A dieta detox emagrece: mito ou verdade?

0
119

A destoxificação possui um papel muito importante na redução de peso, porém o papel principal das dietas detox não é a queima de gordura. Vale lembrar que esta acontece quando ocorre um déficit calórico, seja pela dieta ou pela atividade física. O papel da dieta detox é auxiliar todo o processo de emagrecimento, fazendo com que o organismo elimine as toxinas armazenadas e contribuindo para perda de peso.
A destoxificação é a capacidade que a maioria das nossas células do corpo possui de eliminar toxinas. O nosso organismo o tempo todo por uma infinidade de enzimas que são capazes de transformar os xenobióticos (toxinas) produzidas ou ingeridas em compostos hidrossolúveis para serem eliminadas. Em contra- partida a cada dia mais estamos mais expostos as toxinas: poluição, agrotóxicos, aditivos alimentares, substâncias químicas em geral que intoxicam o nosso organismo que precisa de um estímulo maior para conseguir eliminar todas as toxinas existentes.
Para saber se o corpo está intoxicado avalie os sintomas que podem aparecer:

• Inchaço (edema)
• Indigestão
• Constipação
• Falta de energia
• Fadiga e dificuldade de concentração
• Depressão
• Ganho de peso
• Alergias
• Problemas digestivos e intestinais.

Como saber se você está intoxicado? Faça algumas perguntas a você mesmo.
o Sofre de inchaço, indigestão ou gases quando se alimenta?
o Está acima do peso ou tem celulite?
o Tem dificuldade de se concentrar ou de manter o foco?
o Você costuma sentir vontade de comer doces, pães, massas?
o Sente muito cansaço, fadiga ou preguiça durante o dia?

Para iniciar um processo de destoxificação é necessário seguir algumas recomendações:
– Aumente a ingestão de água;
– Tenha uma alimentação com comida e não com produtos alimentícios, ou seja, comida de feira e não comida de pacote;
– Procure diminuir sua exposição a toxinas, como por exemplo: prefira frutas e verduras orgânicas, que não possuem agrotóxicos; não utilize plásticos que liberem Bisfenol A; não utilizem cosméticos que contenham parabenos e óleo mineral na composição;
– Pratique atividade física e procure um tratamento estético que possa ajudar neste processo de destoxicação, como por exemplo, drenagem linfática.
A dieta detox é uma dieta que diminui a exposição a toxinas e estimular o organismo a dextoxificar de acordo com um mecanismo pré-existente envolvendo o fígado, rim, pele, intestino. Procure sempre um profissional capacitado para melhor orientação nutricional!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here