Cliente descartável, uma tristeza para qualquer profissional de sucesso

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Uma vez na minha clínica, atendi um motorista de táxi que estava me contando uma discussão que ele teve com uma passageira. No final ele me surpreendeu com uma afirmação – “Para mim, ela era somente dinheiro. Eu olhava e via uma nota de vinte dólares na testa dela!”.
Eu fiquei tão surpresa e chocada com essa ideia, que até hoje reflito sobre o assunto. Como podemos olhar para o outro e ver somente uma nota na testa dele?
Sem querer julgar o meu cliente, que tem a sorte de ter passageiros ao invés de clientes, me interessa saber o que você vê quando olha para seu cliente. Você olha para uma nota ou para um ser humano em busca de solução?
Não vendemos beleza pensando no cliente como um ser descartável. Se fizermos isso, não conseguiremos chegar no terceiro ano de profissão. Criamos um relacionamento com nossos clientes, e quanto mais sólido e verdadeiro, mais longe e próspero será a sua jornada.
Então, como fazer para que seu cliente saiba que ele não é descartável, que você escolheu sua profissão para servir com prazer?
Dicas para um relacionamento durável e não descartável

1. Tenha interesse em saber o que acontece com o seu cliente, mesmo que você pense que já sabe!
Sim, temos o hábito de adivinhar o que o outro está procurando, sentindo, pensando. Assim, não olhamos para o outro de verdade porque tudo que fazemos é deduzir.
Abrir os seus olhos e ouvidos para o seu cliente é a melhor forma de se aproximar dele. Como um filho que chega da escola e a mãe realmente quer saber o que aconteceu, tenha um minuto com seu cliente para cumprimentá-lo e saber como ele está.

2. Deixe a politicagem de lado e fale a verdade!
O que mais me assusta nos relacionamentos é a falsidade, é traição quando falamos uma coisa na frente e o outra nas costas. Eu sei que temos que ter diplomacia com os clientes, que temos que dar o nosso melhor e tudo isso. Porém, máscaras com o tempo caem e quanto mais cedo mostramos a nossa verdade, o nosso estilo, melhor. Não investir em relacionamentos descartáveis significa SER VERDADEIRO!

3. Cobre bem pelo seu serviço!
Eu sei que parece contraditória essa dica aqui, mas o cliente importante é aquele que paga bem. Não porque você vê nele uma nota na testa, mas porque ele valoriza o serviço que você oferece.
Quando o cliente paga bem, você fica feliz e consegue dar o seu melhor. Um profissional de sucesso sabe se abrir para um relacionamento duradouro e esse só existe quando a troca é claramente identificada. Por exemplo, eu te sirvo com o meu melhor e você me paga o seu melhor.
Perceba que não estou dizendo para cobrar bem somente em notas, em dinheiro. Cobre pontualidade, compromisso, persistência, e também dinheiro. Cobre respeito!

Sei que alguns clientes são realmente passageiros, mas acredito que aqueles que nos fazem sair da cama de manhã são importantes e jamais descartáveis.
Se estiver muito cansado na sua jornada profissional, reflita e veja se são os clientes descartáveis que estão tirando o seu fôlego. Sim, porque eles passam e tiram o pouco que temos. Responsabilize-se pelos seus clientes!

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