A vitamina C “redescoberta”

0
706




Diversas empresas de cosméticos estão lançando produtos cujo principal ativo é a vitamina C. Isso está acontecendo não só no mercado profissional de Estética, mas também em marcas destinadas ao consumidor final. Queríamos saber mais e por isso convidamos o farmacêutico e vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), Jadir Nunes, para explicar – com muita propriedade! – o assunto. Olha só:


 Estética in Blog:  Estamos assistindo a uma espécie de “revival” da vitamina C. Praticamente todas as marcas estão lançando produtos com fórmula a base de vitamina C. Por que isso está acontecendo? Alguma nova descoberta?
Jadir Nunes: Isso é normal e sempre acontece na área dermocosmética porque não é fácil nem barato ficar sintetizando e testando novas substâncias ativas. Então as empresas tentam aproveitar ao máximo a utilização dos ativos que já são “consagrados” e que ainda têm uma boa imagem principalmente com os Dermatologistas. E este é o caso da Vitamina C. 

 EIB:  A nanotecnologia tem alguma participação nessa “redescoberta” da vitamina C pela indústria cosmética profissional?
JN: Sim, novas versões de vitamina C em estruturas nano foram desenvolvidas ultimamente e isso com certeza movimentou o mercado, chamou a atenção novamente para a eficácia e principalmente para a estabilidade da vitamina C pura, que foi sempre um grande desafio para os formuladores e agora nesta nova tecnologia está sendo verificada e avaliada.

 EIB:  Quando a vitamina C começou a ser usada na formulação de cosméticos?
JN: A vitamina C foi isolada a partir do suco de limão em 1932 pelos bioquímicos C.G. King e W.A. Waugh e seu uso tópico em cobaias data de 1967 em cremes com 3% para a observação de absorção na epiderme. Comercialmente, desde as décadas de 1980-90 já começou a ser usada, então é um ativo altamente conhecido e já consagrado no mercado.

 EIB:  A vitamina C é um antioxidante poderoso. Quais as suas principais vantagens sobre os outros antioxidantes disponíveis no mercado?
JN: Na realidade, no mercado existem vários outros ativos antioxidantes que são tão poderosos ou até mais do que a vitamina C,  a meu ver ela não seria a “mais poderosa de todas”. A vantagem é relacionada ao histórico de uso: por ser muito estudada e já ter sido utilizada por décadas pelos Dermatologistas, isso dá uma segurança na prescrição por estes profissionais. As empresas aproveitam esta imagem positiva e tentam sempre criar produtos inovadores com a vitamina C em suas mais variadas formas.

 EIB:  Além das propriedades antioxidantes, a vitamina C ainda possui outras propriedades?
JN: Além do efeito antioxidante, ela protege contra os danos da radiação UVB quando combinada com filtros solares, tem efeito sinérgico com a Vitamina E contra os radicais livres, atua como regulador da biossíntese de colágeno (efeito anti-ageing) e também tem um bom efeito clareador da pele.

 EIB:  As concentrações de vitamina C estão cada vez maiores e já existem cosméticos com concentrações de até 20%. Por que isso agora se tornou possível?
JN: Isso ocorre parte pela evolução das tecnologias na pesquisa e desenvolvimento de novas formulações, com sensoriais mais elaborados, com estabilizações da vitamina C em estruturas como a nanotecnologia e outros revestimentos e também pela síntese de moléculas derivadas da vitamina C mais estáveis nas formulações. Quanto a % de uso, a legislação não estabelece um limite máximo, mas a empresa precisa apresentar testes de segurança e eficácia comprovando que naquela % proposta o produto não causa nenhum tipo de dano ao consumidor. Mas pela literatura sabe-se que o nível máximo de absorção de vitamina C pura (ácido L- ascórbico) pela pele é de 20%, então acredito que até o momento o limite máximo de uso ficará próximo desta faixa de 15-20%.

 EIB:  O uso da vitamina C em concentrações altas é seguro para o uso em produtos de homecare?
JN: Aparentemente, pelo que estamos acompanhando no mercado, empresas têm lançado produtos com 15-16% de vitamina C e por serem idôneas nós acreditamos que tenham feito todos os testes de segurança  e toxicológicos que são requisitados e sendo assim os produtos são seguros para uso em homecare. Eu recomendo que o consumidor sempre verifique a idoneidade da empresa quando for adquirir um produto com estas características e se possível que tenha uma opinião, um acompanhamento de um Dermatologista.

 EIB:  Podemos dizer que a vitamina C é um ativo que pode ser facilmente combinado com outros ativos e em vários tipos de veículo (água, gel, creme, pomada e etc.)?
JN: Não, pelo contrário, a vitamina C pura sempre foi e ainda é um grande desafio para os formuladores estabilizarem porque ela é hidrossolúvel, termo lábil e também tem facilidade de degradação, de sofrer oxidação e assim perder sua atividade rapidamente. Em emulsões convencionais ela só pode ser estabilizada se for produzida e envasada em ambiente livre de oxigênio e isso dificulta muito o seu processo de fabricação industrial. Por isso que no mercado tem-se os derivados sintéticos da vitamina C, como por exemplo, o Ascorbil-6-Palmitato,  Fosfato de Ascorbil Magnésio, o Ácido L-ascórbico 2-Glicosídeo, entre outros. Estes derivados sim podem ser facilmente combinados e usados em vários tipos de veículos.

 EIB:  Para ingestão oral de vitamina C, há um limite máximo de absorção. Isso também acontece com a pele, ou posso combinar diversos produtos com este mesmo ativo sem que a pele “se canse” dele? O efeito é cumulativo?
JN: Por via oral, sabemos que a sua RDA (dose diária recomendada) é de 60mg e é importante lembrar que os seres humanos não conseguem sintetizar a vitamina C então necessitam recebe-la diariamente na ingestão de alimentos ou de suplementos. Por esta via sabe-se que a vitamina C facilita a absorção de ferro e também reduz a duração e a intensidade de resfriados. Na pele, estudos demonstraram que a aplicação diária de um produto com 15% de vitamina C pura em pH 3,2 aumentou os níveis deste ácido em 20 vezes no tecido, onde ocorreu saturação após 3 dias. Sendo assim, fica claro que a associação do uso desta vitamina por via oral e tópica são complementares e devem ser estimulados.

 EIB:  Por ser uma vitamina presente em tantas frutas cítricas que consumimos diariamente podemos dizer que a vitamina C é um antioxidante seguro e com risco reduzido de causar alergias? Existem contra indicações? Algum cuidado especial na aplicação desses cosméticos?

JN: Sabemos que a vitamina C é encontrada em frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi, mexerica, goiaba, caju, morango e outras fontes como tomate, agrião, pimentão, salsão, e como vimos sua síntese foi em 1932, então há uma grande tranquilidade em utiliza-la tanto por via oral como por via tópica. O alerta maior por via tópica seria a questão do pH, onde sabemos que sua melhor absorção e eficácia seria numa faixa de pH mais baixo, na faixa de 3,5 e isso para algumas pessoas pode causar algum desconforto, alguma reação irritativa no local de contato do produto com a pele.


Jadir Nunes é vice-presidente da ABC, Associação Brasileira de Cosmetologia, Farmacêutico, consultor independente nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de produtos cosméticos e farmacêuticos. Professor, coordenador de cursos e treinamentos técnico-científicos focado em inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos nas áreas cosmética e farmacêutica. Foi presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia de 2005 a 2009.

1 e 2. BEL COL, BIO C  Vitamina C, Home Care e Uso Profissional – Fluído de tratamento que por sua alta capacidade antioxidante, inibe as cascatas de radicais livres, favorecendo a manutenção e a recuperação da jovialidade. Ação clareadora, confere aspecto iluminado e uniforme à pele, com potencial de estímulo da síntese do colágeno, o que favorece a manutenção e recuperação da jovialidade. Seu uso contínuo torna a pele firme, resistente e saudável. SAC (11) 4161-8450 www.belcol.com.br

3. PEEL LINE, NanoLift C-Pure 15% – Vitamina C nanotecnológica para peles fotoenvelhecidas em serum. Indicada como preventivo em tratamentos anti-aging e para a saúde de todos os tipos de pele. Com os ativos nanotecnológicos, vitamina C 15%, nano retinol e oligominerais. Indicação: uso profissional e home care. www.peelline.com.br

4. MEDICATRIZ, Elixir Nano Plus C – Complexo vitamínico que possui ativos como vitamina E, vitamina B, creatina, e o principal, a vitamina C nanoencapsulada a 15%. A nanotecnologia permite uma maior permeação pela pele, fornecendo hidratação e indução da síntese de colágeno. Tem efeito antioxidante e clareador. www.lojamedicatriz.com.br

5. MEDICATRIZ, Máscara Nano Plus C – Tem ação clareadora visível desde a primeira aplicação. Com vitamina C nanoencapsulada a 15%, promove ações sinérgicas que permitem a pele uma renovação e uma potente antioxidação. www.lojamedicatriz.com.br

6. MEZZO, Inverse C – Água com vitamina C glicoestável. Com ação antioxidante intensificada, promove maior luminosidade para pele, combinado com ativos como ácido hialurônico vetorizado em silício orgânico, fosfolipídios e Z-íon-Term, ajudam na hidratação, restauração da função barreira, comunicação celular além de acelerar o processo de renovação celular sem causar irritabilidade.

7. MEZZO, Hidra C – Vitamina C com ácido hialurônico. Ação anti-age, clareadora e hidrant, o fluído hidratante facial atua como estimulador na formação de colágeno, restituindo a elasticidade e o frescor da pele, além de possuir alto poder rejuvenescedor. Apresenta excelente absorção da pele, tendo fácil aplicação. Indicado para todo tipo de pele.

8. ÁRAGO, Nanoderme – Vitamina C a 10% totalmente estabilizada com a avançada tecnologia das nanoesferas, partículas 100 vezes menores que os espaços intercelulares da pele. Promove maior permeação e disponibiliza a vitamina C de forma mais gradativa e profunda; associada ao ácido ferúlico, clareador e inibidor da formação da melanina através de barreiras nas membranas celulares que associados à vitamina E e polifenóis, oferecem excelente ação antiage e antioxidante. www.arago.com.br

9. DERMAGE, Improve C Mousse – Mousse antiaging com vitamina C, que reduz a aparência e intensidade das rugas após 45 dias de uso. Melhora a textura e luminosidade da pele, tornando-a macia e uniforme. SAC 0800 024 1064 www.dermage.com.br

10. DERMAGE, Improve F – Sérum com textura ultrafluida, de rápida absorção, desenvolvido para pele brasileira. A combinação da vitamina C com o phloretin garante ação antioxidante potente, ação protetora e reparadora do DNA, ação antirrugas; e micropartículas reluzentes que proporcionam radiância imediata. Resultados visíveis após 30 dias de uso. SAC 0800 024 1064 www.dermage.com.br

11. BIOMARINE, Rever C – C 12 Fort – Sérum facial antienvelhecimento para todos os tipos de pele. Proporciona nutrição, hidratação, maciez, uniformiza e clareia a pele, além de possuir fator de proteção 25 e prevenção 15. Contém: vitamina C pura 20%, ácido ferúlico, ácido hialurônico e resveratrol. Possui propriedade antioxidante, inibindo a ação dos radicais livres e, consequentemente, minimizando o envelhecimento cutâneo. SAC (11) 4196-1500 São Paulo Capital e Regiões Metropolitanas e 0800 880 1500 para demais localidades.

12. COSMOBEAUTY, Sabonete Mousse Facial – Com 10% de vitamina C e diversas propriedades benéficas para a pele, ainda aminoácidos que repõem os nutrientes idênticos ao da nossa pele, pantenol e fucogel, que permite que os ativos fiquem sobre a pele, garantindo uma hidratação prolongada. SAC (11) 4196-1500 São Paulo Capital e Regiões Metropolitanas e 0800 880 1500 para demais localidades.

13. ADCOS, Derma Complex Vitamina C20 – Vitamina C pura em sua máxima concentração efetiva e estável, 20%, combinada a carcinina, ácido ferúlico e vitamina E. Estimula a produção de colágeno, proporcionando a redução de rugas e linhas de expressão e o aumento da firmeza, além de uniformizar a tonalidade da pele. Seu grande diferencial é a presença da carcinina e a proteção que oferece ao DNA celular. Indicada para todos os tipos de pele, a fórmula é livre de parabenos e perfumes, além de ser oil-free, com toque seco e efeito mate. SAC 0800 722 1123 www.adcos.com.br

Compartilhar
Artigo anteriorO que é drug delivery?
Próximo artigoTriângulo Empreendedor
Posts publicados pelo nosso editoral, abrangendo as mais diversas áreas do mundo da Estética, Micropigmentação, Beleza, Saúde e Bem-Estar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here