Cosméticos contra a Poluição

Prevenção do Envelhecimento Extrínseco

0
398
poluicao

Cada vez mais, estudos epidemiológicos sugerem que a poluição é capaz de afetar a integridade cutânea, estando intimamente ligada ao envelhecimento precoce da pele.

Nos últimos anos, a poluição do ar tornou-se um grande problema em alguns países da América Latina e do Caribe por causa do desenvolvimento urbano e crescente industrialização.

As áreas urbanas latino-americanas mais afetadas pelas emissões de poluentes são: a área de São Paulo (Brasil), a cidade de Santiago (Chile) e da área metropolitana da Cidade do México. No entanto, situações semelhantes às que prevalecem nessas cidades poderia ocorrer em outras cidades da América Latina e do Caribe.

A população exposta a níveis de ar-poluente que exceda as diretrizes da OMS pode ser estimada em 81 milhões, ou 26,5% do total da população urbana da América Latina e 19% da sua população total.

Estudos epidemiológicos apontam que a poluição afeta o desenvolvimento e o número de doenças dermatológicas devido a diversos fatores como:

–  Indução do estresse oxidativo;

–  Produção de espécies reativas de oxigênio (superóxido e hidroxila);

–  Secreção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-1α e IL-8);

–  Aumento de MMP’s (MMP-1, MMP-2 e MMP-9).

Sabendo de todos esses fatores que estamos expostos, devemos nos preocupar em protegê-la cada vez mais e uma das soluções cosméticas para melhorar esses agravantes é usar alguns cosméticos contendo carvão vegetal ativado extraído do bambu e ativos anti-aging. Tem sido utilizado há séculos em países asiáticos por suas propriedades detoxificantes e atualmente é uma inovação cosmética para o combate a intoxicação cutânea causada por poluentes.

Os detoxificantes da pele agem absorvendo impurezas que se depositam na superfície da pele e desobstruir os poros, eliminando assim toxinas prejudiciais à saúde cutânea.

Lembrando que devemos sempre prevenir de altas exposições ao Sol sem proteção, fator que agrava ainda mais a degradação de substâncias (colágeno, elastina e ácido hialurônico), substâncias essenciais para a firmeza e preenchimento da nossa pele.  Sendo assim a cosmetologia traz a eficácia e a segurança para inibir o envelhecimento precoce e manter a saúde da pele.

(Krutmanet al., 2014; Kim et al., 2016).

(Adaptado – RomieuWeitzenfeld HFinkelman J.World Health Stat Q. 1990;43(3):153-67.)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here