charles F. 2008.

A Tríade do Tempo – Um Modelo Comprovado para Organizar Sua Vida, Aumentar sua Produtividade e seu Equilíbrio. Barbosa, Christian. 2011.

Introdução A Teoria geral da administração. Chiavenato, Idalberto 2014.

O Mestre do impossível: Mude suas crenças e conquiste seu futuro. Kadomoto, Tadashi 2014.

 

 

 

 

Compartilhar
Artigo anteriorStress oxidativo e fontes naturais antioxidantes
Próximo artigoAnestesia & Micropigmentação
Alessandra Fregoneze
Alessandra Fregoneze é Fisioterapeuta com 11 anos de experiência no segmento, MBA em Gestão e Atuação Clínicas e SPAS, é pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa, autora do módulo Aurículoterapia Aplicativo Meihuanet, Especialista em Reabilitação Orofacial (D.T.M) e Estética Funcional Aplicada à Posturologia, é Consultora em startups e novos negócios da área de Estética e Bem Estar e ministra cursos sobre gestão, marketing e menu de serviços.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here