Crie relacionamentos para vender na estética. Não venda, para criar relacionamentos.

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A nossa habilidade comercial é como um músculo, quanto mais exercitamos, mais forte e preparado este músculo fica.
A venda é uma habilidade disponível para todas as pessoas. Algumas possuem maior desenvoltura e intimidade com a habilidade, dependendo do seu histórico familiar e modelos que teve durante a sua infância. Outras ainda precisam exercitar o músculo para começar a experimentar resultados.

Vender, portanto faz parte da natureza humana. Vendemos o tempo todo para todas as pessoas que de alguma maneira participam do nosso dia a dia. Vendemos ideias, imagem, uma filosofia e estilo de vida, princípios. De forma inconsciente estamos vendendo algo para o outro a todo instante.
Deste modo, quando um profissional relata que “não sabe vender”, não nasceu para isso, ou ainda, que odeia a área comercial, na verdade ele apenas está justificando (de forma inconsciente) o fato de não ter despertado para esta capacidade. E como se costuma apenas gostar do que se conhece, vendas, acaba se tornando nos dias de hoje, ainda um bicho de sete cabeças para muitos e muitos profissionais de diversas áreas.

Mas infelizmente não podemos fugir da realidade. Todos precisam e devem aprender a desenvolver este músculo (habilidade da venda), que poderá abrir portas e garantir muitas oportunidades no decorrer da sua vida. Até para disputar uma vaga em uma empresa, é fundamental saber “se vender”. Imagine no dia a dia profissional? A cada cliente que você atende, precisa mostrar de forma sutil e convincente, porque terá mais benefícios em continuar com você e não com o concorrente em outra oportunidade.
Isto é venda! E se for da vontade do profissional, é possível desenvolver, treinar, praticar e se tornar confiante e seguro para emocionar o cliente e convencer pelo entusiasmo. E acredite, conforme você percebe os resultados dessa prática, correrá o risco até de começar a “gostar de vender”.

Emoção! Está aqui a principal diferença do profissional comercial de hoje, para o vendedor insistente e muitas vezes inconveniente do passado. Antigamente por falta de estudos e pesquisas sobre o entendimento do comportamento do consumidor, acreditava-se que era necessário vender para criar relacionamento. Por este motivo o processo de venda tinha como foco principal, o produto em si. Hoje após investimento em pesquisas, que ajudaram a desvendar o processo de compra, entendemos que a venda obedece três etapas principais:
1. Entender de pessoas
2. Criar relacionamento (conexão genuína)
3. Despertar emoção e entusiasmo
4. Vender soluções e mudanças na vida do outro.

Sim! Hoje um profissional vendedor ou comercial, não quer apenas fazer um bom negócio. Ele deseja mudar, transformar e fazer a diferença real na vida das pessoas. Ele é um agente de transformação, independente do segmento em que atua. Ao levar uma solução para o cliente, estará mudando para melhor a experiência do mesmo, em alguma área da vida.

Neste sentido, vender é muito mais do que trocar produtos e serviços por valores. É transformar a vida do outro para melhor. E para chegar a este objetivo, não basta ser apenas tecnicamente qualificado, entender do produto e dominar a teoria. É preciso primordialmente, saber entender e ter a capacidade de se conectar genuinamente e emocionalmente com as “dores” do outro, em busca de soluções. Os clientes somente permitirão que você conclua seu processo de venda com sucesso, se sentirem-se envolvidos e convencidos emocionalmente pelo seu propósito.

Vamos exercitar o “músculo”da habilidade comercial e começar a encantar para vender:
1 Defina qual a sua missão? Qual o seu objetivo como profissional na vida das pessoas?
2 Descubra e descreva, de que maneira você será capaz de mudar a vida das pessoas para melhor com a sua (missão). E como será capaz de se diferenciar do seu concorrente perante o mercado.
3 Qual o seu “principal valor agregado” diferencial. O que você tem que nenhum outro profissional será capaz de copiar?
4 Como mostrar isso para o seu cliente no atendimento? (abordagem, discurso, atitude, postura)
5 Qual a principal (dor do seus nicho de clientes). O que você será capaz de solucionar com a sua missão?
6 Treinar e desenvolver a autoconfiança e segurança para vender. Este é o tema do próximo artigo, onde será abordado o passo a passo para desenvolver a identidade do profissional, agente de transformação.

Comece agora a treinar e desenvolver esta habilidade respondendo estas perguntas e estruturando a sua nova abordagem e discurso com o seu cliente, seja nas redes sociais ou em atendimento. Invista na empatia, carisma, compaixão e comece a criar novos e fiéis relacionamentos para vender a partir de agora.

REFERÊNCIAS :
SUPERTI, Pedro. Ouse ser diferente. São Paulo. Buzz. 2020.
KLARIC, Jürgen. Venda à mente não ao cliente. São Paulo. Planeta. 2017.
PINK, Daniel. Saber vender é da natureza humana. Leya.2013.

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