As faces do envelhecimento

0
856
envelhecimento

O envelhecimento é um processo que ocorre naturalmente com o ser humano, “está relacionado com a perda da capacidade funcional e de reservas do organismo, mudança da resposta celular aos estímulos, perda da capacidade de reparação e predisposição do organismo à doença.” (GOMES; DAMAZIO, 2013).

O envelhecimento cronológico, também denominado de cronossenescência, ocorre pelo desgaste natural do organismo causado pela idade. O envelhecimento, pode ocorrer também por fatores extrínsecos, neste caso, devido às interferências do meio ambiente afetando o organismo. Os efeitos cumulativos da radiação solar (UV) sobre a pele colaboram para o envelhecimento extrínseco, conhecido também como fotoenvelhecimento, sendo esta a principal fonte extrínseca causadora deste tipo de envelhecimento (HARRIS, 2016).

Segundo (HARRIS, 2016), “de acordo com as manifestações observadas, atribuem-se diferentes graduações de envelhecimento e fotoenvelhecimento:

Nível 1
– Alterações epidérmicas de pigmentação
– Alterações de textura

Nível 2
– Alterações epidérmicas e dérmicas
– Queratose actínica e seborreica
– Rugas

Nível 3
– Rugas severas
– Coloração amarelada
– Comedões e poros dilatados
– Lesões malignas”

Referente às teorias que explicam o envelhecimento podemos citar as teorias genéticas (teoria da velocidade da vida, teoria da multiplicação celular, teoria das relações cruzadas de macromoléculas, teoria da mutagênese intrínseca, teoria dos radicais livres, teoria neuroendócrina e teoria do encurtamento dos telômeros) outra classe de teorias são as Estocásticas, que trabalham com a hipótese de que o envelhecimento ocorre quando a capacidade de manutenção das funções orgânica e da vida são superadas pelo acúmulo de agressões ambientais, são elas a teoria das mutações somáticas, teoria do erro – catástrofe, teoria da reparação do DNA, teoria da glicosilação e a teoria do estresse oxidativo (LUCAS; et al, 2013).

As células humanas têm capacidade finita de reprodução, entrando no processo chamado “senescência”. Um dos mecanismos importantes da cosmecêutica antienvelhecimento é o combate ao estresse oxidativo. O tratamento tópico do envelhecimento cutâneo visa tornar a pele mais saudável, traçando um protocolo antienvelhecimento que procure corrigir os problemas existentes (TIBÉRIO, 2014).

Atualmente a indústria cosmética, com base nas teorias sobre as causas do envelhecimento tem lançado produtos anti age com aspectos hidratantesantioxidantes ou que atuem nas rugas da mímica ou gravitacional.

O interesse em manter a juventude e valorizar a beleza tem atingido outros territórios, a busca pelo elixir da juventude tem sido a cobiça de homens e mulheres, jovens e adultos. Atualmente tem se falado muito sobre a prevenção do envelhecimento na imprensa leiga e tem se conquistado muitos adeptos aos cosméticos com características anti-age pelo público a partir dos 25 anos de idade, homens e mulheres influenciados por blogueiras. Cientificamente, é importante salientar quais os melhores recursos que um produto cosmético é capaz de oferecer para essa população que tem interesse crescente sobre a temática.

Referências

1 – GOMES, R. K.; DAMAZIO, M. G. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 4ª ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, p. 86-94, 2013.
2 – HARRIS, M. I. N.C. Pele: do nascimento à maturidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, p. 183-192, 2016.
3 – LUCA, C. et al. A atuação da cosmetologia genética sobre os tratamentos antienvelhecimento. Interfacehs Senac São Paulo, nº 2. 2013. p. 63 – 91. Disponível em: Acesso em: 12/09/2016
4 – TIBÉRIO, C. Óleo essencial de cravo da índia microencapsulado como ativo antienvelhecimento. Revista Visão Acadêmica, Curitiba,v.15, nº 3. 2014. p.41-42. Disponível em: Acesso em: 11/09/2016

Compartilhar
Artigo anteriorConversa coaching
Próximo artigoÁcido Hialurônico não pode faltar!!!
Silvana Oliveira
Silvana Oliveira é blogueira, consultora de comunicação técnica e marketing de conteúdo para redes sociais e blogs empresariais de diversas empresas do setor cosmético. É esteticista e graduanda de Química de Cosméticos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here