Crie uma startup de sucesso!
Parte 1

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Empreendedorismo, Inovação e Liderança na Estética.

Depois de vivenciar uma consultoria que me trouxe muito aprendizado, amadurecimento e aprimoramento de técnicas, resolvi dar sequência e escrever sobre o tema. Uma das minhas paixões, novos negócios no segmento de estética e spa. Por ser um assunto muito abrangente resolvi desmembrar em quatro pilares: Startup, Empreendedorismo, Inovação e Liderança, pois considero tópicos fundamentais para tirar aquele lindo sonho do papel!
O ser humano é dotado ideias, sonhos e com potencial bem criativo, alguns nascem com o dom, outros desenvolvem as habilidades ao longo da vida, no entanto, será que uma ideia mesmo inovadora e turbinada de capital vale um negócio?

O Brasil é um país de muitos empreendedores e atuamos em um segmento privilegiado de beleza e cuidados pessoais, sempre em alta mesmo com a crise, mas esse ano houve um abalo no setor depois de 23 anos de 6,7% segundo dados da (ABIHPEC). E devido a isso, ninguém pode se dar o luxo de criar um novo negócio para ter prejuízo! Imagina só, quem é que deseja fracassar e perder dinheiro? Ninguém pode apostar!

Existe uma frase excelente, muito conhecida no mundo das startups que diz: “A vida é muito curta para construirmos algo que ninguém quer”(Ash Maurya). Vamos refletir aquela ideia incrível que você sempre sonhou, perfeita, fascinante, não se transformará em um fracasso? Já parou para pensar nisso? A questão não é pensar negativo ou positivo, a verdade é que muitos produtos, ideias e modelos de negócios em qualquer setor fracassam porque não trazem soluções, diferencial, necessidade de mercado, não tem procura e se não tem procura, como você deseja ter lucro e sucesso?

Um empreendimento somente existe porque pessoas desejam que ele exista. (Gerber, 2011).

Respondendo a pergunta: Sim, uma ideia vale um negócio! Porém é necessário utilizar algumas ferramentas e estratégias, seguir um passo-a-passo com base em evidencias e não em suposições, sem embasamento na ilusão de que um dia pode dar certo!

Sempre enfatizo esse ponto, não importa o tamanho do seu projeto ou sonho pense nele como se fosse grandioso. Se no meio do caminho para viabilizar o negócio você sentir vontade de mudar tudo, insegurança, esgotada nas ações, então pare e reflita! Eu estou pronta e preparada para desprender minhas finanças e energia por esse sonho?

Você precisa evitar que seu sonho fracasse e para isso é importante conhecer os processos, seguir algumas dicas de mercado antes de empreender!

Mas será que existe diferença em criar uma startup, montar um plano de negócio ou modelo negócio?

Primeiro vamos entender de forma pontual a diferença entre o conceito startup, um plano de negócio e modelo de negócio, que será essencial para decidir qual caminho adotar, quando for montar sua clínica ou reestruturá-la.

O que é o conceito startup?

Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. É uma organização desenhada para criar uma solução para um problema de um conjunto de pessoas. É muito maior do que a soma das partes; é uma iniciativa humana. (Ries, 2012)

Compreende a força da palavra incerteza? Desenvolver uma startup vai além de um modelo de negócio você deve intensificar ao máximo a sua paixão, ousadia, esforços, tempo é literalmente ter ela correndo em suas veias! Startup é um conceito moderno atual e geralmente as melhores ideias tem a frente jovens estudantes com pouco recurso financeiro, mas cheios de criatividade, inovação e energia de sobra!

O conceito adota o termo “simplesmente faça” (“Just do it”) a paixão, energia e a visão que as pessoas trazem para novos empreendimentos são recursos muito preciosos para desperdiçar. (Ries, 2012).

Como metodologia uma startup pode utilizar o Business Model Canvas que se trata de uma ferramenta focada em quem é a empresa e que valores ela vai criar para as pessoas, trabalha a essência do negócio! Modéstia parte é o que eu mais gosto de trabalhar!

O que é um plano de negócio?

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. (SEBRAE, 2013)

É um mapa, um instrumento que visa clarear o caminho a percorrer, requer uma quantidade de informações detalhadas, um estudo profundo do mercado, faz projeções financeiras, metas, concepções, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidor. É extremamente custoso e mais difícil de ser compartilhado, sem contar o tempo que leva para finalizá-lo. Mas para quem não tem capital e deseja apresentar a ideia para um investidor anjo ou um acelerador de statups, ele é fundamental!

O que é modelo de negócio?

É um mapa bem enxuto do plano de negócio, apresenta somente as informações pontuais e necessárias, tem baixo custo e é de fácil compreensão, pode ser modificado, ajustado e o mais importante pode ser replicado para cada segmento de mercado, perde-se menos tempo nos detalhes, porém é levado muito a sério na sua execução.

Independente da escolha, para quem deseja abrir uma empresa, utilizar uma das ferramentas acima é uma obrigação e não uma opção!

O plano irá colaborar para que o empreendedor possa responder a seguinte pergunta “vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?” (SEBRAE, 2013).

Evite que seu sonho fracasse, siga algumas dicas antes de dar o primeiro passo!

Para finalizar deixo aqui uma reflexão: a fascinação por uma ideia, muitas vezes está relacionada a satisfazer ao ego, muito cuidado com isso, você pode por tudo a perder.

Para o próximo texto abordo o assunto empreendedorismo e o perfil empreendedor na estética.

Desejo sucesso a todos.

Grande abraço e até breve!

 

Consultas e Referências:

ABStartups – Associação Brasileira de Startup.
ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
GERBER, ME. Sua Ideia Vale um Negócio? Como planejar e começar seu projeto vencedor. São Paulo: Ed. Gente, 2011.
RIES, E. A Startup Enxuta. Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem sucedidas. São Paulo: Ed. Lua de Papel, 2012.
SEBRAE/MG. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte, 2013.

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Alessandra Fregoneze
Alessandra Fregoneze é Fisioterapeuta com 11 anos de experiência no segmento, MBA em Gestão e Atuação Clínicas e SPAS, é pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa, autora do módulo Aurículoterapia Aplicativo Meihuanet, Especialista em Reabilitação Orofacial (D.T.M) e Estética Funcional Aplicada à Posturologia, é Consultora em startups e novos negócios da área de Estética e Bem Estar e ministra cursos sobre gestão, marketing e menu de serviços.

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