Como evitar a perda de clientes no começo do ano

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evitar perda de clientes

Por Fernanda Guerzoni

No mundo da estética, sabemos que os meses mais rentáveis são aqueles próximos ao verão e as festas de fim de ano. A procura de tratamentos estéticos é bem maior nesses períodos e geralmente conseguimos completar 100% nossa agenda e inclusive conseguir novos clientes, atraídos por nossa oferta (ou angustiados porque não conseguiram horário nas clínicas de estética ou esteticista de sua preferência).
Apesar dos bons resultados que essa tendência pode causar, é muito importante agir rápido para conseguir que esses clientes esporádicos transformem-se em assíduos e que esse aumento exponencial de vendas se mantenha durante o ano inteiro. Então, que podemos fazer?
O mais importante será planejar um plano de ação para antes, durante e depois das festas de fim de ano. Veja como você poderá criar o ecossistema perfeito para manter sua lucratividade e clientes nos meses mais escassos do ano:

O que posso fazer antes? Estamos a poucos dias das principais festas de fim de ano e é o momento adequado para criar as campanhas que serão oferecidas nas próximas semanas.
Decore seu centro de estética! Coloque uma árvore de Natal bonita, espalhe pequenos detalhes que lembrem a época natalina e o reveillon. Se você presta serviços a domicilio, que tal colocar no seu jaleco algum pin desejando as “boas-festas”? O importante é que seus clientes entrem no clima de fim de ano e estejam mais abertos a conversar, rir e comprar, claro!
Desde já você pode ir pedindo que seus clientes habituais escolham um horário para serem atendidos no fim de ano. Assim você já pode conhecer a ocupação da sua agenda e prever o faturamento desse período.
Prepare ofertas exclusivas para novos clientes. Se você conta com um software de gestão e marketing você terá ferramentas maravilhosas à sua disposição, como por exemplo, descontos especiais às pessoas registradas na sua clínica de estética durante as semanas das festas de fim de ano.
Os softwares de gestão para clínicas de estética também permitem que você ofereça, por exemplo, o dobro de pontos para os novos clientes ou vale-presentes para trocar por algum produto ou melhor preço.
Os packs de tratamentos de estética são seus melhores amigos no fim de ano. Perfeitos para conseguir novos clientes e fidelizar os atuais! Antes de aventurar-se no maravilhoso mundo dos pacotes é importante ter um controle total das sessões de cada cliente. Anotar as sessões compradas, disponíveis e realizadas pode ser uma tarefa impossível. Nesse caso, o computador e um sistema de gestão podem unificar essas informações para que você seja tão criativa quanto queira.
Além disso, packs tipo “Pack Happy New Year: depilação + limpeza de pele + creme hidratante” são irresistíveis! Suas ofertas sempre devem plantar nos clientes a sensação de “o tempo se esgota, tenho que aproveitar essa promoção já mesmo! ”

O que fazer durante? É importante contar com um estoque de produtos de venda e de consumo interno abastecido, para evitar “saias justas” nos dias mais decisivos.
Lembre-se que o movimento será bem maior, sendo assim, talvez precise de mais auxiliares para permitir que as sessões sejam realizadas no tempo correto, evitando atrasos, mal humor na sala de espera e inclusive perda de clientes.
Quanto mais no clima de festa você entre, mais felizes estarão os clientes, afim de contas, todo mundo gosta dessa confraternização e alegria. Nos dias de festa, ofereça pequenos presentes, simbólicos, aos clientes. Dispor de bebidas frescas e algum aperitivo também podem conquistar o coração da maioria deles. Desde cupcakes aos pedacinhos de panetone, quem não gosta? E que tal pedir para alguém vestir-se de Papai Noel para brincar com as crianças enquanto suas mães ficam mais bonitas?

E depois? Depois das festas – e de que você tenha conseguido captar novos clientes com ofertas e fidelizar os habituais com pequenos detalhes e gestos – o momento é crucial. Você pode criar um listado dos novos clientes que conseguiu com sua campanha de Natal e enviar mensagens SMS depois de alguns dias agradecendo sua confiança e convidando-lhe a visitar seu centro ou solicitar seus serviços de home care novamente. Se você oferecer um pequeno desconto, por tempo limitado, a esses novos clientes, a probabilidade de que eles repitam a visita será grandíssima. Não deixe escapar a oportunidade de fidelizar pessoas que já te conhecem.
Investigue também quais dos seus clientes habituais não acudiram à clínica ou serviços estéticos no fim do ano. Das duas uma: ou esses clientes passaram o Natal de pijama ou mudaram de esteticista. Não deixe que fujam, eles são importantes para manter sua rentabilidade o ano todo. Ligue, envie email marketing ou mensagens SMS oferecendo algo especial por sua visita.

Conclusão: para que você possa conseguir aumentar sua clientela e vendas e mantê-las durante todo o ano é imprescindível dois fatores; armazenar e administrar todas as informações dos seus clientes para saber que estratégia tomar com cada um deles. O outro fator é ter uma atitude ativa para conseguir clientes e fidelizá-los. Seu trabalho não termina quando o cliente sai da cabine, mas sim começa.

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