Cosmética genética – os avanços tecnológicos

0
780

Há décadas existe a engenharia genética e grandes conquistas foram feitas com o conhecimento adquirido durante este percurso sobre nosso DNA.

Os benefícios deste conhecimento  ofereceram muitos avanços para áreas de diferentes atuações, e é claro a cosmética não ficou de fora, trazendo várias novidades para o nosso cotidiano.

Um dos grandes alvos de pesquisa de forte interesse para cosmetologia é o envelhecimento da pele. Ainda não foi possível alcançar a juventude eterna,um grande sonho da humanidade, mas a evolução da Cosmética permite alcançar resultados excelentes e muito satisfatórios com o uso da alta tecnologia utilizada para produzir os produtos cosméticos.

Com o aumento da expectativa de vida queremos envelhecer com mais qualidade, com muita saúde e de preferência bem bonitos, e para isto não nos faltam opções de tratamentos estéticos, para todas as idades, gostos e bolsos….evidentemente.

Atualmente temos opções de tratar a pele utilizando o que há de mais moderno e tecnológico em  cosméticos, como os peptídeos, células tronco de origem vegetal e fatores de crescimento.

Estas substâncias tornam os produtos com ação mais direcionadas e tratam a pele com capacidade regenerativa superior, atuando na longevidade celular , protegendo e até estimulando o reparo do DNA de células e de fatores de crescimento natural da pele,sendo elas substâncias diferenciadas dentro das formulações cosméticas.

O principal foco é no fibroblasto célula responsável pela produção das fibras de sustentação da pele e dos queratinócitos células da epiderme que faz parte do mecanismo de proteção da pele .

Os cientistas, liderados pelo geneticista norte-americano Francis S. Collins (conhecido por coordenar o Projeto Genoma Humano), descobriram que telômeros curtos ativam a produção de progerina em indivíduos saudáveis. Quanto mais curtos os telômeros, mais progerina é produzida.

A expressão progerina é agora utilizada como biomarcador de envelhecimento celular.

sandra_costa_artigo_02_imagem

As alterações biomoleculares são o ponto de partida para o envelhecimento celular, ocorrendo uma modificação do material genético (DNA) por inúmeros fatores, dentre eles,  o encurtamento do telômero e a produção de uma substância tóxica para células chamada progerina, que é um marcador de senescência descoberto através da compreensão da Progeria ( doença relativa ao envelhecimento precoce em crianças).

Os telômeros funcionam, portanto, como um relógio da vida celular, definindo o início da senescência devido ao encurtamento telomérico ocasionado pela falta da enzima telomerase e pelo acúmulo de progerina que tem sua produção aumentada na condição do envelhecimento.

Analisando bem estes conhecimentos importantes no curso do envelhecimento da pele, é muito animador saber que temos hoje a possibilidade de usar cosméticos que podem interferir neste processo e prevenir o envelhecimento precoce da nossa pele. A inibição da senescência celular  é uma das estratégias feitas com a utilização de ativos como Scutellaria baicalensis – de origem vegetal  cuja função é a indução da telomerase em fibroblasto, conforme estudos in vitro que foram realizados. Outra opção bastante interessante é o Progeline um tripeptídeo biométicos que foi  Lançamento mundial na IN Cosmetics 2012 onde ganhou prêmio de melhor ingrediente, que atua na redução de progerin.

Diante de informações preciosas como estas, fica uma dica para profissionais da área associar a seus tratamentos ativos que tenham a função de  proteger o DNA celular sendo este de grande  importancia para regular o envelhecimento cutâneo

Sem dúvida, estes produtos com substancias tão modernas e tecnológicas podem ser considerados diferenciados, já que normalmente possuem maior capacidade de penetração na pele e promovem resultados mais efetivos no tratamento  e na prevenção do envelhecimento cutâneo para o uso clinico e pós clinico como manutenção domiciliar, concedendo destaque aos profissionais que os usa.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here