Saber ensinar e aprender

0
238

Em sala de aula o dia dia do professor sempre é diferente. O conteúdo ministrado pode ser conduzido de outra maneira a partir de um comentário do aluno, ponto de vista do professor para uma nova reflexão e discussão ou de um assunto atual a tornar complemento à aula. Estes exemplos são situações cotidianas que podem acontecer.
O desafio diário do professor é tornar a aula sempre atraente e instigante independentemente do assunto. Além disso, o professor pode incentivar o aluno em buscar fontes que possam complementar seu conhecimento como leitura de livros, artigos, comentários de profissionais da área e acesso aos sites. Entretanto, o professor pode também indicar o uso de ferramentas de ensino para aplicar em sala de aula para permitir a ampliação do conhecimento do aluno. A grande maioria dos professores utiliza o retroprojetor e a lousa como recurso. Por que não utilizar outras?

Uso de vídeo, áudio ou objeto? Sim, são muito interessantes e bem vindos. Todas estas opções complementam em muito em sala de aula. Entretanto, é neste momento que a ferramenta optada para uma turma pode não ser interessante para outra. Por que? Cada turma apresenta um perfil e comportamento diferente e particular. Relativiza de um curso para outro também. Além disso, é preciso entender que a facilidade de compreensão do conteúdo seja pela percepção visual, tátil ou olfativa.
Reconhecê-los desde início permitirá um crescimento satisfatório e a turma tomará interesse pelo conteúdo. Use todas as ferramentas disponíveis e aquela que mais a agrade. Pensem nisso!!!

O futuro profissional que exerça esta função lidará com relações humanas com muito destaque seja o público final cliente, aluno ou ouvinte.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here