Começando o negócio próprio!

0
324

O primeiro sentimento quando pensamos em abrir um negócio próprio é o medo. Sim, porque aparece um porção de “e se…”. Ok, concordo com todos estes frios na barriga, então faço a seguinte pergunta:

– Na selva, você quer ser o leão ou o coelho?

Acredito que todos devem ter pensado: O leão é lógico! Então conseguimos chegar em nossa primeira conclusão, se quero e concordo que ser o leão é melhor, preciso dar o primeiro passo para que isso se torne realidade. Talvez ler isto te deixe cheia de coragem, ótimo! Mas para começar de uma forma segura, o primeiro passo é fazer um planejamento do seu negócio.

Agora você deve estar se perguntando: O que é isso? Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado(SEBRAE).

Mas…como fazer isso? Para ajudar, vou deixar um modelo de planejamento de negócio junto a este post. É só seguir o modelo e ir respondendo as perguntas e adaptando para o seu negócio.

Boa sorte a todas!

Beijos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here