Como conquistar e fidelizar clientes do seu salão de beleza

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fidelizar clientes
Por Leyla Olivares

Você saberia dizer qual é a coisa mais valiosa no seu salão de beleza? Seus móveis ou aquele espelho especialmente criado para clínicas de beleza? Talvez aquele aparelho estético mais que inovador ou os novos produtos do seu estoque? Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas, pode ser que você esteja perdendo – ou deixando de cativar – o mais importante do seu negócio: seus clientes!
Os clientes são o pilar do seu salão de beleza e todos seus esforços sempre devem ser dirigidos a eles: ao seu bem-estar, sua satisfação e sua fidelidade. As empresas que atualmente têm maior sucesso são aquelas que cuidam dos clientes como um dos seus e não como um resume de balanços econômicos.

Eu costumo realizar um exercício muito interessante e que pode melhorar drasticamente a relação entre você, seu negócio e seus clientes: coloque-se no lugar de cada pessoa que entra no seu estabelecimento. Você deve tentar sentir o que seus clientes sentem, pensar como pensam e antecipar suas possíveis necessidades. Quando você conseguir criar essa empatia de forma verdadeira, você verá que será muito mais fácil a conquista e fidelizaçao de clientes.
A resposta dos seus clientes à forma que você atua será muito mais positiva e você poderá obter aquele feedback tão interessante, capaz de ajudar-lhe a tomar as decisões mais acertadas. Experimente, você se surpreenderá com os resultados. Agora, deixamos a teoria um pouco de lado e falemos de ações práticas. A seguir, te deixo algumas ideias maravilhosas capazes de fazer seus clientes gostarem mais de você e do seu salão cada dia mais. Confira:

1. Ofereça aos seus clientes frequentemente ofertas ou promoções especiais para clientes VIP
Todo mundo gosta de sentir-se especial e seus clientes também. Se seus clientes mais assíduos sentem que sua fidelidade é reconhecida por você, não te trocarão por nada. Uma boa ideia é oferecer vale-presentes promocionais; basta fazer pequenos cartões decorados que ofereçam descontos ou algum presentinho. Alguns sistemas de gestão e marketing contam com ferramentas para oferecer descontos diretamente no ticket do cliente, é de grande ajuda.

2. Surpreenda seus clientes com detalhes
Observe, escute e comunique-se com seus clientes para saber o que gostam, que estilo têm, onde vivem, se são casados, sua idade, etc. Tente fazer uma ficha completa dos clientes; quanto mais os conheça melhor poderá fazer seu trabalho e poderá surpreender muito mais!
Estude um gosto em comum das suas clientes e prepara uma surpresa. Por exemplo, se grande parte das suas clientes – ou o grupo de clientes que você pretende fidelizar – costumam fazer viagens frequentemente, você poderia presentar um pequeno kit de beleza de viagem. Pode ter certeza que o valor gasto nesse tipo de detalhe voltará em forma de rentabilidade e lucro para você!

3. Escute e faça mudanças
Ninguém melhor seus clientes para saber o que poderia melhor no seu salão de beleza. OK, o salão é seu e você o conhece melhor que ninguém, porém as vezes uma opinião de fora é decisiva para fazer “cair a ficha” e ver algo diante do nariz que não estávamos vendo.
Seus clientes não ganham nada reclamando, se têm uma queixa ou um comentário é porque realmente acreditam que poderia ser feito diferente. Escute, analise, sonde com mais pessoas sua opinião sobre determinada situação e não tenha medo de mudar. Nunca! Só aprendemos dos erros e é esse aprendizado que nos fazem fortes e cheias de sucesso!

4. Ofereça o melhor serviço!
É muito importante esforçar-se para oferecer ao cliente o serviço que ele busca, ainda que isso signifique mudar um pouco a forma com que estamos acostumados a trabalhar. Como disse anteriormente, é importante antecipar as necessidades e dar algo antes mesmo que ele peça! Parece difícil mas nao é! Podemos aprender de cada sessão de tratamento, de cada pessoa, de cada profissional que trabalha conosco. Vá de vez em quando em salões de beleza que você consider excepcionais e “copie” algumas ideias que você acredita que poderiam funcionar com sua clientela.

4. Cumpra o que promete
Se você promete algo a um cliente deverá cumprir. Não há maneira mais fácil de perder um cliente que fazendo sentir-se enganado. Cumpra suas promessas e mais que isso; vá sempre além do prometido! Uma boa ideia é, por exemplo, presentear produtos que não têm muita saída no seu estoque àquelas clientes que compram packs de tratamentos.

CONCLUSÃO:
Lembre-se que é muito mais fácil manter um cliente que conseguir outro. Um cliente satisfeito e fidelizado é capaz de propagar seus serviços fazendo um excelente boca-a-boca. Além do mais, obter um banco de dados de clientes ativos, felizes e fieis à você é garantia de estabilidade no seu faturamento e crescimento.

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