Água micelar: o produto inteligente

0
474

micellar-water

Água micelar é uma “big thing” no mundo da beauté. O nome vem de “micelas”, a forma das moléculas contidas na água purificadora que limpa e remove as impurezas e partículas oleosas da pele, ajudando a eliminá-las. Ela concentra em um só produto a ação de limpar, demaquilar e tonificar. “O cosmético é muito suave, mas tem o poder de higienizar profundamente a pele sem alterar o seu equilíbrio fisiológico”, explica a dermatologista Claudia Marçal. A maior vantagem é que o mecanismo de limpeza ocorre por absorção e arrastamento das partículas de sujeira, não agredindo nem irritando o tecido cutâneo. As fórmulas são, geralmente, isentas de álcool, corantes, parabenos e sabão.

A praticidade é bastante útil para todos os tipos de pele, mas as sensíveis, oleosas e com acne e aquelas que passaram por procedimentos abrasivos são as que mais tendem a se beneficiar da água micelar, por suas propriedades calmantes. “Os demaquilantes, por exemplo, costumam ser óleos bifásicos e deixam resíduo na pele, causando acne. A água micelar não”, diz o dermatologista Jardis Volpe.

Como usar
A água micelar é o primeiro produto do ritual diário de beleza. Deve ser aplicada com algodão pela manhã para limpar, antes do hidratante e da maquiagem, e no fim do dia para retirar a maquiagem ou apenas fazer a higiene da pele novamente. Só as maquiagens pesadas vão precisar do reforço do demaquilante tradicional, mas os básicos blush, base leve, lápis e batom saem direitinho e ainda não deixam a pele melada. Não é preciso nem enxaguar. De lambuja, já equilibra o pH da pele.

Escolha a sua
Apesar de se encontrar por aí (leia-se internet duvidosa) misturas que formam uma dita água micelar, o ideal é pedir uma indicação ao seu dermatologista. Marcas consagradas já têm o produto e ele também pode ser manipulado de acordo com as necessidades da sua pele. “Ela pode ter PCA de zinco, que controla a oleosidade, além de silício e selênio, que melhoram a cicatrização e a elasticidade”, descreve Jardis. “Algumas marcas possuem também água termal, de efeito calmante, o que é importante para peles sensíveis”, completa Claudia.

Fonte: Glamour

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here