Por que o marketing pessoal é determinante para o profissional no segmento da estética?

0
198

Você já deve ter escutado a frase: “antes de comprar o tratamento estético, a cliente compra você, profissional”. A impressão revelada por você e pelo conjunto (imagem, atitudes, conhecimento e comportamento), no primeiro contato com a cliente, é para ela o reflexo da experiência do que está por vir. Ou seja, você profissional, naquele momento é a extensão da missão, visão e valores da clínica e dos serviços que representa. Por isso a atenção com a imagem e marketing pessoal é um dos aspectos trabalhados nas formações e um dos fatores decisivos na fidelização de clientes.

Na vida, somos julgados por quatro coisas: o que fazemos, a nossa aparência, o que falamos e o modo como falamos. A forma como alinhamos e utilizamos estes fatores de julgamento a nosso favor, determinam o sucesso profissional, bem como o valor agregado no mercado de trabalho, perante clientes e empresas.

Existe um motivo para as profissionais da saúde e da estética utilizarem roupas brancas, acessórios discretos, maquiagem neutra, esmalte claro entre outras exigências nos atendimentos. O branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina e vem sendo praticado desde o século XIX onde teve início na Europa. Os profissionais da saúde trabalham em ambientes que necessitam de muita higiene, e a cor branca possibilita uma percepção melhor de limpeza. Porém não é só isso, a maneira como nos vestimos cria e emite instantaneamente uma mensagem, que comunica quem somos e qual é o nosso propósito. Além de limpeza e higiene, o branco sugere tranquilidade, calma e pureza, transparência. Neste sentido dependendo do que desejamos transmitir e obter como resultado do relacionamento, a forma como nos apresentamos é de extrema importância e decisiva para o desfecho final.

A maneira como nos vestimos é uma mensagem, que comunica quem somos e qual é o nosso propósito, e nos primeiros segundos de conversa com o cliente, este propósito fica evidente sem precisar ser dito uma palavra para isso.

Recapitulando então: você se vende pelo que você faz, por sua aparência, o que fala e principalmente pelo modo como fala. Sim! Tão importante quanto o que você fala, é a forma como você fala. Os gestos e as expressões faciais e o tom de voz, falam muito mais do que as palavras em si. Em um atendimento presencial, segundo o pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, Albert Mehrabian, apurou em estudos na década de 50 que em uma comunicação presencial, a comunicação verbal (o que você diz, o conteúdo em si) tem impacto de 7% no receptor da mensagem e a forma como você diz,(que inclui toda a comunicação não-verbal, gestos, postura, tom de voz, expressões faciais, volume, intensidade e entonação da mensagem) representa 93% do impacto para o receptor.

Um profissional preparado e multicapacitado, que é atualizado sobre seu segmento, tem domínio sobre o que está vendendo, exerce a empatia, se colocando no lugar do cliente, que tem consciência da importância da comunicação não-verbal e do poder da imagem pessoal, se sobressai no mercado com diferencial competitivo e valor agregado. Todo profissional que trabalha com pessoas e vende serviços e soluções para pessoas, precisa ser um excelente comunicador, ter a capacidade de encantar, ser persuasivo e envolvente. Um fator comum entre as pessoas bem sucedidas é a capacidade de comunicar bem, de forma eficiente, ou seja, elas conseguem transmitir a mensagem ao outro de forma clara, objetiva, coerente e sem pré-julgamentos sobre o outro. E para isso é fundamental criar e exercer a sua marca, pois é isso que ficará na memória do cliente. SUA MARCA! A experiência que ele vivenciou e as impressões marcantes que ficaram deste relacionamento.

Mas o que é importante na construção da sua marca pessoal e profissional?
• Entender qual o meu propósito enquanto profissional? O que me levou a ser um profissional de estética?

• PERSONALIDADE Quem sou? Em que sou bom? Quais minhas habilidades? Como quero ser reconhecido? Qual conhecimento técnico? Porque alguém me escolheria? Quais minhas atitudes?

• VALOR AGREGADO Fraquezas e forças pessoais. Oportunidades e ameaças pessoais. Como você gostaria que seus clientes ou consumidores em potencial percebessem você? Sua expertise, talento;

• OBJETIVOS O que eu quero conquistar escolhendo a profissão que escolhi?
• Se você escolheu o segmento de estética, gostar de “pessoas” é pré requisito obrigatório. Falo isso, porque muitos profissionais ainda escolhem o segmento pela oportunidade de crescimento e ganhos, mas com passar do tempo a falta de habilidade interpessoal sobressai e acaba prejudicando o objetivo inicial de lucrar.

• COMUNIQUE SUA MARCA. Para quem você quer se vender? Quais canais e ferramentas e estratégias (online – off-line) irá utilizar para divulgar sua marca? Tudo o que você publica nas redes sociais, no perfil do whatsapp cria uma imagem e marca a seu respeito. Tenha claro o que você deseja transmitir. Faça as pessoas falarem positivamente em você e o que representa na vida delas.

• Quem é o seu público alvo? O que ele espera e qual a expectativa que tem em relação ao seu trabalho? Qual a principal “dor”(problema) que você irá solucionar deste público?

• Pratique a escuta ativa, atenção focada no cliente e no que é importante para ele.

• Exercite a empatia. Se colocar no lugar do cliente e entender a forma como ele interpreta, se comunica e decide. Entendendo o cliente e se conectando verdadeiramente com o que é importante para ele, a comunicação não tem ruídos.

• Construa uma imagem pessoal que transmita confiança, credibilidade, transparência, profissionalismo, limpeza e higiene, comprometimento, lealdade e resultados. Isso inclui a forma de se vestir, se apresentar visualmente, além de comportamentos e atitudes no atendimento e nas redes sociais.

• Domine o assunto do seu segmento, ser referência de atualização do cliente. Participe de grupos de estudos nas redes sociais, inscreva-se em canais de conteúdo, revistas virtuais do segmento que lhe mantenham informados. Participe de fóruns, congressos. Mostre isso nas redes sociais para seus clientes.

• Mantenha um canal de comunicação e conteúdo com os clientes, atualizando-os sobre tratamentos, cuidados e dicas que façam a diferença na vida deles. Mostre o tempo todo como eles são importantes e como você se importa com eles.

Qual é o seu valor agregado hoje como profissional? Qual é o seu diferencial estratégico no mercado competitivo da estética e que marca tem deixado na memória dos seus clientes?

Compartilhar
Artigo anteriorOS LIMITES DA ESTÉTICA: manual de boas práticas para não cair em ciladas
Michele Guedke Terra
Pós Graduada em Gestão de Marketing SENAC SP 2015, Formação em Life Coaching pela Sociedade Gaúcha de Coaching SGC, Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda ULBRA (1998), Instrutora de treinamento certificada pelo CEFINT 2016. Consultora de Marketing, há 18 anos desenvolve projetos de comunicação empresarial. Instrutora de treinamentos nas áreas de atendimento, relacionamento interpessoal e desenvolvimento de performance profissional. Consultora e Instrutora do CEFINT na área de capacitação de Instrutores e Multiplicadores. Co-autora do livro “"O poder transformador do coaching".

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here