Alimentação pode ajudar na nutrição dos cabelos

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Como muitos estudos têm afirmado, a beleza vem de dentro e o que se come influencia diretamente nos resultados estéticos. Ter cabelos bonitos é o sonho de consumo de todas as mulheres e até mesmo dos homens, mas para ser bonito o cabelo precisa estar saudável. Assim, não adianta utilizar medicamentos via oral, muito menos loções capilares para cuidar da queda dos cabelos, se ele estiver mal nutrido, pois esses serão apenas paleativos, não ocasionando um resultado duradouro.

Claro que é preciso entender o fato de que o cabelo tem vida, e assim, ele nasce, cresce, passa por uma fase estável e cai, estando em constante renovação. Mas é importante ressaltar que a queda excessiva não é normal, e quando isto acontece é preciso procurar um profissional para avaliar as possíveis razões para isto está ocorrendo. Fatores como estresse, hereditariedade, alterações hormonais, uso de medicamentos, utilização de químicas de tratamento capilar, carência nutricional (por exemplo deficiência de ferro, cálcio, zinco, cobre, iodo proteína, vitaminas A, complexo B, C, biotina), fluxo menstrual na mulher muito intenso ou de duração prolongado, diabetes, alteração da tireóide, gravidez, interrupção do uso de anticoncepcionais, seborréia, propensão genética, períodos após regimes de emagrecimento, infecções ou febres, ovário policístico, entre outros; podem interferir na saúde dos cabelos. Por isso, é importante para que todo o ciclo vital de renovação do cabelo esteja sempre em ótimas condições sendo que uma alimentação correta é fundamental.

Vejamos alguns alimentos que auxiliam na saúde dos cabelos: Consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais. Quais são as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos?
– Vitamina C => presente em frutas cítricas e tomate, é um anti-oxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;
– Vitamina A => controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego;
– Betacarotenos (precursor da vitamina A) => é essencial para a saúde capilar porque além de antioxidantes, o betacaroteno controla a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Também contribui para a elasticidade do fio e regula a multiplicação celular. Frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros são boas fontes de betacaroteno, assim como fígado, ovos, leite integral e derivados.
– Vitaminas do complexo B => auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes;
– Zinco, Cobre, Selênio, Ferro, Iodo => ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e podem prevenir alguns sinais desagradáveis, como a quebra e até a queda de cabelo, pois atuam na síntese de colágeno pelo organismo. São minerais encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.
– Proteína, que é a base da queratina e é a principal fonte de nutrição para o cabelo, mas é preferível que ela seja de alto valor biológico => de origem animal é encontrada em carnes, peixes, leite, ovos e produtos derivados de todos esses alimentos. => de origem vegetal os feijões, principalmente os do tipo escuro, são excelentes fontes de proteína, assim como a linhaça, o girassol, o gergelim, as castanhas e as nozes.
– Ácidos graxos, como ômega 3, e vitaminas D e E. => Indispensáveis para um cabelo forte e hidratado. Essas substâncias ajudam a manter a saúde do couro cabeludo, proporcionando um crescimento saudável dos fios. Encontr-se em peixes e sementes oleaginosas.
– Evite períodos de jejum prolongado (mais de 4 horas => os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos).
– Reduza o máximo o consumo de alimentos artificiais, refinados e enlatados.
– Evite tomar café ou chá exageradamente pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
– Caso sua dieta seja vegetariana => tente consumir produtos ricos em proteínas como ovos e alimentos a base de soja.
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
– Procure beber diariamente de seis a oito copos de água por dia.
– Durma bem.
– Não se estresse por qualquer coisa, relaxe.

Quem já cortou o cabelo e se arrependeu depois, sabe bem como é a ansiedade de esperar os fios crescerem novamente. Não existe milagre que vá te fazer acordar com a cabeleira imensa da noite para o dia! Mas a boa notícia é que existem formas de estimular o bulbo para que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. O crescimento médio dos cabelos é de um centímetro por mês. Pode parecer pouco, mas é bastante coisa se você pensar que isso significa 12 centímetros por ano, com variações de acordo com o metabolismo de cada pessoa.
Não é possível afirmar que um tipo de alimento fará o cabelo crescer mais ou menos. Mas ainda assim, a alimentação é muito importante para a formação e manutenção do fio capilar concluindo-se que uma alimentação variada e equilibrada associada a práticas de vida saudáveis (atividade física, dormir o suficiente, relaxamento…) pode deixar os cabelos mais bonitos e sudáveis.

Sugestão de bebida saudável rica em nutrientes essenciais para asaúde do cabelo, podendo ser consumida no café-da-manhã ou no lanche da tarde:
Ingredientes:
Mel ou Açúcar mascavo – 1 colher de chá cheia
Banana prata – 1 unidade pequena
Aveia – 1 colher de sobremesa cheia
Linhaça – 1 colher de chá cheia
Noz _ 1 unidade
Iogurte desnatado – 100 mls
Leite desnatado – 150 ml
Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater aproximadamente 2 minutos e consumir em seguida.

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