Ultracavitação

0
858

Ultracavitação é uma onda de ultrassom com uma frequência diferenciada (baixa frequência) e seletiva com emissão focalizada ou colimada, com a finalidade de gerar uma cavitação no tecido adiposo. Vale lembrar que a cavitação é um processo comum do ultrassom, porém temos alguns tipos de cavitação: estável e instável. A ultracavitação promove a cavitação instável. Um exemplo de aparelho que utiliza esse mecanismo de ação é o ultrassom focalizado (HIFU).
Foi observado que as membranas dos adipócitos vibram com frequência próxima de 28khz até 80khz, sendo os possíveis parâmetros dos equipamentos. A vibração gera a formação de microbolhas que se rompem e por estarem próximas aos adipócitos acaba rompendo também a sua membrana e promovendo o derramamento de gordura. Porém preservam
Possuímos dois tipos de eliminação de adipócito: natural, que acontece a cada 5 anos, e a induzida que é gerada por aparelhos que utiliza de mecanismos como o que estamos descrevendo aqui. Porém quando a morte dos adipócitos é de ordem natural há reposição dos mesmos e quando a morte é induzida o corpo não repõe os adipócitos perdidos, assim como na lipoaspiração, e por isso os nomes fazendo analogia a essa cirurgia.

A aplicação deve ser feita no máximo 2x na semana. Utilizar o gel e movimentar o transdutor com movimentos lentos.
Contra indicação: Gestante, alterações de colesterol e triglicerídeos, pacientes em tratamento de fertilidade, hipercolesterolemia, insuficiência renal, cardíaca e hepática, pacientes em tratamentos oncológicos, pós operatório imediato ou recente, pele com lesões.
Contra indicação relativa: Hipertensos, diabéticos, sobre placa metálica superficiais, período menstrual, obesidade mórbida, local com lipoenxertia.
Faz necessário lembrar que aparelhos que promovem ultracavitação de baixa frequência que liberam ruídos são proibidos utilizar em pacientes com labirintite, caso esteja utilizando aparelhos auditivos retirar.
Indicado para pacientes com gordura localizada.

O universo do ultrassom é enorme, possuímos no mercado muito modelos, muitos nomes o que torna difícil a distinção. É indicado ao comprar um equipamento que observe seu mecanismo de ação, seus efeitos primários, para que você saiba o tipo de equipamento que está utilizando.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here