A nova Masculinidade

0
533

Desde a antiguidade os homens cultuavam o corpo, conforme os rituais e os costumes de cada época, em algumas civilizações a preocupação com a beleza e estética também estava ligada a homenagear os deuses e as divindades e também era uma forma de representar poder, riqueza e fertilidade.

É perceptível, que os homens demonstram preocupação crescente com a aparência, e a vaidade masculina não está restrita aos metrossexuais. Atualmente ela tem muito mais a ver com o bem-estar pessoal e o cuidado com a aparência, algo que interfere inclusive, nas relações profissionais.

Para Martinez e Rittes (2004), o perfil dos homens que buscam tratamentos estéticos mudou. Até pouco tempo, as principais queixas limitavam-se à remoção de pintas e, claro, à queda de cabelo . Hoje, estimasse que um em cada quinze homens use algum produto para deter os sinais do envelhecimento.

Esse modelo de homem impôs a criação de um novo segmento estético que cresceu e quebrou o paradigma da vaidade, hoje vem tendo um importante desenvolvimento na área estética, sendo ele em tecnologias cosméticas, centros estéticos, Spas, academias, assim demonstrando o crescimento da vaidade masculina.

Segundo Medeiros (2004), descreve a partir de Waak, que 60% dos brasileiros acham fundamental a aparência física, 76% dos homens brasileiros preocupam-se em melhorar sua aparência, 56% gostariam de parecer mais jovens.
E os dados estatísticos continuam crescendo:
-10 MM de views, sobre temas voltados a masculinidade;
-44% views, em assuntos relacionados a beleza masculina;
-31% de aumento em 2017 na audiência masculina no YouTube, na categoria Moda e Beleza;
-46% de aumento nos últimos dois anos, homens interessados em Maquiagem Masculina.

A Nova Masculinidade está nascendo com o propósito de abranger todas as formas de ser homem, aceitando e acolhendo masculinidades possíveis, livres de estereótipos opressores. Esse movimento garante condições mais igualitárias e saudáveis, onde os homens têm espaço para serem mais humanos e se expressarem sem a ameaça de colocar em risco sua imagem.

Nos Blogs e canais no YouTube onde muitos homens estão discutindo a Nova Masculinidade. A internet virou um espaço seguro para debater e aprender. Dá para entender as possibilidades, perguntar, ouvir e especialmente encontrar novos modelos acolhedores e empáticos que fogem dos padrões opressores nos quais se espelhar, algo que nem sempre é possível na vida real pelo medo dos julgamentos. Exemplo: Em parceria com o blog Papo de Homem, a Natura e a Philips criaram o evento “Homens Possíveis” , para debater de forma aberta o que significa ser homem hoje em dia.
É importante perceber e repensar a masculinidade como conhecemos hoje, é uma transformação necessária e sem volta, que vai beneficiar essa geração e as futuras gerações de homens.

Referências
http://siaibib01.univali.br/pdf/patricia%20pereira%20e%20silma%20hoepers.pdf
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/dossie-brandlab-nova-masculinidade-e-os-homens-brasileiros/

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here