Vitamina C: fundamental para uma pele iluminada, protegida e rejuvenescida

0
1775

As vitaminas, juntamente com os filtros UV são os ingredientes cosméticos mais importantes segundo uma análise dos consumidores. Sendo que, nenhum outro grupo de ingredientes ganhou tamanho nível de consciência como as vitaminas nos produtos para cuidado com a pele. Esta atitude altamente positiva oferece aos dermocosméticos contendo vitaminas um lugar de destaque nos armarinhos e especial nas nécessaires.
Pele iluminada, hidratada e com viço. Estes são alguns resultados visíveis de quem usa diariamente a vitamina C – aplicado diretamente na pele, em forma cosmética. A Vitamina C por si só é um produto multifuncional, pois apresenta três funções básicas:
1) Ação antioxidante: Estimula a eliminação de radicais livres — que são moléculas que causam danos às células e aceleram o processo de envelhecimento. Ela ainda protege o DNA da célula, o que irá minimizar a ação da radiação UVA, responsável pelo surgimento do câncer de pele e rugas.
2) Ação clareadora: Inibe a tirosinase, que é uma das fases da formação da mancha. Pode inclusive, no verão, ser indicada em substituição aos ácidos clareadores para tratamentos de melasma.
3) Estímulo da síntese de colágeno: A partir dos 25 anos, os fibroblastos diminuem a capacidade de produção de colágeno e da elastina, que são responsáveis pela sustentação e a firmeza da pele. O uso da vitamina C tem a capacidade de estender a vida útil dos fibroblastos e, com isso, manter seu funcionamento.
A Vitamina C sempre foi uma grande aliada nos tratamentos estéticos para clareamento, acne e rejuvenescimento cutâneo.
E agora iremos apresentar quatro tipos de Vitamina C muito utilizada na cosmiatria:

• Ascorbil Fosfato de Sódio
O Ascorbil fosfato de sódio, é derivado hidrofílico da vitamina C. É um sal sódico estável da vitamina C que possui, no mínimo, 45% de ácido ascórbico. Agente antioxidante, previne danos causados pela radiação UV e fotoenvelhecimento, estimula a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos. Possui ação clareadora e despigmentante, prevenindo e clareando manchas na pele. Sua atividade clareadora têm a capacidade de inibir a produção de melanina, inibindo o caminho da tirosinase pela ação quelante de algumas enzimas e também por reduzir a melanina oxidada, clareando a coloração escura obtida.

• Palmitato de ascorbila
Composto lipossolúvel sintético da vitamina C com ácido palmítico, que mantém a estabilidade da molécula proporcionando uma atividade fisiológica por um longo período de tempo após sua aplicação tópica, além de facilitar sua penetração. Suas propriedades farmacológicas incluem o aumento da atividade dos fibroblastos e de reservas de antioxidantes presentes na pele. Diminui a aparência de linhas e rugas, sendo mais efetivo no combate ao envelhecimento, não causa irritação devido ao seu pH neutro e apresenta melhor absorção cutânea e retenção quando comparado ao ácido ascórbico.

• Myrciaria dúbia (Camu Camu)
É uma fruta nativa da Amazônia, que apresenta grande importância devido ao seu elevado teor de Vitamina C, de 2.606mg/100g de fruto, superior ao encontrado na maioria das plantas. Rico em ácido ascórbico, este fruto possui antocianinas (antioxidante), potássio, betacaroteno, cálcio, ferro roboflavinas, dentre outros. Este composto permite que o ativo derivado do Camu Camu propicie ação anti-inflamatória, tonificante, anti estresse celular, adstringente, antioxidante, emoliente e nutriente. A ação antioxidante é a mais conhecida, com alta eficácia no combate aos danos dos radicais livres sobre o DNA.

• Kakadu plum Terminalia ferdinandiana
A ameixa Kakadu é originária do norte da Austrália reequilibra as células de defesa para a melhor proteção contra radicais livres preservando a juventude da pele com estímulo da síntese de colágeno e elastina, ocasionando a diminuição na aparência de rugas, e a luminosidade é reforçada para uma tez brilhante. Possui um eficiente sistema de autodefesa composto por um coquetel de vários potentes antioxidantes, sendo identificado como o super fruto com maior teor de vitamina C do mundo, 100 vezes mais do que a laranja.

A Adélia Mendonça Cosméticos possui dermocosméticos poderosos com todos os benefícios proporcionados pela Vitamina C, nas suas várias apresentações. Eles são fundamentais para você colocar entre seus cuidados de beleza para manter sua pele iluminada, protegida e rejuvenescida!
Confira: www.compreadeliamendonca.com

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here