Agregue valor aos serviços

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Quem anda pelas ruas das grandes cidades sabe que, se não avistar a cada esquina, em curtas distâncias, vai encontrar uma clínica de estética. Os moradores de municípios menores também podem perceber que elas estão chegando para ficar. Esta constatação tem uma razão: A procura por este tipo de serviço cresceu muito no Brasil.

otimizacao_de_clinicasUma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, em 2009, já vinha dizendo que, no país, são feitas mais de 629 mil cirurgias plásticas por ano, isso equivale a uma média de 1200 por dia. Deste número anual, constatou-se que 73% das intervenções têm finalidade estética. Então, os dados colhidos, em 2012, pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) sentenciaram: o setor de cosméticos cresce 10% ao ano no Brasil, com um faturamento de 30 bilhões de reais. Estes números aumentam a cada dia.

O Sindicato da Estética Nacional divulgou em 2012: São mais de 280 mil espaços dedicados à Estética no Brasil, com especificações físicas e filosóficas diversas e quase um milhão de profissionais formados na área. Dentre milhares de opções, cativar o público não é tarefa fácil, ainda mais com tantas facilidades para abertura de empreendimentos. No entanto, diferenciar-se é quesito essencial para se ter sucesso no mercado.

O consultor de branding Luiz Fernando Firmino, diretor da Essenz Design e Branding, agência de comunicação especializada no segmento da saúde, explica que, para aprimorar o atendimento e a prestação de serviço ao cliente, é preciso ficar atento aos detalhes: “O maior desafio de todo serviço é melhorar a vivência do cliente, antes, durante e depois do atendimento. De imediato, é necessário mapear sua experiência dentro da clínica, passo a passo, e tentar aprimorá-la”.

Agregar novas tecnologias e surpreender no atendimento é sempre uma opção interessante. Além do tratamento em si, as milhões de pessoas que procuram tratamentos estéticos buscam não só o óbvio. São pessoas que se entregam nas mãos de profissionais esperando, além de resultados e benefícios, uma dose extra de bem-estar. E a máxima de que cliente bem tratado, volta mais vezes, se concretiza quando os serviços são bons, além das expectativas.

Firmino também destaca que ir além do habitual, usando o bom senso, é sempre uma opção interessante. “Tudo o que é oferecido a mais do que o atendimento principal, desde que surpreenda positivamente, agrega valor ao serviço. Isso faz com que ele se diferencie dos outros, influenciando na próxima escolha do cliente e também na sua recomendação para outras pessoas”.

5 dicas para otimizar a prestação de serviços em clínicas de estética

  • Atente-se ao cuidado visual. Mantenha o local sempre limpo, com instalações e decoração conservadas.
  • Amenize o tempo de espera do cliente. Servir um petisco especial, que tenha relação com saúde e beleza ou oferecer internet Wi-Fi gratuita são soluções para entreter e ampliar a conexão emocional com a clínica.
  • Segmente a clientela e ofereça serviços personalizados. Uma clínica terá que conhecer a fundo o público para se adaptar às suas expectativas.
  • Prepare seus colaboradores, atenda bem. Educação, bom português e boa vontade sempre conquistam e melhoram ainda mais a estadia do cliente no ambiente.
  • Com bom senso, apresente novidades, presenteie, incremente. Faça o cliente surpreender-se positivamente.

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