Água termal e seus benefícios

0
1331

Rica em oligoelementos, essenciais para o bom funcionamento da pele, a água termal possui uma série de benefícios e, ao contrário do que pensam, não é uma simples água. Ela pode provocar variados efeitos cutâneos como: anti-inflamatório, imunomoduladores e antioxidantes, além de ajudar a equilibrar o manto hidrolipídico da pele.

Apesar das propriedades terapêuticas das águas termais serem usadas, empiricamente, desde a antiguidade, nas últimas décadas este mercado, associado ao tratamento de várias afecções cutâneas, lazer e bem-estar, veio revitalizar uma nova procura pelos benefícios terapêuticos deste tipo de águas minerais. Os estudos científicos que estão sendo realizados destacam o papel fundamental da composição química, nomeadamente, dos sais minerais e oligoelementos presentes neste tipo especial de águas minerais. Os avanços na pesquisa científica, com o objetivo de comprovar a eficácia das águas termais na terapia estética, têm contribuído para que a indústria de cosméticos introduza nas suas formulações, oligoelementos.

A água representa cerca de 60% do peso de um adulto normal. A maioria dessa água entra no corpo como via oral. A sua distribuição na pele é variável, mas é a derme que é considerada o reservatório cutâneo. O conteúdo hídrico diminui na medida em que se ascende à camada córnea, embora as camadas mais profundas da derme possuam também algum reservatório de água, que recebe água da derme por difusão molecular.

Por outro lado, a água exógena corresponde àquela adquirida por fatores externos, como a umidade natural do ambiente e pela a aplicação de cosméticos compostos por água.

O sucesso da hidratação da pele está diretamente ligado à capacidade da mesma em reter a quantidade de água necessária para proporcionar à pele, resistência a fatores externos, viço, suavidade, elasticidade e nutrição.

Propriedades da água termal

  • Propriedades hidratantes: repõe o manto hidrolipídico, composto por diversas substâncias também encontradas na água termal.
  • Propriedades anti-irritantes: rica em dióxido de carbono, a água termal possui propriedades calmantes e protetora da barreira.
  • Manutenção do ph: o valor do ph característico do filme hidrolipídico é 5,5. Este equilíbrio é essencial para um nível adequado da produção das glândulas sebáceas e sudoríparas. Segundo estudos realizados, a água termal permite a normalização do PH em pele seca.
  • Propriedades antipruriginosas: as propriedades antipruriginosas parecem dever-se aos efeitos dos oligoelementos que, uma vez absorvidos, proporcionam uma sensação de alívio.
  • Propriedades antiinflamatórias e imunomoduladoras: a aplicação de águas termais em doenças de pele com deficiência imunitária como a dermatite atópica e psoríase tem levado a resultados positivos no alívio dos sintomas.
  • Ação na circulação sanguínea e feita analgésica: estudos demonstram que a aplicação da água termal na pele melhora a oxigenação e há uma vasodilatação com pequeno aumento de temperatura, efeito este, aparentemente dado pelo dióxido de carbono. Contudo, esta reação ainda não está completamente explicada. Por fim, os efeitos analgésicos se dão pela oxidação do enxofre na pele
  • Propriedades antioxidantes: alguns autores referem-se à ação antioxidante que determinados sais minerais e oligoelementos presentes nas águas termais, desempenham na pele, principalmente a proteção da membrana celular.
  • Propriedades bactericidas e antifúngicas: as capacidades bactericidas são atribuídas ao manganês enquanto que os benefícios antifúngicos são atribuídos a reações químicas entre enxofre e radicais de oxigênio.
  • Propriedades antiseborreicas: águas sulfúreas possuem a ação de controlar o sebo.
  • Efeitos queratolíticos: água termais sulfúricas exercem efeito descamativo, podendo ser comparado a um peeling superficial.
  • Ação no relevo cutâneo: a melhoria do relevo da pele através da aplicação de águas termais vem a ser testemunhada por alguns autores, melhorando significativamente a rugosidade da pele.
  • Propriedades sensoriais: sensação de frescor, suavidade, elasticidade e conforto cutâneo.

Com tantos benefícios, e sem contraindicações, a água termal se torna uma importante aliada à saúde da pele, e é indicada para todos os tipos de pele, em especial as mais sensíveis, com irritação, prurido e eritema. Com altos preços e antigamente somente vendidas por marcas importadas, encontramos hoje alternativas baratas, brasileiras e de ótima qualidade.

Referências

Santos AC. Propriedades e Aplicações Dermatológicas das Águas termais. 2011

Ferreira MO. Efeitos Cutâneos da Água Termal de S. Pedro do Sul. 2008

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here