Bronzeado Saudável X Fotoenvelhecimento

0
164

Durante todo o ano devemos adotar alguns cuidados básicos com a pele para evitar possíveis danos futuros. Em especial no verão onde a incidência solar é maior, temos que lavar o rosto com o sabonete adequado para cada tipo de pele, usar hidratantes não oleosos e aplicar o filtro solar com maior frequência.

imagem0

Com a correria do dia a dia, as empresas de cosméticos perceberam a necessidade de fazer produtos que atendam com maior facilidade nossas necessidades. Encontramos hoje na formulação da maioria dos protetores solares, ativos que hidratam, equilibram e tratam a pele contra rugas e o fotoenvelhecimento por exemplo. Encontramos também, muitas maquiagens com ativos hidratantes e antienvelhecimento, facilitando muito a vida das mulheres principalmente. Podemos encontrar bases, corretivos, pós, batons e tantas outras…..

Para os homens, encontramos loções pós barba, gel hidratante e produtos que removem o brilho excessivo da pele já com fator de proteção solar. Todos protegem a pele tão efetivamente quanto somente o filtro solar.

Para evitarmos os males causados pelo sol, alguns cuidados diários são então imprescindíveis, tais como: uso de filtro solar, e não somente na face, como também, pescoço, colo, braços e mãos que  são regiões mais expostas no dia a dia. Isso, mesmo para aqueles que trabalham em locais fechados , pois sabemos que a luz comum dos escritórios, bem como dos computadores, aceleram o fotoenvelhecimento.
Para aqueles que trabalham em locais abertos, além do uso do protetor solar, cuidados como uso de chapéu, óculos escuro roupas leves e sombrinha, aliviam os males causados pelo sol (manchas, rugas, câncer de pele, etc…) e diminuem a sensação de mal-estar causada pelo calor excessivo.

Alguns cuidados básicos são essenciais quando utilizamos protetor solar, como:

–  aplicar 30 minutos antes da exposição ao sol;

–  reaplicar em média a cada duas horas;

– não esquecer áreas como pés, orelhas, pescoço e lábios;

– usar o protetor adequado para seu tipo de pele (gel, creme, emulsão);

– aplicar a quantidade adequada (em média 6 colheres de cha para todo o corpo, 1 para o troco, 1 para costas, 1 para cada perna, meia para cada braço e meia pra o rosto);

– utilizar o fator de proteção solar de acordo com o seu fototipo (FPS 15 – FPS 50)

Mas infelizmente algumas pessoas ainda não se conscientizaram da importância do uso do protetor solar, nem no dia a dia, nem durante a exposição ao sol, isso porque muitas vezes não conseguem valorizar a importância do uso do filtro, mesmo quando desejamos um efeito bronzeado, uniforme, saudável e duradouro. Surgem então a insolação, ardência, rubor, calor, febre algumas vezes e posteriormente uma possivel descamação e manchas na pele.

Imagem1

Imagem2

Imagem3

Para ter um bronzeado duradouro e saudável algumas medidas são necessárias, além do uso do FPS, tais como:

– esfoliação em todo corpo e face , uma semana antes da exposição ao sol, para remoção das células mortas;

-ingestão de líquidos, principalmente água, pois com o calor e suor, a desidratação da pele aumenta;

– uso de hidratantes e loções pós sol, ajudam a hidratar a pele externamente, melhorar sua elasticidade e brilho;

– utilizar o protetor adequado para seu tipo de pele (gel, creme, emulsão….) e saber escolher adequadamente o Fator de Proteção de acordo com fototipo. Segue abaixo:

– Fototipo 1 -Branco, nunca bronzeia e sempre se queima – muito sensível à radiação solar;  cabelo ruivo, muitas efélides;

– Fototipo 2 – Branco, dificilmente se bronzeia e queima-se facilmente – sensível;  efélides às vezes;

– Fototipo 3 – Moreno-claro, bronzeia e se queima de forma moderada – moderada sensibilidade solar;

– Fototipo 4 –  Moreno-escuro, bronzeia com facilidade e difilmente se queima – pouca sensibilidade solar;

– Fototipo 5 – Pardo, bronzeia-se e nunca queima – discreta sensibilidade solar;

– Fototipo 6 – Negro, bronzeia-se e nunca queima – nenhuma sensibilidade solar;

image8

image7

Quanto mais baixo for o seu fototipo (fototipo III, e especialmente fototipo I e II), mais alto deverá ser o factor de fotoprotecção do produto de proteção solar.

 Alguns tratamentos amenizam os efeitos maléficos do sol, tais como:

– Utilização de máscaras hidratantes faciais;

– Utilização de ativos umectantes, calmantes em loções, géis ou sprays, como Aloe Vera, Calendula, D-Pantenol, Fator NMF, Manteiga de Karitê, etc…

– Aumentar a ingestão de água;

– Argiloterapia;

– Entre outros.

imagem9

imagem10

Consulte sempre um dermatologista e esteticista capacitado!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here