Chocolate: Mocinho ou vilão?

0
104

O cacau, ingrediente essencial na fabricação de chocolates, possui grande capacidade antioxidante, maior inclusive do que a de chás e do vinho tinto.

Apesar de frequentemente visto como um alimento de baixa qualidade nutricional, pela quantidade de açúcar e gordura, estudos recentes têm demonstrado que o chocolate pode ser benéfico a saúde, devido a atividade dos antioxidantes fenólicos presentes no cacau.

Estudos sugerem que os efeitos benéficos do cacau acontecem por um aumento da biodisponibilidade do NO (oxido nítrico), o que explica a melhora da função endotelial com a consequente vasodilatação e outros potenciais efeitos benéficos na pressão arterial.

Os flavonóides, e dentre estes os flavanóis, especialmente a epicatequina/catequina, que se encontram em elevadas concentrações no cacau quando comparados com outros alimentos, melhoram a função vascular e a sensibilidade à insulina, reduzindo a agregação plaquetária e diminuindo a PA.

Do ponto de vista estético, o cacau pode contribuir principalmente com a celulite, pois aumenta a vasodilatação e o fortalecimento dos capilares diminui o edema, que é a principal causa da celulite.

Para o chocolate ser benéfico, ele deve conter quantidades razoáveis de cacau, os melhores são os chocolates acima de 70% de cacau, ricos em polifenóis.

RECEITAS COM CACAU:

BRIGADEIRO COM BIOMASSA DE BANANA VERDE

1 xícara de biomassa de banana verde

2 colheres de cacau

2 colheres de açúcar de coco

½ xícara de leite de coco

Misturar os ingredientes na panela apurar até dar ponto de brigadeiro. Colocar no congelador por 1 hora e enrolar, passar no cacau.

SHAKE FUNCIONAL DE CACAU

2 colheres de sopa de cacau

1 copo de leite de coco

1 banana congelada sem casca

1 tâmara

Bater no liquidificador, colocar em um copo longo e polvilhar cacau por cima.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here