08 etapas para alavancar o seu maior empreendimento: Você mesmo e sua carreira como profissional liberal no segmento de estética.

0
864

Vivemos atualmente um desencontro entre as expectativas do mercado e a entrega profissional. Encontramos de um lado clientes sedentos por atenção, acolhimento, compreensão, empatia e de outro lado profissionais com nível de competências técnicas aquém do esperado, mas que não preenchem a demanda emocional do mercado. Empresas estão conscientes do impacto que a falta de sintonia entre estes dois públicos exerce na sustentação da vantagem competitiva perante à concorrência. O mundo organizacional carece de talentos e líderes preparados, autoconscientes, responsáveis pelo seu autodesenvolvimento que façam a diferença. Pouco a pouco os profissionais começam a se dar conta de que o cenário já não é mais o mesmo, as exigências de mercado mudam a cada instante e com elas nasce a necessidade emergencial da reinvenção do profissional. E neste momento ter consciência de quem você é, qual o seu nível de desenvolvimento, quais competências e habilidades são necessárias para essa reciclagem exigida pelo mercado, são premissas fundamentais tanto para os empresários do segmento estético, quanto para a classe profissional que atende esse mercado. Talentos todos possuem, assim como competências e habilidades para exercer com excelência qualquer cargo desejado. O que ocorre, é que na maioria das vezes por um conjunto de fatores, nem sempre identificamos essa riqueza que nos pertence e que por hora está inativa. Mas já não é mais tempo de esperar. É preciso trabalhar essa mudança individual, uma vez que como profissionais autônomos, cada uma depende unicamente do seu próprio esforço e a responsabilidade pelo fracasso ou sucesso está em suas próprias mãos. É chegado o momento de reassumir o gerenciamento pessoal e de suas carreiras ou correr o risco de ficar esquecido pelo mercado.

A grande dificuldade dos profissionais tem sido em saber como realizar essa caminhada individual de desenvolvimento para a autogestão de sua existência e sua vida profissional. Hoje já existem diversas metodologias para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Entre elas a que se sobressai e é relativamente nova ainda no Brasil, é a metodologia do Coaching, que tem ajudado muitas pessoas a se redescobrirem, retomando o processo de gestão pessoal e profissional, com a identificação de novas competências, habilidades e fortalezas adormecidas. Aqui neste artigo você terá um breve conhecimento sobre os 08 etapas importantes que o levarão até o despertar da “tomada de consciência” para este novo perfil profissional.

Segundo o autor Suryavan Solar, da obra Autoliderança, todos somos líderes e poderíamos ter uma vida brilhante e valiosa, mas temos o potencial adormecido. E para ser um bom líder, a primeira coisa é liderar-se a si mesmo. Este é o caminho para a evolução como pessoa e como profissional. Se têm ainda uma ideia distorcida do que é liderar por parte da grande maioria dos profissionais e Suryavan define muito bem em sua obra, quando fala que um líder não é quem manda, mas aquele que serve melhor aos demais. E isso vale para todos profissionais independente do cargo que ocupa, porque como pessoas, somos líderes da nossa vida, carreira, profissão, metas, relacionamentos. Para ser um líder não necessariamente precisamos ocupar um cargo de liderança, já que exercemos esse papel em nossa própria vida e na gestão de nossa carreira. Deste modo, o resgate da autoliderança é o ponto de partida para a conquista de uma carreira de sucesso e reconhecimento. Mas como chegar até este estágio? Trabalhando o autodesenvolvimento em busca do despertar do líder interno através de 08 etapas principais:

1º Dar início ao processo de busca. O ponto de partida do processo de autodesenvolvimento. Quando percebemos que estamos estagnados e é preciso tomar uma atitude para sair da zona de conforto em que estamos e que de certa forma nos limita e impede de progredir. Este é o primeiro passo. O “dar-se conta” que é preciso mudar para ter novos resultados e ser impulsionado para esta busca pela inconformidade diante dos resultados atuais.

2º Autoconhecimento. O momento de olhar para dentro e começar a identificar, descobrir e explorar todo o seu potencial interno. Propósito, competências, habilidades, fortalezas que o impulsionarão e redirecionarão em direção ao seu objetivo maior.

3º Confrontação. Este talvez seja o momento mais importante de todo o processo. Onde ocorre a confrontação de você com suas fragilidades, crenças, verdades absolutas que serviram para lhe trazer até onde está, mas que de certa forma limitam e não lhe servem mais. Este é o momento de se livrar do peso adicional, selecionar o que realmente faz sentido levar daqui para frente. O que lhe fortalece e complementa.

4º Responsabilidade Pessoal. A auto responsabilidade em relação à mudança. É assumir a autoconsciência e ter atitude, foco e determinação para colocar em prática o que se quer.

5º Sonho/meta. O quinto passo e tão importante quanto os anteriores, é o sonho maior. A definição do que lhe motivou a realizar toda a movimentação e mudança. Qual o propósito maior da sua busca?

A partir das conquista destas cinco etapas anteriores experimenta-se a 6º etapa com o resgate de fatores essenciais para o amadurecimento pessoal e profissional, o amor próprio, auto respeito, autoestima e autoconfiança que darão base e sustentação para o que foi conquistado até aqui. E finalmente a 7º com o empoderamento, pautado pela disciplina, autonomia, auto responsabilidade, foco e determinação plena em busca da mudança e dos resultados que a mesma lhe dará. E tudo culmina por fim com a realização do plano final 8º etapa – O projeto que lhe dará a liberdade de se permitir viver e realizar o que planejou e desejou até aqui com confiança e autosuficiência.
Somo os únicos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso e temos todas as condições necessárias para colocar em prática o nosso melhor. Esta caminhada individual certamente irá potencializar a sua busca pessoal e profissional na concretização do objetivo maior: realização plena e equilíbrio em todas as áreas da vida.

QUEIROZ, Cláudio. As competências das pessoas. São Paulo.DVS Editora. 2008.
SOLAR, Suryavan. Auto Liderança. São Paulo. Gran Sol Editora. 2015.
NARDI, Sérgio. Atendimento de Sucesso. São Paulo. Novo Século. 2010.

MICHELLE TERRA GUEDKE, Pós Graduada em Gestão de Marketing SENAC SP 2015, Formação em Life Coaching pela Sociedade Gaúcha de Coaching SGC, Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda ULBRA (1998), Instrutora de treinamento certificada pelo CEFINT 2016. Consultora de Marketing, há 18 anos desenvolve projetos de comunicação empresarial. Instrutora de treinamentos nas áreas de atendimento, relacionamento interpessoal e desenvolvimento de performance profissional. Consultora e Instrutora do CEFINT na área de capacitação de Instrutores e Multiplicadores. Co-autora do livro “”O poder transformador do coaching”,

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here