4 dicas para bombar o seu negócio em estética

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Decidi iniciar uma série na qual irei listar diversos erros com os quais me deparo no dia a dia de consultorias e ensino de gestão para profissionais de estética. O objetivo é simples: incentivar o empreendedorismo na área, pois, muitas vezes, aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos.

Você tem medo de empreender?

Ter medo não é exatamente um problema, e chega até mesmo a ser importante para nos fazer raciocinar antes de agir. Muitas vezes, encontro pessoas que têm grande vontade de abrir um centro estético, mas relatam ter muito medo. Nesses casos, sempre afirmo: quanto mais você conhecer, planejar e controlar a execução deste sonho, menos medo você terá e, consequentemente, maior probabilidade de sucesso. Sabe por quê? Na maior parte das vezes, o que nos bloqueia é simplesmente a sensação do “desconhecido”, do “novo” e da “mudança”.

Menos é mais!

Um erro muito comum que vejo as empreendedoras da área cometer se deve ao volume imenso de ideias, anseios e sonhos que acabam gerando. Nem terminam de implantar uma etapa e já querem dar início a outras mil coisas. Isso mostra uma tremenda falta de foco, o que prejudica o desenvolvimento do negócio, faz com que poucos projetos saiam do papel e praticamente nenhum atinja a fase madura de lucratividade.

Abri uma clínica, mas não gosto de administrar!

Temos ai um grande dilema. Grande parte dos empreendedores da área não consegue compreender que uma clínica, na verdade, é uma empresa, e que não se administra um negócio com eletrotermofototerapia, dermocosméticos e drenagens, mas sim com conhecimentos e a prática diária da gestão financeira, de marketing e operações. Portanto, você tem duas escolhas: ou aprenda a administrar ou contrate alguém pra fazer isso.

O mercado está muito concorrido!

Bom, vamos responder a esta afirmação de forma simples e objetiva. O mercado da estética é concorrido? Sim, é! Porém, afirmo para todos que o nível desta concorrência é extremamente baixo! Em um levantamento criterioso que realizamos, constatamos que mais de 92% dos responsáveis por clínicas, centros e consultórios de estética desconhecem conceitos básicos de gestão, e não possuem sequer um planejamento básico do negócio. E o que isso significa? Que se você adquirir um pouco que seja de profissionalismo gerencial no seu negócio, este será o maior diferencial estratégico que poderia ter perante a pseudoconcorrência.

 

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