A terceira geração de fatores de crescimento

0
450

A descoberta e produção por biotecnologia dos Fatores de Crescimento representa um grande marco no desenvolvimento de terapias tópicas, tanto na área de Dermatologia como em outras áreas da medicina. Análogos, 100% idênticos ao que se perde em função da idade, é muito estratégico suplementar Fatores de Crescimento para a retomada da comunicação celular e desempenho da fisiologia cutânea.

Cenários complexos como hipóxia, fragilidade vascular e infecção comumente presente na pele diabética são um desafio e comprovam a eficácia dos fatores de crescimento na cura destes ferimentos. Inúmeros trabalhos científicos são publicados inclusive em terapias para queimaduras de diferentes profundidades. O que se quer? O restabelecimento total da pele com formação de tecido de granulação idêntico ao perdido, seja pela lesão ou até mesmo pelo envelhecimento.

PRIMEIRA GERAÇÃO: Fatores de Crescimento tal qual presentes na pele e anexos na concentração de 2,7ppm. Moléculas multipotentes, apresentam mais de um tipo de aplicação e área de atuação. São eles: NANOFACTOR® EGF, NANOFACTOR® IGF, NANOFACTOR® bFGF, NANOFACTOR® aFGF, NANOFACTOR® TGFβ e NANOFACTOR® VEGF.

SEGUNDA GERAÇÃO: A partir de um Fator de Crescimento, uma fração da proteína mãe (peptídeo) é isolada e concentrada em 500 a 1000ppm. O objetivo é obter moléculas bioidênticas focadas para um resultado ainda mais rápido. São eles: IDP-2 PEPTÍDEO®, TGP-2 PEPTÍDEO®, LIPOXYN® e PROHAIRIN®.

TERCEIRA GERAÇÃO – FATORES DE CRESCIMENTO HÍBRIDOS: Peptídeo derivado do
Fator de Crescimento (2ª. Geração) é acoplado a um ativo consagrado em dermatologia, surgindo assim a tecnologia HÍBRIDA.

NOPIGMERIN® REPRESENTA A TERCEIRA GERAÇÃO DE FATORES DE CRESCIMENTO

Através de tecnologia exclusiva, a Caregen fez o acoplamento do ÁCIDO FERÚLICO, antioxidante potente e consagrado na dermatologia com um peptídeo derivado de Fator de Crescimento (2ª. Geração) – Oligopeptide 33. Diferentemente de uma simples mistura, a molécula FERULOYL OLIGOPEPTIDE 33 é concentrada em 1000ppm dentro de uma nanolipossoma de tecnologia NANOFACTOR®. Esta tecnologia possibilita a potencialização das propriedades antioxidantes e despigmentantes destas substâncias comparada à utilização isolada.

Figura 1: Ilustração espacial do acoplamento entre ÁCIDO FERÚLICO com PEPTÍDEO de 2ª. Geração e formação do patenteado NOPIGMERIN® – Fator de Crescimento Híbrido com potencialização das atividades antioxidante e despigmentante. (Fonte: Literatura original NOPIGMERIN® – Caregen).

NOPIGMERIN® inibe enzimas TIROSINASE, TRP1 e TRP2 e suas transcrições (MITF)

A inibição de enzimas essenciais no processo de melanogênese contribui para a agilidade do clareamento da pele. Porém de nada adiantará um tratamento limitado ao bloqueio de enzimas marca-passo. Isso porque, as células conseguem produzir mais enzimas para compensar tal bloqueio. Muitos tratamentos clareadores no início apresentam resultado que logo é limitado e requer ou o aumento de dosagens ou a troca de componentes. Por este motivo, NOPIGMERIN® age de forma completa: não apenas o bloqueio enzimático mas também a transcrição destas enzimas são realizadas (ação anti MITF):

Figura 2: Redução da atividade de TIROSINASE, TRP1 e TRP2 bem como suas transcrições MITF por NOPIGMERIN® – Fator de Crescimento Híbrido. Este efeito é comparado a despigmentantes consagrados. (Fonte: Literatura original NOPIGMERIN® – Caregen).

NOPIGMERIN® inibe a fagocitose de melanossomas

A inibição da fagocitose de melanossomas pelos queratinócitos é uma importante etapa que garante um clareamento efetivo da pele. Isso porque, enquanto não há fagocitose do melanossoma rico em melanina não há revelação do pigmento na pele (mancha).

NOPIGMERIN® reduz a PAR2 (Protease Activeted Receptor 2), importante enzima que controla a fagocitose em queratinócitos. Esta redução é dose dependente e pode ser de 63 a 91% quando comparado com controle.

Figura 3: Outro ensaio importante par acomprovar a redução da fagocitose de melanossoma foi realizado com biomarcadores. Notamos que meios de cultura expostos a duas diferentes dosagens de NOPIGMERIN® possuem menos biomarcadores livres caracterizando uma redução da fagocitose. (Fonte: Literatura original NOPIGMERIN® – Caregen).

NOPIGMERIN® faz “digestão do pigmento” por elevar a atividade de lisossomas

Um novo mecanismo que reforça o clareamento da mancha, envolve a “digestão total” do pigmento. Além da diminuição da fagocitose de melanossomas pelos queratinócitos NOPIGMERIN® continua agindo naqueles melanossomas que foram fagocitados, ativando as lisossomas – organelas celulares ricas em enzimas!

ENSAIOS IN VIVO COMPROVAM A ATIVIDADE DESPIGMENTANTE DE NOPIGMERIN®

Voluntários 1 e 2: Avaliação do poder despigmentante de NOPIGMERIN® a 3% aplicado 1x/dia em toda a face. O acompanhamento foi realizado antes, após duas e quatro semanas. (Fonte: Literatura original de NOPIGMERIN® – Caregen).

Voluntários 3 e 4: Avaliação do poder despigmentante de NOPIGMERIN® a 3% aplicado em meia face comparado com área placebo. O acompanhamento foi realizado antes, após duas e quatro semanas. (Fonte: Literatura original de NOPIGMERIN® – Caregen).

ESTÉTICA DE RESULTADO: CONCEPT TRIVIT C30 – CONCENTRADO ANTIOXIDANTE COM 30% DE VITAMINA C

No segmento de Beleza e Estética, chega uma nova geração de produtos, que promove resultados comprovados por estudos científicos e que, portanto, ganha cada vez mais espaço entre os profissionais de Estética e seus clientes.

Presentes na formulação de um super cosmético industrializado, pioneirismo e expertise no Desenvolvimento de cosméticos Delivery, chega ao mercado a 3° geração de fatores de crescimento – um concentrado antioxidante com 30% de Vitamina C, a linha Concept Trivit C30 é um Tratamento de Rejuvenescimento de Alto Impacto, Monodose formulada com uma combinação dos três tipos de vitamina C (ácida, hidrossolúvel e lipossolúvel).

Desenvolvida para ser utilizada em diversas técnicas como microagulhamento, jato de plasma e por ser fototransparente, pode ser associada também com a fototerapia. Atua no combate às agressões externas, renovação de tecido, ação antirrugas, estimula a produção de colágeno e em sinergia com a Terceira Geração de Fatores de Crescimento Híbrido F.C. complexado de Ácido Ferúlico Antioxidante e Despigmentante nanotecnológicos, age como um poderoso despigmentante, aumenta a atividade de lisossomas e a “digestão” do pigmento, promovendo luminosidade à pele e devolvendo a jovialidade.

Com 8h de liberação de Vitamina C, proporciona Hidratação imediata, Luminosidade instantânea, Ação anti-fadiga atuante em 24hs, Ação reestruturante em 14 dias e Ação anti-rugas 28 dias.

Diferenciais:
• Combate radicais livres
• Ação anti-inflamatória
• Firma e ilumina a pele
• Ultra ação rejuvenescedora
• Hidrata e Revitaliza
• Atua na renovação celular
• Ação clareadora
• Aumenta produção de colágeno e elastina
• Reduz manchas

A expectativa é que tenhamos cada vez mais novas gerações de Fatores de Crescimento que possam surpreender o mercado da Estética, promovendo resultados transformadores.

Compartilhar
Artigo anteriorCoach em saúde estética
Próximo artigoA Máscara da Beleza
Joyce Rodrigues
Joyce Rodrigues é Farmacêutica Bioquímica de formação, MBA em Cosmetologia, Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. É professora e coordenadora de diversos cursos da área, fundadora do Instituto Joyce Rodrigues e Diretora Científica do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here