Visagismo no embelezamento do olhar

A área da Estética segue em grande desenvolvimento. Novos protocolos e tecnologias nascem a cada dia, seguindo a evolução do mercado de Beleza, e a área de embelezamento do olhar vem evoluindo e se adaptando a esse novo perfil de cliente que busca, cada vez mais, por procedimentos permanentes ou semipermanentes.

Com a necessidade do mercado, o mundo do Alongamento de Cílios e da Micropigmentação vem protagonizando a cena no segmento da Beleza e, claro, essa popularização de técnicas traz muitos erros estéticos, pois muitos profissionais imprimem um gosto pessoal ou métodos engessados, desconsiderando conceitos do Visagismo.

E o Visagismo pode ser aplicado também no mundo dos cílios e das sobrancelhas, já  que com o método trabalha-se pela valorização dos aspectos positivos da cliente e a busca por sua melhor versão, assim como já é amplamente trabalhado nas áreas de cabelo, consultoria de imagem e maquiagem.

É feita uma análise através de uma consultoria com a finalidade de descobrir informações sobre o cliente, bem como seu temperamento, gostos pessoais e desejos de imagem. Tudo com o intuito de não gerar ruídos de comunicação, como os que acontecem, por exemplo, na área de Extensão de Cílios, quando a cliente relata que o profissional fez um procedimento assimétrico, utilizou muito volume, tamanhos exagerados de fios ou a influenciou para que optasse por uma técnica mais exagerada.

Com a consultoria, a cliente não sofre influência do gosto pessoal do profissional, terá maior protagonismo no resultado final do procedimento e, sendo assim, o profissional aumenta as chances de fazer um trabalho que trará satisfação, segurança e, de fato, irá melhorar a autoestima de quem o procura.

O Visagismo tem por finalidade a personalização do atendimento, tratando cliente de forma única, um conceito que se enquadra na tendência de um atendimento baseado em oferecer experiências únicas. Segundo o autor dos principais livros sobre o tema no Brasil, Hallawell (2010-p.1), um profissional que pratica o Visagismo, no seu entendimento, terá muito mais que um conhecimento sobre a técnica que executa, mas também a sensibilidade para dominar os fundamentos da linguagem visual, proporção e harmonia estética, o que permitirá uma desenvoltura criativa liberta de fórmulas padronizadas.

Consultoria

Em uma primeira etapa será aplicado um questionário para entender o que a cliente tem em mente e como visualiza seu próprio rosto, solicitando que diga o que gosta e o que não gosta no seu olhar. Essas perguntas podem ser aplicadas em frente a um espelho para que a cliente se observe e aponte para os pontos que devem ser considerados.

Análise

Neste momento, o profissional apontará algumas observações sobre o rosto da cliente, tentando trazer sempre um vocabulário profissional e jamais uma linguagem pejorativa. Na análise facial observam-se linhas, formas e proporção e volume do rosto. Segundo Jung (1964), os símbolos arquétipos que compõem uma imagem são usados de forma universal há anos por várias civilizações. Descobriu-se que as formas fazem parte de memórias emocionais e que toda imagem provoca uma emoção; sendo assim, é importante que o visagista domine esses símbolos para que saiba qual emoção irá criar na imagem do cliente. Por exemplo: a cliente quer transmitir força e poder, mas usa em seu rosto, nas roupas e no cabelo elementos de linhas curvas que transmitem delicadeza, feminilidade e passividade. Nesse caso, a intenção da cliente conta e também o conhecimento técnico do visagista para propor um determinado efeito.

Projeto

É o resultado artístico da consultoria, é quando o profissional trabalha com padrões existentes para criar novos padrões. No caso das extensões de cílios, analisamos o tamanho dos olhos, a distância entre eles, o alinhamento, a profundidade, o tamanho da fenda palpebral, a distância entre as sobrancelhas, o formato e tamanho da pálpebra móvel. A partir dessa análise, propomos o mapeamento de acordo com as informações que foram coletadas da cliente. Esse projeto poderá ser apresentado no formato de um dossiê ou foto impressa.

Conclusão

A proposta de trabalho é sair do atendimento trivial trazendo uma opção diferenciada para a cliente, onde além de olhos e sobrancelhas se analisa todos os elementos de sua imagem. No método de análise utiliza-se a linguagem visual, observação de linhas, formas, símbolos e algumas bases utilizadas na Morfopsicologia. O grande objetivo é evitar erros no resultado final dos procedimentos, fazendo com que a cliente participe e esclareça o que gostaria de transmitir com sua imagem total, já que o olhar terá um grande impacto no resultado final.

Kel Padilha (@kel_padilha_) é proprietária do Studio By Kel. Cursou Cosmetologia e atualmente estuda Biomedicina. Há quatro anos é master em extensões de cílios e educadora com mais de 20 certificações na área de embelezamento do olhar, sendo oito internacionais. Visagista pelo método internacional Visagismo Total Look de Claude Juilliard, é criadora do método Lash Visage para personalização de atendimento. Já formou mais de 2800 profissionais em cursos online e presenciais.

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