A importância do design para os negócios de estética

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O que é design para você? É engraçado como uma única palavra pode representar tantas coisas atualmente. Veja só: muito provavelmente, você já deve ter lido em algum lugar: design de sobrancelhas, hair design, cake design, sound design, design disso, design daquilo…Mas a verdade é que essa palavra de apenas seis letrinhas vem sendo banalizada! O motivo de o termo design cair na boca do povo é simples: design é ferramenta de diferenciação para o seu negócio. É um conceito que proporciona maior percepção de valor para o seu serviço, definindo para você, um posicionamento perante o mercado.

Existe uma falsa interpretação de que design é sinônimo de beleza, mas não é só isso. O significado mais próximo, na língua portuguesa, para a palavra design é “projeto”, e não “desenho”. Produtos e serviços existem, pois são designados para algo. Algo que, além de ser belo, deve funcionar. Para isso, os designers (profissionais do design) pesquisam o mercado, se aprofundam no negócio, entendem quem são e como pensam os clientes e só então projetam. E, a partir daí, têm bases para que o resultado seja agradável e funcione.

Partindo deste ponto de vista, vamos refletir: o que as pessoas querem quando procuram por um centro estético ou por um SPA? Querem se sentir melhor, querem se sentir mais bonitas, querem ter contato com a beleza. Conclusão: a sua marca, o seu material de comunicação, o seu espaço, os equipamentos utilizados por você e o seu material de trabalho devem proporcionar estes objetivos. Mas, como, na prática, o design pode agregar mais valor ao seu negócio e tornar-se um diferencial competitivo para atrair mais clientes? De diversas formas, algumas delas eu enumero abaixo:

MARCA

O design da sua marca não é somente representado pelo seu logotipo, mas por todo o sistema de identidade visual gerado por ele. Se uma marca for planejada adequadamente, ela vai definir as cores da sua empresa, e padronizar a apresentação de todos os seus pontos de contato, desde um cartão de visitas até a sua fachada.

DECORAÇÃO

O design de interiores torna o local mais agradável e funcional para os seus clientes, melhorando a sua experiência. Um espaço bem projetado, além de melhorar o fluxo de pessoas dentro da clínica ou centro estético, pode ser utilizado para transmitir o conceito da sua marca.

COMUNICAÇÃO

O material de comunicação e divulgação, seja ele impresso (por meio de folhetos, anúncios, etc.) ou digital (site, e-mail marketing, etc.), deve ser produzido para que as informações apresentadas nele sejam perfeitamente legíveis, pertinentes e agradáveis.

PRODUTOS E EQUIPAMENTOS

A apresentação do produto torna um serviço mais agradável, ou não. E não estamos somente falando sobre a beleza do gabinete ou do console de um equipamento. Exemplificando, o desenho e o material de revestimento de um transdutor faz com que o tratamento seja mais confortável ou não. Por outro lado, o layout do painel ou mostrador de um equipamento facilita a vida do profissional quando apresenta a informação de forma mais organizada.

DESIGN DO SERVIÇO

O fluxo de trabalho do seu serviço também pode ser projetado. O design do serviço define as etapas pelas quais um cliente passa desde que ele entra até o momento em que ele sai do seu local. Cada etapa deve ser cuidadosamente planejada para que o cliente tenha uma excelente experiência, antes, durante e após o tratamento. Utilize-se do marketing sensorial, cuidando de todas as sensações, incluindo o aroma do local, a música ambiente e o atendimento receptivo.

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Luiz Fernando Firmino
Luiz Fernando Firmino é consultor de branding e marketing, graduado em design (Belas Artes-SP) e MBA em Branding (Faculdades Integradas Rio Branco - SP/ Brunel University - London). É diretor da Essenz Design e Branding (agência especializada no segmento saúde), e Docente da PBS (Physiotherapy Business School) e do CEFAI (Centro de Formação Avançada Ibramed).

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